Viação Nilo Peçanha S.A.
1962 - 1968
Histórico
Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, fundada em 1962 na cidade do Rio de Janeiro, atendendo às determinações do Governo do Estado da Guanabara, que obrigava os proprietários de lotações individuais a se organizarem em empresas.
A sociedade foi fundada na Assembleia Geral Constituinte realizada em 26 de março de 1962, com frota de 33 lotações, registrados na linha Castelo - Bairro Peixoto.
O capital social da empresa, de 16,5 milhões de cruzeiros, correspondia ao valor da frota de 33 lotações usados, cada um avaliado em 500 mil cruzeiros, dos seguintes proprietários individuais:
Hélio Palhares, brasileiro
Carro Nº de ordem: 53
Darcy Moreira, brasileiro
Carro Nº de ordem: 85
Argemiro Camiña Garrido, espanhol
Carro Nº de ordem: 185
Antonio de Campos, português
Carro Nº de ordem: 251
Olivio Palermo, italiano
Carro Nº de ordem: 410
Jaime Alves Leite, português
Carro Nº de ordem: 430
José da Costa Chaves, português
Carro Nº de ordem: 472
José Amaro, português
Carro Nº de ordem: 506
João Augusto Miranda, português
Carro Nº de ordem: 510
Manoel Fernandes Coutinho, brasileiro
Carro Nº de ordem: 579
Francisco Romano, italiano
Carro Nº de ordem: 637
Jorge Pereira, brasileiro
Carro Nº de ordem: 648
Armando do Nascimento Seixas, português
Carro Nº de ordem: 815
José Pinto Miranda, português
Carro Nº de ordem: 835
Mario Ferreira Roque, português
Carro Nº de ordem: 884
Antonio da Barra, português
Carro Nº de ordem: 894
Antonio Noronha, português
Carro Nº de ordem: 918
Valquir de Mattos, brasileiro
Carro Nº de ordem: 975
Abner Rodrigues de Melo, português
Carro Nº de ordem: 976
José Serafim, português
Carro Nº de ordem: 277
Augusto de Campos, português
Carro Nº de ordem: 989
Armando Armalino, italiano
Carro Nº de ordem: 980
Angel Correia Vigo, espanhol
Carro Nº de ordem: 1251
Jaime Rodrigues Cardoso, português
Carro Nº de ordem: 1521
Serafim Fernandes Monteiro, português
Carro Nº de ordem: 1585
Jorge Rosa Novais, brasileiro
Carro Nº de ordem: 1663
Abelardo Lima Gaessi Ferreira, brasileiro
Carro Nº de ordem: 1664
Antonio Pinto Rodrigues, português
Carro Nº de ordem: 1751
Armando Pinto Neto de Almeida, português
Carro Nº de ordem: 2081
Vitorino dos Santos, brasileiro
Carro Nº de ordem: 2140
Narciso dos Santos, português
Carro Nº de ordem: 2184
Valdo Palermo, italiano
Carro Nº de ordem: 2218
Manuel Monteiro,
Carro Nº de ordem: 2344
A empresa inicia suas operações em 1962, na linha de lotação Castelo - Bairro Peixoto, com 33 carros.
No ano seguinte, em função da CTC inaugurar a linha de ônibus elétrico E-6 (Passeio-Bairro Peixoto) substituindo a linha de lotação Castelo - Bairro Peixoto, a empresa foi transferida para a Zona Norte, assumindo a linha de lotação Praça XV – Quintino, via Benfica, com o seguinte itinerário: Praça 15 de Novembro, Presidente Antônio Carlos, Nilo Peçanha, Rio Branco, Presidente Vargas, Francisco Bicalho, Ponte dos Suspiros, rua São Christóvão, Figueira de Mello, Campo de São Christóvão, São Luiz Gonzaga, Prefeito Olímpio de Mello, Praça Natividade Saldanha, Viaduto Anna Nery, Major Suckow, Doutor Garnier, Aluísio de Azevedo, Ana Guimarães, Anna Nery, rua do Engenho Novo, Archias Cordeiro, Carolina Meyer, Castro Alves, Getúlio, Archias Cordeiro, Goiás, Bica e Tomaz Alves (conjunto IAPC de Cascadura).
Em 1964, a linha de lotação, Praça XV – Quintino, recebe a numeração 277 e tem sua frota substituída por ônibus.
Ponto final da linha de lotação Praça XV - Quintino, na rua Palatinado,
esquina com rua Goiás, Quintino Bocaiuva
Ponto final da Linha 277 na Praça XV em 1965. Carro 27018 modelo Vieira Turbocar
sobre chassi MBB LP-321 ano 1958. Foto Augusto Antonio dos Santos
Linha 277 com modelo Metropolitana Continental ano 1960
Reconstituição da pintura. Pesquisa e arte final Eduardo Ferreira
Ponto final da Linha 277 na Praça XV em 1966. Modelo Metropolitana Guanabara sobre
chassi MBB LP-321 ano 1960. Trata-se de um micro-ônibus tipo lotação transformado em
ônibus, com alongamento do chassis, aumento na altura interna do salão e colocação
da porta traseira. Foto Augusto Antonio dos Santos
A empresa encerrou suas operações em 1968, quando operava sua única linha de ônibus, a 277 (Praça XV - Quintino), logo assumida pela Viação Estrela de Prata.
Prefixo da Frota: 77 000
Sede: rua Goiás, conjunto do IAPC, Quintino
REFERÊNCIAS:
Viação Nilo Peçanha S.A. Diário Oficial do Estado da Guanabara. 23 maio 1962. Parte I. p.12918.
Ladrões mascarados assaltaram garagem da empresa. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro. 27 outubro 1965. p.7.
Ônibus. Revista Guia Rex 1965. Rio de Janeiro. 3ª Parte Logradouros. p.8.
Página lançada em primeiro de abril de 2018.
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