Histórico
Em 1503, o explorador florentino Américo Vespucci, na terceira expedição portuguesa ao Brasil, reconhece o sítio da atual cidade de Cabo Frio, construindo uma pequena casa de barro na barra da lagoa de Araruama, nela deixando 24 homens para guarnecer o litoral. A guarnição é destruída pelos índios tupinambás em 1512. Em 1556 os franceses, que traficavam pau-brasil da região desde 1503, constroem uma fortaleza no mesmo local da antiga casa da Barra da Lagoa, servindo de feitoria para a exploração do pau-brasil.
Em 1575, acontece a batalha de Cabo Frio, expulsando os franceses de Cabo Frio, que lá se encontravam há quase 20 anos. Afim de guarnecer a região, contra invasões estrangeiras, no dia 13 de novembro de 1615, é fundada a cidade de Santa Helena do Cabo Frio, considerada a sétima cidade mais antiga da América Portuguesa. Após a fundação de Cabo Frio tem-se o início do processo de ocupação do norte do Estado, visando principalmente acabar com o contrabando de pau-brasil por estrangeiros. Em 1617 os Jesuítas fundam a aldeia de São Pedro, atual São Pedro da Aldeia. Logo em seguida, em 1619, é fundado o povoado de Barra de São João.
Em 1503, o explorador florentino Américo Vespucci, na terceira expedição portuguesa ao Brasil, reconhece o sítio da atual cidade de Cabo Frio, construindo uma pequena casa de barro na barra da lagoa de Araruama, nela deixando 24 homens para guarnecer o litoral. A guarnição é destruída pelos índios tupinambás em 1512. Em 1556 os franceses, que traficavam pau-brasil da região desde 1503, constroem uma fortaleza no mesmo local da antiga casa da Barra da Lagoa, servindo de feitoria para a exploração do pau-brasil.
Em 1575, acontece a batalha de Cabo Frio, expulsando os franceses de Cabo Frio, que lá se encontravam há quase 20 anos. Afim de guarnecer a região, contra invasões estrangeiras, no dia 13 de novembro de 1615, é fundada a cidade de Santa Helena do Cabo Frio, considerada a sétima cidade mais antiga da América Portuguesa. Após a fundação de Cabo Frio tem-se o início do processo de ocupação do norte do Estado, visando principalmente acabar com o contrabando de pau-brasil por estrangeiros. Em 1617 os Jesuítas fundam a aldeia de São Pedro, atual São Pedro da Aldeia. Logo em seguida, em 1619, é fundado o povoado de Barra de São João.
Omnibus
Em 25 de abril de 1927, é inaugurado o serviço de auto-omnibus, por iniciativa do Sr. José Paes Abreu, proprietário da Empresa de Transporte Norte Fluminense.
Em 1952, o Município de Cabo Frio, era servido pelas viações 1001, Salineira, Rápido Fluminense e Fazendeira, além da Estrada de Ferro Maricá, que contava com um trem diário por sentido, partindo de Neves, em São Gonçalo.
Em 1929, início da reconstrução da estrada Iguaba - Cabo Frio, com 24,5 metros de extensão. Um trecho de 4 km é alargado para 6 metros.
No início de 1939, entrega do primeiro trecho da rodovia litorânea Niterói-Campos (atual Amaral Peixoto) ainda sem pavimentação, até Cabo Frio, aproveitando alguns trechos de estradas existentes.
Em 1952, o Município de Cabo Frio, era servido pelas viações 1001, Salineira, Rápido Fluminense e Fazendeira, além da Estrada de Ferro Maricá, que contava com um trem diário por sentido, partindo de Neves, em São Gonçalo.
Em 1929, início da reconstrução da estrada Iguaba - Cabo Frio, com 24,5 metros de extensão. Um trecho de 4 km é alargado para 6 metros.
No início de 1939, entrega do primeiro trecho da rodovia litorânea Niterói-Campos (atual Amaral Peixoto) ainda sem pavimentação, até Cabo Frio, aproveitando alguns trechos de estradas existentes.
Em 1966, segundo o Guia 4 Rodas, as seguintes empresas de ônibus operavam linhas intermunicipais ou interestaduais em Cabo Frio:
Viação 1001
Rápido Macaense
Auto Viação Salineira
Viação Satélite
Em 13 de setembro de 1971, em caráter provisório, a Viação Salineira recebe autorização para explorar a linha Cabo Frio – São Vicente de Paula, distrito de Araruama.
