Motoristas enfrentam primeiro dia útil do BRS da Rua São Clemente

Desembarque de alunos dos colégios da via deverá ser feito nas ruas transversais

POR MAÍSA CAPOBIANGO

11/08/2014 - O Globo


Pontos de ônibus da Rua São Clemente estão sinalizados com o número do BRS correspondente - Agência O Globo / Maísa Capobiango

RIO - Se passar pela Rua São Clemente, em Botafogo, durante a semana, já costumava ser complicado, os motoristas devem se preparar para enfrentar o trânsito um pouco pior nesta segunda-feira. É que será o primeiro dia útil depois da implantação do sistema BRS na via e, a partir de agora, o desembarque de alunos em colégios da região — são pelo menos três — só poderá acontecer nas ruas transversais, como Dona Mariana, da Matriz, Conde de Irajá e Martins Ferreira.

Mesmo com a movimentação tranquila, as dúvidas dos usuários continuaram a surgir neste domingo, segundo dia de funcionamento do BRS da São Clemente.

— Fui para o ponto de costume tentar pegar o 170 e lá descobri que teria que andar mais duas quadras. Durante a semana, quando tivermos que pegar o ônibus com pressa para ir para o trabalho, essas mudanças certamente vão causar um transtorno maior — diz a assistente de gerente Andrea da Silva Peçanha.

A manicure Marcela Alves também teve dificuldade ao embarcar. Em busca de um BRS 3, ela conseguiu se localizar só após consultar o mapa fixado na parte de trás do vidro do ponto de ônibus.

— Até nos acostumarmos com essas mudanças, vai levar um tempo. O jeito vai ser sair mais cedo de casa.

Usuários devem ficar atentos quanto ao BRS 1, que inclui linhas BRS 1A (136,154 e 155); e BRS 1B (143, 157, 161, 170, 172, 173, 178 e 2014). No folheto informativo distribuído pelos agentes não é feita a divisão entre A e B. As paradas das outras linhas são facilmente identificáveis no folheto.

IRREGULARIDADES SERÃO MULTADAS

De acordo com a Secretaria municipal de Transportes, a faixa da direita da São Clemente passa a ser exclusiva para coletivos de segunda a sexta-feira, das 6h às 21h, e aos sábados, das 6h às 14h. Os carros sem permissão para circular na faixa serão multados. Táxis com passageiros poderão trafegar na faixa exclusiva, mas sem realizar embarque e desembarque. Estacionar no lado esquerdo da rua só será possível em horários estabelecidos. E somente os veículos regulamentados para transporte escolar, além dos carros de pessoas com necessidades especiais, poderão embarcar e desembarcar passageiros. O novo corredor vai ordenar 33 linhas municipais e sete intermunicipais, além de 20 linhas que circulam pela Praia de Botafogo. O limite de velocidade é de 40 Km/h.

TRECHO DA AVENIDA BRASIL ESTÁ INTERDITADO

Esta segunda-feira também é o primeiro dia útil de interdições em algumas vias de São Cristóvão, na Zona Norte. Desde o último sábado, a Rua Ricardo Machado, entre as ruas General Almério de Moura e Francisco Palheta, passou a ficar interditada ao tráfego de veículos.

A via ficará fechada por um período de 90 dias para dar continuidade as obras de construção da adutora que ligará o Reservatório do Pedregulho, em São Cristóvão, ao Reservatório do Morro do Pinto, na Região Portuária. Por conta disso, parte da pista lateral da Avenida Brasil entre as ruas Santos Lima e a Rua São Cristóvão também está interditada, o que dificulta ainda mais o trânsito neste início de manhã. Veículos que seguem no sentido Centro pela Rua Monsenhor Manoel Gomes devem continuar o trajeto pela Rua Benedito Ottoni e Rua São Cristóvão.

— Hoje é o verdadeiro teste. O trânsito está um pouco pior por ser o primeiro dia útil com a interdição e os motoristas ainda estão se acostumando com a mudança — explicou Joaquim Diniz, diretor operacional da CET-Rio, em entrevista ao Bom Dia Rio, pedindo que a população dê prioridade ao transporte público, e que moradores de Niterói e São Gonçalo utilizem as barcas.

Read more: http://oglobo.globo.com/rio/motoristas-enfrentam-primeiro-dia-util-do-brs-da-rua-sao-clemente-13554433#ixzz3A560OUcW

Comentários