Integração metrô-ônibus


Histórico

Em 4 de março de 1981, a CTC apresenta o carro da futura linha de integração metrô-ônibus.

Em 21 de setembro de 1981, logo após a  abertura do trecho sul do Metrô, entre a Glória e Botafogo, foram inauguradas as duas primeiras linhas de integração metrô-ônibus da cidade:

M-21 - Metrô Botafogo - Praça General Osório, via Túnel Velho
M-22 - Metrô Botafogo - Leblon, via Jockey

Operadas em conjunto por 8 empresas particulares, com 24 carros.

Em 23 de setembro de 1981, a CTC, com 4 carros, inicia suas operações nas linhas M-21 e M-22, junto com as empresas particulares.

Estudava-se a implantação de faixa exclusiva na rua Jardim Botânico, para aumentar a velocidade média da linha M-22. Plano nunca executado.

Em agosto de 1981 o movimento diário de passageiros era de 14.500 na linha M-21 e 13.100 na M-22.


Julho de 1982


Em 4 de novembro de 1981, foi inaugurada a primeira linha de integração metrô-ônibus na Zona Norte, a M-41 (Estácio-Usina), operada em conjunto pela CTC e Viação Tijuca, cada uma com 3 carros.

Em 11 de novembro de 1981, o itinerário da linha M-22 foi alterado, deixando de passar pela rua Santa Clara para seguir pela rua Siqueira Campos. 

Também em novembro de 1981, a Associação de Moradores da Urca inaugura a linha Metrô Botafogo-Urca, com um micro-ônibus alugado com ar-condicionado e música ambiente. O serviço foi suspenso em janeiro de 1984. 

Em 25 de janeiro de 1982, é inaugurada a linha de integração metrô-ônibus M-71 (Maracanã-Grajaú), com 6 ônibus.

Em primeiro de fevereiro de 1982, a CTC passa operar as linhas M-21 e M-22 sem as empresas particulares, que cancelaram os contratos alegando prejuízos.

A linha M-21, com 14 ônibus, sendo 6 das empresas Mosa, Real, São Silvestre, Uruguai e Colúmbia, circulavam com intervalos de 5 minutos nos horários de maior movimento.


Jornal dos Sports, 09/06/1982


Em 11 de junho de 1982, é inaugurada a linha de integração metrô-ônibus M-51 (São Francisco Xavier-Grajaú), com 7 carros. Mais tarde, por reivindicação da associação de moradores a linha foi prolongada até Lins de Vasconcellos. A linha foi criada para substituir a M-71 (Maracanã-Grajaú), extinta após a inauguração das estações Afonso Pena, São Francisco Xavier e Sáenz Peña.

Em 27 de junho de 1982, inauguração da linha de integração metrô-ônibus M-61 (Sáenz Peña-Usina), com 7 carros. Em agosto/82 transportava diariamente cerca de 3.600 passageiros, com intervalos de 5 minutos nos horários de pico. A linha foi criada para substituir a antiga linha M-41(Estácio-Usina).

Em 3 de setembro de 1982, a CTC inaugura a linha de integração metrô-ônibus M-62 (Sáenz Peña-Grajaú), com 7 carros. Em setembro/82, com 9 carros, transportava diariamente cerca de 3.400 passageiros, com intervalos de 5 minutos nos horário de pico, 10 minutos fora do pico e 15 minutos à noite. A linha foi extinta em 1983.


Jornal dos Sports, 22/08/1983


Em julho de 1984, foram inauguradas três linhas de integração metrô-ônibus na Zona Norte:

M-63 - Sáenz Peña - Boca do Mato (CTC)
M-92 - Maria da Graça - Bancários  (Ideal)
M-93 - Maria da Graça – Cocotá  (Paranapuan)


O Globo, 17/07/1984

Coleção Robson de Souza

Linhas de integração metrô-ônibus em setembro de 1984
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Em 25 de janeiro de 1986, a linha M-63 foi extinta e foram modificados os itinerários das linhas M-51, M-21 e M-22. As linhas M-21 e M-22 foram transformadas em circulares abraçantes.

Em 16 de setembro de 1987, início da integração tarifária, com desconto no valor das passagens, entre o metrô e 7 linhas de ônibus convencionais.

No dia 14 de janeiro de 1988, início da integração tarifária do Metrô com as linhas convencionais 661 (Meyer-Maria da Graça) via Miguel Angelo, 662 (Meyer-Maria da Graça) via Del Castilho e 896 (Inhaúma-Pavuna).

