09/11/2010 - Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro
O prefeito Eduardo Paes apresentou na manhã desta terça-feira, dia 9, o modelo de ônibus articulado que será utilizado na Transoeste, o primeiro BRT (Bus Rapid Transit) da cidade. Os ônibus articulados ligarão a Barra da Tijuca a Campo Grande, passando pelo Túnel da Grota Funda. O veículo tem piso elevado a 90 cm do solo, portas do lado esquerdo, capacidade para 160 passageiros e não tem catraca interna. Participaram da apresentação - no local onde estão sendo realizadas as obras de abertura do Túnel da Grota Funda, no Recreio dos Bandeirantes - o ministro dos Esportes, Orlando Silva, dos secretários municipais de Transportes, Alexandre Sansão; de Obras, Alexandre Pinto e da Casa Civil, Pedro Paulo, e do presidente do Rio Ônibus, Lélis Teixeira.
- Sempre falamos muito que as pessoas no Rio têm que andar menos de carro e usar bastante transporte público. Os passos para permitir que as pessoas façam isso estão sendo dados agora. Primeiro, com a contratação do Bilhete Único no sábado (dia 6) e agora com um transporte público de qualidade. Isso é um metrô de superfície - disse Paes.
O primeiro BRT da cidade fará o trajeto Campo Grande-Santa Cruz-Guaratiba-Recreio-Barra da Tijuca, gerando mais conforto aos passageiros e uma economia de mais de uma hora no tempo de viagem. Os veículos atendem aos critérios estabelecidos no contrato de licitação das linhas de ônibus, que regulamentou a operação do sistema de transporte rodoviário da cidade e implantou o Bilhete Único Carioca, cuja operação começou no último dia 6.
O prefeito também ressaltou as intervenções municipais para melhoria do transporte público na cidade:
- É uma revolução nos transportes o que estamos fazendo no Rio. Licitação de linhas de ônibus, licitação de vans, bilhete único, implantação de quatro corredores de BRT. São intervenções complexas na cidade, que o Rio nunca viu e que vai diminuir enormemente o trânsito nas ruas e dar conforto à população. Esse é o padrão que a gente quer. Quem conhece o TGV francês pode até comparar um pouquinho. Tem a velocidade, a estética, a qualidade e o conforto para o passageiro. É tratar o carioca com dignidade.
A apresentação do modelo do ônibus articulado foi feita no local onde está sendo aberto o Túnel da Grota Funda - uma das etapas mais importantes da implantação da Transoeste. As obras desse corredor de BRT, que vai ter 56 km de extensão, estão orçadas em R$ 800 milhões, começaram há mais de dois meses e fazem parte do pacote viário que vai preparar a cidade para a Copa de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.
Texto: Anna Beatriz Cunha
Fotos: J.P. Engelbrecht
http://www.rio.rj.gov.br/web/guest/exibeconteudo?article-id=1287289
Com capacidade para transportar 160 passageiros, primeiro BRT do Rio ligará a Barra da Tijuca a Campo Grande
O prefeito Eduardo Paes apresentou na manhã desta terça-feira, dia 9, o modelo de ônibus articulado que será utilizado na Transoeste, o primeiro BRT (Bus Rapid Transit) da cidade. Os ônibus articulados ligarão a Barra da Tijuca a Campo Grande, passando pelo Túnel da Grota Funda. O veículo tem piso elevado a 90 cm do solo, portas do lado esquerdo, capacidade para 160 passageiros e não tem catraca interna. Participaram da apresentação - no local onde estão sendo realizadas as obras de abertura do Túnel da Grota Funda, no Recreio dos Bandeirantes - o ministro dos Esportes, Orlando Silva, dos secretários municipais de Transportes, Alexandre Sansão; de Obras, Alexandre Pinto e da Casa Civil, Pedro Paulo, e do presidente do Rio Ônibus, Lélis Teixeira.
- Sempre falamos muito que as pessoas no Rio têm que andar menos de carro e usar bastante transporte público. Os passos para permitir que as pessoas façam isso estão sendo dados agora. Primeiro, com a contratação do Bilhete Único no sábado (dia 6) e agora com um transporte público de qualidade. Isso é um metrô de superfície - disse Paes.
O primeiro BRT da cidade fará o trajeto Campo Grande-Santa Cruz-Guaratiba-Recreio-Barra da Tijuca, gerando mais conforto aos passageiros e uma economia de mais de uma hora no tempo de viagem. Os veículos atendem aos critérios estabelecidos no contrato de licitação das linhas de ônibus, que regulamentou a operação do sistema de transporte rodoviário da cidade e implantou o Bilhete Único Carioca, cuja operação começou no último dia 6.
O prefeito também ressaltou as intervenções municipais para melhoria do transporte público na cidade:
- É uma revolução nos transportes o que estamos fazendo no Rio. Licitação de linhas de ônibus, licitação de vans, bilhete único, implantação de quatro corredores de BRT. São intervenções complexas na cidade, que o Rio nunca viu e que vai diminuir enormemente o trânsito nas ruas e dar conforto à população. Esse é o padrão que a gente quer. Quem conhece o TGV francês pode até comparar um pouquinho. Tem a velocidade, a estética, a qualidade e o conforto para o passageiro. É tratar o carioca com dignidade.
A apresentação do modelo do ônibus articulado foi feita no local onde está sendo aberto o Túnel da Grota Funda - uma das etapas mais importantes da implantação da Transoeste. As obras desse corredor de BRT, que vai ter 56 km de extensão, estão orçadas em R$ 800 milhões, começaram há mais de dois meses e fazem parte do pacote viário que vai preparar a cidade para a Copa de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.
Texto: Anna Beatriz Cunha
Fotos: J.P. Engelbrecht
http://www.rio.rj.gov.br/web/guest/exibeconteudo?article-id=1287289
Comentários