Em 7 de outubro de 1976, a Viação 1001 inaugura o serviço de ônibus com ar-condicionado na linha Rio de Janeiro - Cabo Frio, com tarifa de Cr$ 39,25, sendo 85% mais cara que a tarifa dos ônibus rodoviários convencionais. Na época já haviam linhas de ônibus com ar-condicionado, partindo da capital, para Campos, Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo.
Em 13 de setembro de 1971, em caráter provisório, a Viação Salineira recebe autorização para explorar a linha Cabo Frio – São Vicente de Paula, distrito de Araruama.
Sino Azul, 01/11/1974
Em 7 de outubro de 1976, a Viação 1001 inaugura o serviço de ônibus com ar-condicionado na linha Rio de Janeiro - Cabo Frio, com tarifa de Cr$ 39,25, sendo 85% mais cara que a tarifa dos ônibus rodoviários convencionais. Na época já haviam linhas de ônibus com ar-condicionado, partindo da capital, para Campos, Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo.
Em 1976, a Única e a Fácil inauguram a linha Petrópolis - Cabo Frio.
No dia 28 de junho de 1977, a UTIL inaugura a linha Cabo Frio – Belo Horizonte, operada com ônibus Mercedes Benz monobloco, com tempo de viagem de 10 horas e parada na rodoviária de Juiz de Fora.
Em 1978, a Companhia de Desenvolvimento Rodoviário e Terminais Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (CODERTE), inicia a construção dos terminais rodoviários de Nova Iguaçu, Nilópolis, Cabo Frio, Bom Jardim, Casimiro de Abreu, e Cachoeira de Macacu. O Terminal de Cabo Frio é entregue ao público em fevereiro de 1979.
Em 1985, o distrito de Arraial do Cabo é transformando em Município.
Em 1985, o distrito de Arraial do Cabo é transformando em Município.
Em abril de 1985 o DER-RJ inicia o asfaltamento de um trecho de 6 Km da estrada Cabo Frio – Búzios, entre Manguinhos e Búzios.
Em 1996, o distrito de Armação dos Búzios é elevado à categoria de Município.
Em setembro de 1998, no acesso à cidade de Cabo Frio (RJ-140), durante o Governo Marcello de Alencar, é inaugurada a duplicação da avenida América Central, no trecho entre a ponte do canal Palmer e a rótula da Volkswagen (Avenida Adolfo Berenger).
Em 1996, o distrito de Armação dos Búzios é elevado à categoria de Município.
Em setembro de 1998, no acesso à cidade de Cabo Frio (RJ-140), durante o Governo Marcello de Alencar, é inaugurada a duplicação da avenida América Central, no trecho entre a ponte do canal Palmer e a rótula da Volkswagen (Avenida Adolfo Berenger).
No dia 28 de dezembro de 1998, são inauguradas as obras de ampliação do Aeroporto de Cabo Frio.
Em 2001, início da operação do sistema de bilhetagem eletrônica, através do Cartão Setransol, nas empresas Salineira, Montes Brancos e São Pedro. O segundo sistema de bilhetagem eletrônica a ser implantado no estado, atrás somente de Angra dos Reis, implantado pela Viação Senhor do Bonfim.
No dia 2 de abril de 2005, inauguração do sistema de integração temporal por bilhetagem eletrônica nos ônibus municipais, com duração de 60 minutos.
No dia 13 de novembro de 2006, inauguração da pavimentação da Estrada do Guriri, paralela à RJ-102, entre Cabo Frio e Búzios.
Em novembro de 2006, em Cabo Frio, inauguração da reforma da rótula do bairro de Jardim Esperança, junto à estrada de Búzios (RJ-102).
Em 2007, a Viação Itapemirim inaugura a linha Rio das Ostras – São Paulo, via Cabo Frio.
Em 2007, inauguração da ciclovia no canteiro central da avenida Julia Kubitschek.
No dia 9 de maio de 2007, o secretário de transportes apresenta ao público do Plano de Reformulação do Transporte Coletivo de Cabo Frio, que prevê a implantação de sistema tronco-alimentador baseado em dois terminais de integração: o primeiro, o terminal Centro, localizado junto à praça da Rodoviária, e o segundo, o terminal Jardim Esperança, localizado junto ao Hospital no bairro de mesmo nome.
Em 5 de janeiro de 2008, início dos voos regulares da Gol Transportes Aéreos para Cabo Frio, o 60º destino da companhia.
Comentários