Integração Metrô-Ônibus
Passageiros Transportados no Período 1983-1996

Ano             Passageiros (milhões)

1983           10,00
1984             8,80
1985             5,90
1986             4,10
1987             1,50
1988             1,20
1989             0,80
1990             0,50
1991             0,40
1992             0,40
1993             0,35
1994             0,25
1995             0,24
1996             0,24

Em 29 de agosto de 1998, na inauguração da estação Pavuna, a Ciferal apresenta os novos ônibus top de linha, com ar-condicionado e vistas eletrônicas importadas dos Estados Unidos,  da futura linha de integração metrô-ônibus Pavuna - Nova Iguaçu, via Rodovia RJ-081, também conhecida como Via Light.

A Ciferal fabricou 36 novos ônibus com ar-condicionado para as empresas Evanil, Trans1000, São José e Master operarem as 4  novas linhas de integração metrô-ônibus para a Baixada Fluminense, inauguradas em 4 de setembro de 1998.

Em 19 de dezembro de 1998, a linha M-92 (Bancários - Praça Onze) da Viação Ideal deixa de passar na Linha Vermelha passando a seguir pela Avenida Brasil.

No dia 29 de agosto de 2002, é inaugurada a linha de integração metrô-ônibus Cardeal Arcoverde-General Osóriocom 7 ônibus de piso baixo (low-entry) e tarifa sem acréscimo no valor da passagem do Metrô. 

Praça General Osório em 04 de outubro de 2004
Foto Marcelo Almirante

Linha Cardeal Arcoverde - General Osório


2002

Em 14 de junho de 2003, Breda Rio, contratada pela concessionária Metrô Rio, inaugura a linha de integração metrô-ônibus Siqueira Campos-Gávea, com 11 ônibus com ar-condicionado e tempo de viagem de 35 minutos.

Em 11 de setembro de 2004, inauguração das linhas de integração metrô-ônibus Sáenz Peña - Muda e Sáenz Peña - Usina, sem acréscimo no valor da passagem de metrô. No dia 25 de setembro de 2004, é inaugurada a linha Sáenz Peña - Grajaú.

No dia 19 de março de 2005, inauguração da linha de integração metrô-ônibus Estácio - Caju, sem acréscimo no valor da passagem de metrô.

A partir do dia 9 julho de 2005, o sistema de integração metrô-ônibus passa a aceitar o vale eletrônico Riocard.

No dia 22 de agosto de 2005, início da frota de 30 novos ônibus com ar-condicionado, modelo Marcopolo Viale Scania K 310 IB, nas linhas de integração metrô-ônibus Siqueira Campos - Gávea e Siqueira Campos - General Osório, adquiridos pela Breda Rio para renovação da frota de ambas as linhas.

Viale Marcopolo com chassi Scania K 310 IB


Em setembro de 2005, o  sistema de integração metrô-ônibus transportava cerca de 67 mil passageiros/dia.

Em dezembro de 2005, segundo Lélis Teixeira, presidente do Sindicato das Empresas de Ônibus, em  entrevista  à revista Via Urbana, o sistema de ônibus municipal integrado ao metrô e à Supervia transportava cerca de 120 mil passageiros/dia.

No dia primeiro de janeiro de 2006,  após a redução da tarifa do bilhete unitário do metrô de R$ 2,25 para R$ 2,20, as tarifas de integração mantiveram o antigo preço de R$ 2,25, com exceção das linhas da Gávea e Ipanema que também tiveram suas tarifas reduzidas.

No dia 20 de janeiro de 2006,  todas as tarifas de integração foram reajustadas para valor superior ao bilhete unitário do metrô, passando de R$ 2,20 para R$ 2,60, com exceção das linhas Gávea e Ipanema que continuaram com o mesmo valor  do Metrô.

No dia 4 de fevereiro de 2006, fim da integração metrô-ônibus,  na estação de Coelho Neto, das linhas 380, 388 e 390, por desistência da empresa Transportes Oeste.

No dia primeiro de maio de 2006, as empresas Transportes São Silvestre e Transportes Vila Isabel assumem a operação das linhas de integração metrô-ônibus Gávea e Ipanema, substituindo a Breda Rio que rescindiu contrato de operação com o Metrô. 

A troca de empresas acarretou na perda da qualidade do serviço, visto os confortáveis ônibus da Breda Rio terem sido trocados por ônibus com chassi e suspensão inadequados ao transporte de passageiros, com motor dianteiro aparente e maior altura nos degraus, dificultando o embarque e desembarque dos passageiros.




