Viação Rio Comprido S.A.
1962 – 1968
Histórico
Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, fundada em 1962 na cidade do Rio de Janeiro, atendendo às determinações do Governo do Estado da Guanabara, que obrigava os proprietários de lotações individuais a se organizarem em empresas.
A sociedade foi fundada na Assembleia Geral Constituinte realizada em 21 de março de 1962, com frota inicial de 9 lotações.
O capital social da empresa, de 34,8 milhões de cruzeiros, correspondia ao valor da frota de 29 lotações usados, cada um avaliado em 1,2 milhão de cruzeiros, dos seguintes proprietários individuais:
Mario Sampaio, brasileiro
Manoel Fernandes Carrinho, português
José de Castro Barbosa, português
Manoel Alves de Carvalho, português
José Castro de Souza, português
Almir Dantas Rabello, brasileiro
Fausto de Figueiredo, português
Joaquim Monteiro Ferreira Bento, português
Jacinto Martha, brasileiro
Joaquim Gonçalves Pereira, português
Fernandes dos Santos Frade, português
Giorgios Pamaiotopoulos, grego
Antônio da Silva Cardoso, português
Manoel da Silva Valente, português
Jorge Duarte Moreira, português
Aníbal Fernandes Moreira de Freitas, brasileiro
Felix Neira Filho, brasileiro
Moysés Fernandes, brasileiro
Albino Pereira Piato, português
João Coimbra, português
Belarmino da Silva Roque, português
José Reinaldo de Mello, brasileiro
Arlindo Mourão, brasileiro
João de Andrade, português
Antônio Aníbal Serafim Carvalho, português
Antônio Alves Catalão, brasileiro
Wilson Dument Haido, brasileiro
Arthur Rodrigues dos Santos, português
Antônio da Fonseca Pinto, português
Proprietários dos 29 lotações com os seguintes números de ordem: 52, 178, 532, 533, 1001, 1142, 1143, 1230, 1288, 1313, 2109, 2120, 2164, 2244, 2269, 2270, 2271, 2273, 2274, 2275, 2276, 2277, 2287, 2291, 2292, 2294, 2300, 2301, 2309.
A empresa inicia suas operações na linha de lotação Rio Comprido - Leblon. Em 1963 a linha era operada com 20 carros.
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Em março de 1964, seguindo determinação do Governo do Estado da Guanabara, que baniu os lotações da Zona Sul, a linha de lotação Rio Comprido - Leblon foi transformada em linha de ônibus, recebendo a vista 404 (Rio Comprido-Leblon). A linha passou a ser operada com frota de 10 ônibus usados, adquiridos em Brasília, com o seguinte itinerário: Praça Condêsssa Paulo de Frontin, Estrêla, Itapiru, Doutor Agra, Coqueiros, Largo do Catumbi, rua do Catumbi, Frei Caneca, Moncorvo Filho, General Caldwel, Presidente Vargas, Avenida Passos, Praça Tiradentes, rua da Carioca, Largo da Carioca, Almirante Barroso, Rio Branco, Beira Mar, Praia do Flamengo, Oswaldo Cruz, Nações Unidas, Túnel do Pasmado, Lauro Sodré, Túnel Novo, Barata Ribeiro, Túnel Prefeito Sá Freire Alvim, Raul Pompéia, Rainha Elizabeth, Canning, Gomes Carneiro, Prudente de Morais e Praça Rubem Dario.
Os lotações remanescentes foram transferidos para duas linhas na Zona Norte:
204 - Hospital dos Servidores - Santa Alexandrina. Itinerário: Avenida Barão de Tefé, Sacadura Cabral, Praça Mauá, Rio Branco, Presidente Vargas, Campo de Sant´Anna (lado Casa da Moeda), Moncorvo Filho, Frei Caneca, Salvador de Sá, Aníbal Benévolo, Frei Caneca, Carolina Reydner, João Ventura, rua do Catumbi, Largo do Catumbi, Itapiru, Azevedo Lima, Campos da Paz, Aristides Lobo e Praça Condessa Paulo de Frontin, Avenida Paulo de Frontin e Praça Santa Alexandrina.
247 - Passeio - Engenho de Dentro. Itinerário: rua do Passeio, Santa Luzia, Graça Aranha, Nilo Peçanha, Rio Branco, Presidente Vargas, Francisco Bicalho, Elpídio Boamorte, Praça da Bandeira, Oswaldo Aranha, Avenida Maracanã, São Francisco Xavier, 24 de Maio, Dias da Cruz, Adolfo Bergamini, Amaro Cavalcanti, Gustavo Riedel, Pernambuco e Praça Rio Grande do Norte.
Em agosto de 1964 a linha de lotação 204 (Hospital dos Servidores - Santa Alexandria), com 12 carros, considerada deficitária para operação com ônibus, foi extinta.
Por outro lado, a linha 247 (Engenho de Dentro - Passeio), que era rentável, teve sua frota de lotações substituída por ônibus em 1964.
Modelo Metropolitana Continental 1960
Foto Arquivo Nacional. Fundo Correio da Manhã
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Em abril de 1965, a linha 404 (Rio Comprido – Leblon), contava com 17 carros, sendo 9 novos, adquiridos em dezembro de 1964. O restante foram fabricados em 1960 e 1962, adquiridos de segunda mão. Por volta de 1966, a concessão da linha foi transferida à Transportes Helena.
Foto - Linha 247 (Passeio-Camarista Meyer) em 1966
A Viação Rio Comprido encerrou suas operações em 1968, quando operava sua única linha, a 247 (Passeio - Camarista Meyer), com 20 ônibus, logo assumida pela Transportes São Silvestre.
Prefixo da frota: 56 500
REFERÊNCIAS:
Mandim Declara que plano de transporte da Zona Sul se estenderá por 60 dias. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 01 março 1964. p.10.
Apenas uma empresa foi notificada para retirar os lotações. O Jornal. Rio de Janeiro. 15 agosto 1964. p.8.
Muitos dos ônibus que hoje entrarão em tráfego foram comprados em outros Estados. O Jornal . Rio de Janeiro. 01 março 1964. p.8.
Ônibus. Revista Guia Rex 1965. Rio de Janeiro. 3ª Parte Logradouros. p.8.
Ônibus já está custando mais. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. 21 abril 1965. p.12.
Página lançada em 2 de abril de 2018.
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