Histórico
A primeira faixa exclusiva para ônibus, que se tem notícia na cidade do Rio de Janeiro, foi implantada em junho de 1950 na Avenida Rio Branco, funcionando apenas no horário de pico da tarde.
Faixa exclusiva para ônibus elétricos da rua Visconde de Pirajá, inaugurada em 1966
Em 1967, implantação de faixa exclusiva para ônibus na Avenida Nossa Senhora de Copacabana.
Avenida Nossa Senhora de Copacabana
Jornal do Brasil, 31/01/1968
Em abril de 1977, a SAPSA – Serviços de Assessoria, Planejamento e Engenharia S/A, a serviço da Companhia do Metropolitano do Rio de Janeiro, apresenta o Relatório Final do Projeto Funcional de implantação de faixas exclusivas para ônibus na Zona Sul, sugerida no Plano de Ação Imediata (PAI) do Plano Integrado de Transportes (PIT/Metrô).
Foram selecionados 5 corredores para implantação: Nossa Senhora de Copacabana/Barata Ribeiro, Visconde de Pirajá/Prudente de Morais, Ataulfo de Paiva/General San Martin, São Clemente/Voluntários da Pátria, e rua Jardim Botânico.
Em 1978, Secretaria de Transportes do Estado e a Companhia do Metropolitano elaboram o projeto de implantação de faixa exclusiva para ônibus na avenida Nossa Senhora de Copacabana, um dos corredores mais carregados da cidade.
Em agosto de 1978, conclusão dos Estudos de Tráfego e Melhorias nas Condições Físicas e Remanejamento Operacional no Corredor da Avenida Brasil, desenvolvido sob orientação do DER / RJ, que entre outras medidas previa a implantação de faixa exclusiva para ônibus junto ao canteiro central, entre o Gasômetro e o Trevo das Margaridas. O relatório final é publicado em dezembro de 1978.
O Globo, 26/07/1979
Em 16 de dezembro de 1979, início da operação da faixa exclusiva para ônibus na Avenida Marechal Floriano e rua Visconde de Inhaúma, visando terminar com a retenção de veículos da pista da direita da Avenida Presidente Vargas.
Plano nunca executado
Jornal do Brasil, 11/02/1980
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Em 28 de abril de 1981, o prefeito Júlio Coutinho inaugura a reurbanização da Avenida Albérico Diniz, no Jardim Sulacap, com 4,7 km de extensão, com ciclovia e pista exclusiva para ônibus, ainda em construção, aberta ao tráfego em 16 de maio de 1981, compreendendo o trecho entre a Estrada Japoré e a rua Inhacorá.
Em maio de 1981, por iniciativa do 19º Batalhão da Polícia Militar, é montado um esquema especial de trânsito na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, no trecho entre as ruas Barão de Ipanema e Figueiredo Magalhães. O esquema obrigava os ônibus a circularem nas duas faixas da direita, e os carros nas duas faixas da esquerda, antecipando a operação da faixa exclusiva, planejada para o bairro. O esquema especial só funcionava no horário de pico, de manhã das 7h às 9h e à tarde a partir das 16 horas. A faixa exclusiva para ônibus na Avenida Nossa Senhora de Copacabana foi inaugurada no dia 4 de dezembro de 1985, reduzindo o tempo de viagem de 40 para 10 minutos.
Em abril de 1982, entrega da primeira etapa do corredor de pistas exclusivas para ônibus da Avenida Cesário de Melo, no trecho entre os bairros de Santa Cruz e Paciência, na Zona Oeste. Em poucos meses foi aberta ao tráfego a segunda etapa até Campo Grande.
Em 17 agosto de 1982, é inaugurada a faixa exclusiva da Avenida Rio Branco, sendo logo extinta, em função de falta de fiscalização e policiamento.
No dia 11 de março de 1983, inauguração da faixa exclusiva na avenida Rodrigues Alves, no trecho entre a Rodoviária e a Praça Mauá.
Em 1983, é implantada faixa exclusiva para ônibus na rua Carolina Machado, em Madureira.
Em 3 de abril de 1984, início da operação de faixa exclusiva para ônibus da Avenida Rio Branco, ainda em caráter experimental.
Em 12 de novembro de 1985, início da operação da faixa exclusiva dupla para ônibus na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, diminuindo ao tempo de viagem de 40 para até 10 minutos nos horários de maior movimento. Nos pontos de ônibus são instaladas novas placas indicativas coloridas dos 4 grupos de linhas. Com a proibição de giro à esquerda dos ônibus da Avenida Nossa Senhora de Copacabana para a rua Figueiredo Magalhães, as linhas 136, 154, 434, 435, 521 e M-21 passam a seguir pelas ruas Siqueira Campos, Atlântica e Figueiredo Magalhães.
Em 15 de maio de 1986, inauguração da faixa exclusiva (dupla) para ônibus na avenida Rio Branco, que contava com 33 linhas de ônibus e fluxo de 330 ônibus hora/pico. Os táxis foram proibidos de circular pelas duas faixas centrais, como também foi proibido o giro dos automóveis à direita.
Em dezembro de 1986, o secretário municipal de planejamento anuncia que a Prefeitura estava aguardando a aprovação do financiamento de Cz$ 270 milhões, solicitado ao BNDES, para a implantação da primeira etapa do projeto do Metrô de Superfície ligando a Praça Atahualpa, no Leblon, ao Terminal Menezes Cortes, no Centro.
O projeto previa a operação de 6 linhas de ônibus com frota de 100 articulados operados em faixas exclusivas, com cobrança externa em 35 estações tubo construídas a base de fibra de vidro, de 3 metros de largura e 11 metros de cumprimento.
Jornal do Brasil, 23/02/1994
Em 22 de novembro de 2003, início do monitoramento eletrônico dos 17 km de faixa exclusiva para ônibus da Avenida Brasil. A circulação só é liberada para coletivos, carros de polícia, bombeiros e ambulâncias. O uso por carros particulares, táxis, vans e caminhões proporciona multa de R$ 127,20, ou seja, cerca de 42 US$. Com o novo sistema, que impede com sucesso a invasão da faixa exclusiva por automóveis, ônibus clandestinos, ou caminhões, a velocidade média dos ônibus no trecho, que antes era de cerca de 30 km/h, passou para 60 km/h.
Em 26 de agosto de 2013, inauguração do sétimo corredor BRS, ligando o Largo da Carioca ao Largo do Estácio, pelas ruas da Carioca, Visconde de Rio Branco, Frei Caneca, Avenida Salvador de Sá, Rua Estácio de Sá e Largo do Estácio, totalizando 3 Km de extensão. Em 24 de agosto de 2014, a faixa exclusiva foi prolongada em mais 3,5 km, até a Praça Sáenz Peña.
Em 13 de junho de 2022, é inaugurada a faixa exclusiva da Avenida Passos, no Centro, entre a Avenida Presidente Vargas e a Praça Tiradentes.
Avenida Passos em junho de 2022
Foto Prefeitura do Rio
REFERÊNCIAS:
Companhia do Metropolitano do Rio de Janeiro. Projeto Funcional de Faixas Exclusivas para Ônibus na Zona Sul da Cidade do Rio de Janeiro. Relatório Final. 1977.
Avenida Passos ganha corredor BRS para agilizar o deslocamento de quem usa transporte público. Diário do Rio. 10 junho 2022.
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