Linha 474


474 - Jacaré - Ipanema

Inaugurada em 1949 pela Transportes Braso Lisboa com a vista 25 (Aeroporto - Triagem). No ano seguinte foi encurtada até a Candelária. Em 1951 foi prolongada até o Aeroporto Santos Dumont, com ponto final na rua do Passeio, nas horas de menor movimento.

Itinerário da linha 25 (Aeroporto - Triagem) em 1954, segundo o Guia Rex: Estação Panair, Avenida General Justo, Avenida Marechal Câmara, Avenida Franklin Roosevelt, Avenida Presidente Antônio Carlos, Avenida Nilo Peçanha, Avenida Rio Branco, Avenida Presidente Vargas, Avenida Francisco Bicalho, Avenida Francisco Eugênio, rua Figueira de Mello, Avenida Pedro II, rua São Cristóvão, rua Figueira de Mello, Campo de São Cristóvão, rua General Argolo, rua General Bruce, rua São Januário, rua Teixeira Junior, rua General Almério de Moura, rua Ricardo Machado, rua prefeito Olímpio de Mello, praça Natividade Saldanha, rua General Gustavo Cordeiro de Faria e rua Licínio Cardoso (Triagem).

Em setembro de 1956, logo após a inauguração do viaduto Anna Nery, a linha 25 (Aeroporto - Triagem) foi prolongada nas duas extremidades, transformando-se em linha diametral (ou dupla) com a vista 25 (Jacaré - Ipanema). Até então o bairro do Jacaré só era servido pela Viação São Jorge.

Itinerário da linha 25 (Jacaré - Ipanema) em maio de 1958: rua Lino Teixeira (esquina rua 2 de Maio), rua Magalhães Castro, rua Anna Nery, rua Licínio Cardoso, viaduto Anna Nery, rua Anna Nery, Largo do Pedregulho, rua São Luiz Gonzaga, Campo de São Cristóvão, rua Figueira de Mello, Avenida Pedro II, Avenida Francisco Bicalho, Avenida Presidente Vargas, Avenida Passos, praça Tiradentes, rua da Carioca, Largo da Carioca, Avenida Almirante Barroso, Avenida Rio Branco, Avenida Beira Mar, Praia do Flamengo, Avenida Oswaldo Cruz, Avenida das Nações Unidas, Túnel do Pasmado, Avenida Lauro Sodré, Túnel Novo, Avenida Princesa Isabel, rua Barata Ribeiro, rua Djalma Ulrich, Avenida Nossa Senhora de Copacabana, rua Sá Ferreira, rua Bulhões de Carvalho, rua Gomes Carneiro, rua Visconde de Pirajá, Avenida Henrique Dumont, Avenida Epitácio Pessoa e praça Corumbá.


Linha 25 (Jacaré - Ipanema) na Praia do Flamengo em 02/02/1962 
Foto Arquivo Nacional Fundo Correio da Manhã


Em 1963 seguindo novo Plano de Transportes, a linha 25 (Jacaré - Ipanema) foi renumerada para 474.

Em 17 de janeiro de 1976, foi inaugurada a variante 475 (Triagem - Jardim de Alá), via túnel Santa Bárbara, com 10 carros, sendo extinta em 1992. Em abril de 1976, foi inaugurada a segunda variante, a linha 473 (Triagem – Leme) via túnel Rebouças, com 10 carros.

Em setembro de 1984, a linha 474 transportava diariamente 38 mil passageiros.

Em 9 de novembro 1991, foi inaugurada a terceira variante, a 476 (Engenho Novo – Jardim de Alá) via túnel Rebouças, mais tarde prolongada até o Meyer.

Em 1998, a 474 transportou 10.940.961 passageiros, a linha com maior demanda da cidade.

Em 21 de fevereiro de 2011, foi inaugurada a parcial 475 (Jacaré - Prado Junior), visando descongestionar a faixa exclusiva da Avenida Nossa Senhora de Copacabana. Posteriormente foi prolongada até o Meyer.

Em 21 de dezembro de 2016, no plano de racionalização das linhas da Zona Sul, a linha 474 foi encurtada até Copacabana e teve o itinerário deslocado para o túnel Santa Bárbara. Em contrapartida foi criada a variante SV474 via túnel Marcello de Alencar. A linha 475 foi extinta e foi criada a parcial 275 (Meyer - Candelária) circular.

Frota

1960        32
1971        40     
1984        36


REFERÊNCIAS:

Linha 476 liga o Engenho Novo ao Leblon em 35 minutos. O Globo. Rio de Janeiro. 27 novembro 1991. Matutina. Jornais de Bairro. p.3.

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