442 - Lins - Urca
A primeira linha ligando o bairro de Lins de Vasconcellos à Urca foi implantada na segunda metade da década de 1940 pela Auto Viação Popular.
Em setembro de 1931 a empresa inaugurou a linha Palácio Monroe - Lins de Vasconcellos com o seguinte itinerário: rua Lins de Vasconcellos, esquina de Cabuçu, rua Cabuçu, rua Dona Romana, rua Barão de Bom Retiro, rua Visconde de Santa Isabel, Praça Barão de Drummond, Avenida 28 de Setembro, rua São Francisco Xavier, rua Mariz e Barros, Avenida Lauro Muller, Avenida do Mangue, rua Visconde de Itaúna (ida), rua Senador Euzebio (volta), Praça da República (lado Quartel), Avenida Marechal Floriano, rua Visconde de Inhaúma, Avenida Rio Branco, rua Santa Luzia, rua México e rua Araújo Porto Alegre, esquina com Avenida Rio Branco.
Com passagem direta de 1$000, tinha três secções tarifárias:
1ª - Lins de Vasconcellos - Praça Barão de Drummond, 200 réis
2ª - Praça Barão de Drummond - Rua Affonso Penna, 400 réis
3ª - Rua Affonso Pena - Araújo Poro Alegre, 600 réis.
Em outubro de 1938, seguindo novo Plano de Transportes, a linha foi numerada recebendo a vista 24 (Monroe - Lins de Vasconcellos).
Linha 24 (Monroe - Lins de Vasconcellos) na Avenida Rio Branco
The National Geographic Magazine, setembro 1939
Em 1940, visando desafogar a Avenida Rio Branco, foi criada a linha parcial 85 (Largo de Santa Rita - Lins de Vasconcellos). A linha 24 (Lins de Vasconcellos - Monroe) foi suprimida em 1942 após a proibição da circulação de ônibus na Avenida Rio Branco.
Em 1947, a linha 85 - Largo de Santa Rita - Lins de Vasconcellos foi prolongada até a Praia Vermelha, na Urca.
Linha 85 (Lins de Vasconcellos - Praia Vermelha)
na segunda metade da década de 1940
Ainda em 1950, a Auto Viação Popular foi adquirida pela Independência Auto Omnibus que tratou de fundir a linha 85 (Lins de Vasconcellos - Urca) com a 106 (Lins de Vasconcellos - General Osório), criando a 106 (Lins de Vasconcellos - Urca).
Linha 106 (Lins de Vasconcellos - Urca) da Independência Auto Ônibus em 1950
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Itinerário em 1955, segundo o Guia Rex: rua Pedro de Carvalho, rua Lins Vasconcelos, rua Cabuçu, rua Dona Romana, rua Barão do Bom Retiro, rua Visconde de Santa Izabel, Praça Barão de Drummond, Avenida 28 de Setembro, rua São Francisco Xavier, rua Mariz e Barros, Praça da Bandeira, Avenida Presidente Vargas, rua Uruguaiana, Largo da Carioca, rua Bitencourt da Silva, Avenida Rio Branco, Avenida Beira Mar, Praia do Flamengo, Avenida Oswaldo VCruz, Praia de Botafogo, Avenida Pasteur, rua Ramon Franco, rua Marechal Cantuária, Avenida João Luís Alves, rua Cândido Gaffrée e Avenida João Luís Alves.
Em janeiro de 1956, com o fim da Independência Auto Omnibus, foi transferida à ETAL .
Em 24 de dezembro de 1956, a ETAL inaugurou os 2 primeiros ônibus papa-fila, de uma encomenda da 10, na linha 106 (Lins – Urca), a primeira linha de ônibus com reboque da cidade. Cada veículo tinha capacidade para 150 passageiros, sendo 63 sentados e 87 em pé. Foram desativados no mesmo ano, em função do alto custo de manutenção e da concorrência dos lotações, mais rápidos.
Em 1964, seguindo novo Plano de Transportes, a Linha 106 (Lins – Urca) foi renumerada, recebendo a vista 442 (Lins – Urca).
Com o fim da ETAL em 1968 sua única linha de ônibus, a 442 (Lins - Urca), foi assumida pela Viação Méier.
Em setembro de 1970, foram entregues os primeiros monoblocos Mercedes Benz O-352 de uma encomenda de 40 unidades, logo apelidados de canarinhos.
Itinerário em 1972: rua Fábio Luiz, rua Dias da Cruz, rua Pedro de Carvalho, rua Lins de Vasconcellos, rua Cabuçu, rua Dona Romana, rua Caimbé, rua Araújo Leitão, rua Barão do Bom Retiro, rua José do Patrocínio, rua Visconde de Santa Isabel, rua Alexandre Calaza, rua Teodoro da Silva, Avenida Professor Manuel de Abreu, rua Dona Zulmira, rua São Francisco Xavier, rua Mariz e Barros, rua Afonso Pena, rua Gonçalves Crespo, rua Felisberto de Menezes, rua Mariz e Barros, Praça da Bandeira, viaduto dos Fuzileiros, Avenida Presidente Vargas, Avenida Alfred Agache, Avenida General Justo, Avenida Marechal Câmara, Avenida Franklin Roosevelt, Avenida Presidente Wilson, Avenida Beira Mar, Praia do Flamengo, Avenida Oswaldo Cruz, Praia de Botafogo, viaduto Pedro Álvares Cabral, rua Clotilde Guimarães, rua da Passagem, rua General Severiano, Avenida Wenceslau Brás, Avenida Pasteur, rua Ramon Franco, rua Marechal Cantuária, Avenida João Luís Alves e rua Cândido Gaffrée.
Em 1973, tinha frota determinada de 40 carros
Monobloco Mercedes-Benz O-352 seguido por um Caio Gabriela I da mesma empresa
Avenida Wenceslau Brás na década de 1970
Em 26 de abril de 1976, inaugura a linha 443 (Lins - Urca), via Túnel Rebouças.
Com o fim da Viação Méier em 1979, a linha 443 foi extinta e a 442 (Lins - Urca) foi transferida à Matias.
Em setembro de 1984, a linha 442 com 15 carros, transportava diariamente 8 mil passageiros.
Em 1987, circulava com intervalos de 60 minutos, sendo alvo de reclamações.
A 442 foi suprimida em fevereiro de 1989, em função de prejuízos após a criação da variante da linha 232 via Boca do Mato da própria empresa.
Em compensação, para atender os banhistas, a Matias inaugurou uma linha experimental sem número entre o Lins o Leme, funcionando apenas nos finais de semana.
Frota
1973 40
1984 15
REFERÊNCIAS:
Volta a circular o 106. Gazeta de Notícias. Rio de Janeiro. 13 julho 1956. p.10.
442 deixa de circular e gera reclamações. O Globo. Rio de Janeiro. 15 fevereiro 1989. Jornal de Bairro. p.10.
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