1955 - 1959
Histórico
Histórico
Em 10 de junho de 1955, foi apresentado pela primeira vez, no Rio de Janeiro, um modelo do ônibus papa-filas, em evento realizado em frente ao Ministério da Educação, com a presença do Chefe de Polícia e o Chefe do Serviço de Ônibus do Departamento de Concessões da Prefeitura.
Os veículos eram fabricados pela Fábrica Nacional de Motores e firmas A Veloz S.A, Carrocerias Massari, e Carrocerias Caio, que já tinham produzido 5 veículos, sendo que 3 já circulavam na cidade de São Paulo. As cidades de Belo Horizonte e Porto Alegre já haviam efetuado encomendas.
Cada veículo era composto por um cavalo mecânico com motor de 130 cavalos e um reboque para passageiros, totalizando 17 metros de comprimento e capacidade para 150 passageiros, sendo 63 sentados e 87 em pé.
Inauguração
Em 23 de outubro de 1956, com a presença do Prefeito Negrão de Lima, é realizada uma viagem experimental do papa-fila entre o Largo da Carioca e a Urca. Em 24 de dezembro de 1956, a ETAL inaugura o primeiro papa-fila da cidade, na linha 106 (Lins de Vasconcelos – Urca).
Em 1957, a linha 122 (Tiradentes – Pavuna), da Transportes América, era operada somente com veículos tipo papa-filas.
Em fevereiro de 1957, a Paranapuan inicia a operação da nova linha Bancários – Praça XV com dois ônibus tipo papa-filas. Os novos carros, por serem mais lentos, não tiveram boa aceitação da população.
Em 30 de abril de 1957, a Transportes América inaugura 3 novos ônibus papa-filas na linha 122 (Pavuna-Tiradentes), substituindo parte dos 26 micro-ônibus da linha.
Papa-fila da ETAL em 1956
Fim
Em 24 de janeiro de 1959, todos os ônibus tipo papa-filas da linha 122 (Pavuna – Tiradentes), da Transportes América foram retirados de circulação e substituídos por ônibus convencionais, devido a prejuízos e constantes avarias. A empresa contava com 15 papa-filas, a maior frota da cidade, em operação desde março de 1957.O tempo de viagem entre o Centro e a Pavuna, em papa-fila, era de 1h30, contra 45 minutos em ônibus convencional. Os caminhões FNM também não eram adequados para o tráfego urbano, que exige constantes paradas.
Outras empresas já tinham desativados seus papa-filas. Restavam apenas 2 carros na Paranapuan, que só circulavam nos horários de maior movimento.
Empresas e linhas com papa-filas
América Pavuna - Tiradentes
ETAL Lins – Urca
Auto Diesel Castelo – Marechal Hermes
Paranapuan Ilha do Governador - Centro
Nacional
REFERÊNCIAS:
Em ação os Papa-filas. O Globo. Rio de Janeiro. 27 dezembro 1956. Matutina, Geral, p.6.
Em ação os Papa-filas. O Globo. Rio de Janeiro. 27 dezembro 1956. Matutina, Geral, p.6.
Papa-filas retirados das ruas com a alegação de que dão prejuízo. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 24 janeiro 1959. Segundo Caderno, p.9.
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