No dia 5 de fevereiro de 2007, pela manhã, início da operação da linha de integração metrô-ônibus Pan-07 -  Metrô Siqueira Campos – Barra da Tijuca, com tarifa de R$ 3,  operada pelas empresas Jabour, Real, Amigos Unidos, Pégaso  e  Redentor, com 4 carros com ar-condicionado por empresa, totalizando 20 carros, com o seguinte itinerário:

Ida: estação Metrô Siqueira Campos, rua Siqueira Campos, avenida Atlântica, rua Joaquim Nabuco, avenida Vieira Souto, avenida Delfim Moreira, avenida Niemeyer, estrada da Gávea, autoestrada Lagoa-Barra, túnel de São Conrado, elevado das Bandeiras, túnel do Joá, avenida Ministro Ivan Lins, avenida Armando Lombardi, avenida das Américas, avenida Ayrton Senna (retorno), terminal Rodoviário Alvorada. Volta:  terminal Rodoviário Alvorada, avenida das Américas, avenida Armando Lombardi, avenida Ministro Ivan Lins, túnel do Joá, elevado das Bandeiras, túnel de São Conrado, auto-estrada Lagoa-Barra, rua Princesa Diana de Gales, rua Prefeito Mendes de Morais, avenida Niemeyer, avenida Delfim Moreira, avenida Vieira Souto, rua Francisco Otaviano, avenida Atlântica, rua Figueiredo de Magalhães, estação Metrô Siqueira Campos. 

Em abril de 2007, é criada a variação da Linha PAN-07, pela Avenida Sernambetiba, beneficiando moradores, turistas e banhistas.

No dia 8 de junho de 2007, extinção da linha de integração metrô-ônibus Siqueira Campos – Ipanema, após a inauguração da estação Cantagalo.

No dia 11 de junho de 2007, inauguração da linha de integração metrô-ônibus Siqueira Campos – Novo Leblon, via avenida Sernambetiba, com tarifa de R$ 3,00.

No dia 11 de junho de 2007, modificação no itinerário da linha metrô-ônibus Siqueira Campos-Gávea, que deixa de passar pelas ruas Tonelero e Barata Ribeiro, passando a seguir  pela  avenida Atlântica, com novo ponto de parada na Avenida Rainha Elisabeth da Bélgica.

No dia 11 de junho de 2007, a linha de integração metrô-ônibus Siqueira Campos – Alvorada ganha 4 novas paradas: Posto 12 (Leblon), Praia do Pepino, Condado de Cascais e Hospital Lourenço Jorge.

Em julho de 2007, durante os Jogos Pan-americanos de 2007, o Metrô Rio e a empresa PV Inova implantaram   um serviço telefônico público móvel de demonstração para os passageiros em  alguns ônibus das linhas de integração PAN 07 (Siqueira Campos – Barra).  O sistema, ainda em testes,  poderia ser implantado em outras linhas de ônibus, metrô, trens e barcas, com tarifa inferior ao da telefonia celular.

No dia 31 de agosto de 2007, a linha de integração Del Castilho Barra, criada através do Decreto nº 28.015 de 31 de maio de 2007, para operar especialmente entre os dias 13 e 29 de julho,   durante os Jogos Pan-Americanos, passa a operar normalmente, sendo efetivada no sistema de linhas de integração de metrô-ônibus.

No dia 3 de novembro de 2007, início da operação direta, via Lagoa, entre a estação Siqueira Campos e o bairro de São Conrado, por determinados carros da linha de integração metrô-ônibus Siqueira Campos-Barra, no horário das 7h às 10h, evitando a operação de mão única da Avenida Atlântica.

No dia 2 de janeiro de 2008, é extinta a linha de integração metrô-ônibus 214-A, explorada pela Transurb, do grupo Guanabara de Jacob Barata. A linha era operada com micros Thunder Plus e Thunder Plus II.

Em agosto de 2010, as empresas São Silvestre e Vila Isabel recebem os primeiros ônibus de piso baixo, com ar-condicionado, modelo Caio Induscar Mondego H, sobre chassi Mercedes Benz O-500 U 1726/59 para operar no serviço de integração Metrô-ônibus. Os dois primeiros carros, um para cada empresa,  entram em operação no dia 13 de setembro de 2010 nas linhas Botafogo – Gávea, via Jockey e General Osório – Gávea, via Leblon.




Em 2013, extinção da linha de integração metrô-ônibus expresso 204 (Estácio – Rio Comprido).


Linha General Osório-Gávea na Avenida Delfim Moreira em 26/03/2013 
desviando das obras do Metrô na Avenida Ataulfo de Paiva
Foto Marcelo Almirante


A partir do dia 15 de novembro de 2014, a integração ônibus –metrô  das linhas expressas, com desconto na passagem, passa a ser feita somente com o cartão Riocard, sendo suspenso o uso do cartão Metrô-Ônibus Expresso. Mesma medida já tinha sido aplicada na integração dos ônibus da Baixada, na Pavuna.

Em novembro de 2014, em função da baixa demanda, é suspensa a integração tarifária, com pequeno desconto no valor da passagens, entre a linha 133 (Rodoviária – Largo do Machado), operada pela São Silvestre, e o Metrô.


REFERÊNCIAS:

Secretaria de Estado de Transportes. Relatório Operacional das Linhas de Integração Metrô-Ônibus. 1982. NTU, 100 Anos do Transporte Urbano no Brasil, 199.

Modernidade na Baixada. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 29 agosto 1998.

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