Helena


Transportes Helena Ltda.
1958 - 1967

Histórico

Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, fundada na segunda metade da década de 1950  na cidade do Rio de Janeiro.

Em 1961, 
com 23 veículos, explorava duas linhas de lotação:

19 - Lapa - Leblon, via Jockey
20 - Lapa - Leblon, via Copacabana

No ano seguinte as linhas foram prolongadas até o Bairro de Fátima.


Linha 19 (Lapa-Leblon), via Jockey, na rua General San Martin
esquina com Aristides Espínola, no Leblon , em 14/04/1960
Foto Arquivo Nacional. Fundo Correio da Manhã

Praia do Flamengo por volta de 1963


Em 1963, com frota de 19 carros, seguindo novo Plano de Transportes, as duas linhas de lotação, Fátima – Leblon, via Copacabana, e Fátima – Leblon, via Jockey, foram renumeradas, ganhando respectivamente as vistas 126 (Fátima – Antero Quental) via Copacabana e 166 (Fátima – Antero Quental) via Jockey. 




Em março de 1964, seguindo determinação do Governo do Estado, que baniu os lotações da Zona Sul, sua frota de lotações é substituída por ônibus. 

Em 1965, a empresa foi transformada em sociedade anônima.


Linha 166 (Fátima - Antero de Quental) na Praia do Flamengo em 1966.
Carro tipo lotação com chassi alongado, transformado em ônibus
Foto Augusto Antônio dos Santos

Carroceria Cirb Urbano


A empresa encerrou suas operações em abril de 1967, ao ter sua licença cassada, por não pagar uma taxa de fiscalização à Comissão de Transportes Coletivos do Estado da Guanabara. 

Entre as 122 empresas de ônibus do Estado da Guanabara, a Transportes Helena era a única que não pagava a taxa de fiscalização. 

Contava com frota de 29 ônibus e duas linhas de ônibus, 126 (Fátima-Jardim de Alá) e 404 (Rio Comprido-Antero de Quental), logo assumidas, respectivamente, pelas empresas Forte e Catumbi, além da Viação Belacap que reforçou, em caráter emergencial, cada linha com 10 carros.








Divulgação em 1965


Prefixo da Frota

Lotação: 55 00
Ônibus: 40 500

Garagens

1ª - Posto Castelo, próximo à rua México, Centro

2ª- Entre 1959 e 1963, Posto Texaco, rua Barão de São Félix, 148, próximo à Central do Brasil

3ª - Rua Costa Ferreira, 148, Centro. No mesmo local foram guardados carros das empresas Santa Clara, Arpoador, Belacap, entre outras

4ª - Rua João Torquato, 221, Bonsucesso



REFERÊNCIAS:

No dia 14. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro. 22 março 1959. Segundo Caderno. p.2.

Retirou o lotação à revelia dos donos. Luta Democrática. Rio de Janeiro. 31 maio 1959. p.9.

Audiências. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro. 27 maio 1960. Segundo Caderno. p.4.

O gangster intelectual. Última Hora. Rio de Janeiro. 10 fevereiro 1961. p.8.

Espetacular assalto na rua México. Luta Democrática. Rio de Janeiro. 19 fevereiro 1961. p.8.

UH localiza motorista. Última Hora. Rio de Janeiro. 16 março 1961. p.8.

Milton o ladrão de lotação. Última Hora. Rio de Janeiro. 30 janeiro 1963. p.9.

Zona sul não quer ficar sem lotação. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. 14 fevereiro 1964. p.12.

Donos de Lotações da Zona Sul promovem abaixo-assinado com 3 mil assinaturas: apêlo a CL. O Jornal. Rio de Janeiro. 20 fevereiro 1964. p.9.

Mandim Declara que plano de transporte da Zona Sul se estenderá por 60 dias. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 01 março 1964. p.10.

Zona Sul com mais 180 ônibus novos. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 01 março 1964. p.8.

CTC cassa ônibus. Luta Democrática. Rio de Janeiro. 08 abril 1967. p.2.

Desempregados no TRT. Luta Democrática. Rio de Janeiro. 09 abril 1967. p.5.

Dentro das próximas horas aumento de 33% nos ônibus. O Globo. Rio de Janeiro. 11 abril 1967. Matutina. Geral. p.14.

Ônibus aumentam fora da tabela. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. 18 abril 1967. p.3.

Justiça do Estado da Guanabara. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 08 novembro 1968. Segunda Seção, p.6. 

Página lançada em 2 de novembro de 2018.