Petrópolis


Histórico

Em 23 de junho de 1861, é inaugurada a Estrada de Rodagem União e Indústria, ligando Petrópolis a Juiz de Fora. Em virtude do contrato de 22 de abril de 1861, a conservação da Estrada Normal da Estrella passou a ser feita pela companhia União e Indústria, com renda arrecadada na barreira (pedágio) da companhia.

Em novembro de 1907, os senhores Benjamin Motta e Pedro Chiquet solicitam autorização para implantarem um serviço de viação suburbana por auto-omnibus, tendo parecer favorável da Comissão de Fazendas e Obras Pública da Câmara Municipal.

No dia 18 de outubro de 1910, inauguração da primeira linha de ônibus motorizado da cidade de  Petrópolis, entre o Centro e Cascatinha, pela  empresa Henrique Cunha & João Raeder Co.

Viagem inaugural com os proprietários e personalidades em frente à Prefeitura de Petrópolis.  Arquivo Museu Imperial


Em março de 1911, ainda em Petrópolis, é inaugurada uma linha de automóvel, marca Sauer, para  passageiros e carga, entre Petrópolis e o arrabalde de Pedro do Rio.


Auto-Propulsão. Rio de Janeiro. 01/02/1920


Em agosto de 1922, a Empreza Hansen inaugura a linha Cascatinha - Pedro do Rio, com uma saída diária, partindo do Pic-Nic às 11h e retornando de Pedro do Rio às 14h.

Em setembro de 1922, a Companhia Suburbana Melhoramentos de Petrópolis e a Empreza Hansen suspendem suas operações, apesar de receberem subvenções mensais da municipalidade.

Em 1924, por iniciativa do Sr. Américo Costa, é criada a primeira empresa de ônibus urbano da cidade de Petrópolis, a Empresa Auto Transporte, que teve esse nome até 1933, quando passou a se chamar Autobus Limitada. Em junho de 1939 a empresa contava com 7 linhas e frota de 38 ônibus. 

Em primeiro de julho de 1925, a Empreza Auto Transporte Progresso de Entre-Rios, com sede em Barra Mansa (Pedro do Rio), inaugura a linha Pedro do Rio - Petrópolis.

Em outubro de 1926, é inaugurada a linha de omnibus  Bingen - Ponte do Torres.

No dia 8 de janeiro de 1927, é inaugurada a linha Petrópolis-Pedro do Rio, com ônibus Studebacker com capacidade para 25 passageiros sentados, com bancos de couro e molas nos chassis , via Estrada União Indústria e Itaipava. 


Revista da Semana, 04/01/1941

A Noite, 26/07/1942


Em 14 de agosto de 1951, o prefeito promulga a deliberação da Câmara dos Vereadores que autorizava a abertura de concorrência para implantação do serviço de ônibus elétrico em Petrópolis.


Transporte Coletivo na Década de 1950
Acervo Arquivo Nacional


Rua do Imperador na década de 1960 com um carro da Viação Esperança


Correio da Manhã, 07/01/1964
Para ampliar clique na imagem

Linha especial com ar-condicionado Centro-Pedro do Rio na década de 1970
Carro Ciferal Líder com motor Cummins


Em junho de 1980, inauguração da rodovia Rio - Juiz de Fora, com 180 km de extensão, em pista dupla, entre o Bingen em Petrópolis e Barreira do Triunfo em Minas Gerais.


Jornal do Commercio (RJ), 19/03/1990, p.21
Para ampliar clique na imagem


Em setembro de 1992, foram inaugurados os terminais de integração de Correias e Itaipava, iniciando o Sistema de Transporte Integrado de Petrópolis, o segundo sistema integrado do estado do Rio de Janeiro, atrás somente de Nova Friburgo (1988).

Em 1993, segundo o Anuário da ANTP, o sistema de ônibus municipal contava com 6 empresas e 116 linhas, sendo 113 linhas convencionais, duas troncais e 22 alimentadoras, 3 terminais, sendo 2 integrados (Correias e Itaipava) e frota patrimonial de 250 ônibus, sendo 12 tipo Padron com duas portas, 30 Padron com 3 portas e 208 convencionais.

Em julho de 2021, 5 empresas operavam o sistema de transporte coletivo de Petrópolis: Petro Ita, Cascatinha, Cidade das Hortênsias, Turb e Cidade Real.

Em 16 de julho de 2021, a tarifa dos ônibus municipais é reajustada  de R$ 4,40 para R$ 4,20, em função de subsídio da Prefeitura.

Na manhã de 23 de setembro de 2021, 30 ônibus das empresas Petro Ita e Cascatinha quebram por problemas mecânicos, em função da falta de manutenção.

Na madrugada de 9 de maio de 2023, um incêndio atingiu a garagem das empresas Petro Ita e Cascatinha destruindo 78 ônibus. As empresas atendiam 40% das linhas de Petrópolis.


REFERÊNCIAS:

Petrópolis. A Capital. Rio de Janeiro. 01 dezembro 1907. p.2.

A Empreza Hansen. Arealense. Pedro do Rio. 5 agosto 1922. p.2.

Ressente-se de novo o nosso povo. Arealense. Pedro do Rio. 9 setembro 1922. p.2.

Viação Urbana. Brazil Ferro-Carril. 14 outubro 1926. p.423.

Petrópolis ônibus elétrico para a cidade. Diário de Notícias. 1951, agosto, 14. Primeira Seção, sexta página.

CARMO, Janaina. Prefeitura fará nova licitação para linhas de ônibus, após determinação do Tribunal de Contas. Tribuna de Petrópolis. 12 julho 2021.

CARMO, Janaina. Caos no transporte público: 30 ônibus da Petro Ita e Cascatinha quebram na manhã desta quarta-feira. Tribuna de Petrópolis. 23 setembro 2021.

Página lançada em 3 de maio de 2018

Comentários