Linha 433


433 - Barão de Drummond - Leblon

Em 24 de maio de 1947 a Independência Auto Ônibus inaugurou a linha 104 (Barão de Drummond - Ipanema) via Jockey com o seguinte itinerário: Praça Barão de Drummond, Avenida 28 de Setembro, rua São Francisco Xavier, rua Haddock Lobo, rua Machado Coelho, Avenida Presidente Vargas, Avenida Rio Branco, Avenida Beira Mar, Praia do Flamengo, Avenida Oswaldo Cruz, Praia de Botafogo, rua Voluntários da Pátria, rua Humaitá, rua Jardim Botânico, praça Artur Bernardes (atual praça Santos Dumont), Avenida Bartolomeu Mitre, rua Dias Ferreira e Avenida Ataúlfo de Paiva. Com passagem direta de Cr$ 3,60 e três seções tarifárias:

1º - Barão de Drummond - Lapa, Cr$ 1,60
2º - Estrada de Ferro - Ipanema, Cr$ 2,00
3º - Ponte das Táboas - Ipanema, Cr$ 0,60

Posteriormente foi prolongada até Ipanema, com ponto final na rua Henrique Dumont (Bar Vinte).

Em meados de 1955, foi prolongada até o Lido, com o seguinte itinerário: Avenida Ataúlfo de Paiva, praça Almirante Saldanha Gama, rua Visconde de Pirajá, rua Gomes Carneiro, rua Bulhões de Carvalho, rua Julio de Castilhos, Avenida Nossa Senhora de Copacabana e praça Bernadeli (Lido). Ainda em 1955, em função da falta de material rodante, foi transferida à Bandeirantes Auto Ônibus.

Em 9 de maio de 1958, seguindo novo Plano de Transportes a linha 104 (Barão de Drummond - Lido) via Jockey foi extinta, sendo substituída por duas novas linhas:

97 (Barão de Drummond - Leblon) via Jockey. Itinerário: Praça Barão de Drummond, 28 de Setembro, São Francisco Xavier, Haddock Lobo, Largo do Estácio, Machado Coelho, Presidente Vargas, Avenida Passos, Praça Tiradentes, rua da Carioca, Largo da Carioca, Almirante Barroso, Rio Branco, Beira Mar, Praia do Flamengo, Oswaldo Cruz, Praia de Botafogo, Voluntários da Pátria, rua Humaitá, Jardim Botânico, Bartolomeu Mitre e Praça Antero de Quental.

98 (Barão de Drummond - Leblon) via Copacabana. Itinerário: Praça Barão de Drummond, 28 de Setembro, São Francisco Xavier, Haddock Lobo, Largo do Estácio, Machado Coelho, Presidente Vargas, Avenida Passos, Praça Tiradentes, rua da Carioca, Largo da Carioca, Almirante Barroso, Rio Branco, Beira Mar, Praia do Flamengo, Oswaldo Cruz, Nações Unidas, Túnel do Pasmado, Lauro Sodré, Túnel Novo, Barata Ribeiro, Djalma Ulrich, Nossa Senhora de Copacabana, Sá Ferreira, Bulhões de Carvalho, Gomes Carneiro, Visconde de Pirajá, Ataulfo de Paiva e Praça Antero de Quental.


Linha 98 (Barão de Drummond - Leblon)
Foto Arquivo Nacional. Fundo Correio da Manhã


Em janeiro de 1963, as linhas 97 e 98 foram renumeradas, recebendo as vistas 433 (Barão de Drummond - Leblon) via Copacabana e 438 (Barão de Drummond - Leblon) via Jockey.


Linha 433 (Barão de Drummond - Leblon) na Praia do Flamengo em 1965
Foto Augusto Antonio dos Santos


Em meados da década de 1960, a Bandeirantes Auto Ônibus alterou sua razão social para Transportes Vila Isabel S.A.


Linha 433 (Barão de Drummond - Leblon) na rua Farme de Amoedo  em junho
de 1971, num desvio das obras do interceptor oceânico
 Foto Arquivo Nacional. Fundo Correio da Manhã

Linha 433 (Barão de Drummond -Leblon) na Avenida Epitácio Pessoa, em Ipanema
Fotograma do filme Em Família de 1971


Em 1973, a linha 433 (Barão de Drummond - Leblon) tinha frota determinada de 34 carros.

Em janeiro de 1976, a Vila Isabel inaugurou a linha 432 (Barão de Drummond - Leblon) via Túnel Santa Bárbara.

Em setembro de 1984, com 32 carros, transportava diariamente 25 mil passageiros.

Em 1992, transportou 7.571.629 passageiros.

Em junho de 2011, foi inaugurada a linha parcial 421 - Vila Isabel - Prado Júnior, visando descongestionar a faixa exclusiva da Avenida Nossa Senhora de Copacabana. Foi extinta em outubro de 2015.

Em 20 de novembro de 2015, na terceira etapa do plano de racionalização das linhas de ônibus da Zona Sul, a linha 433 foi encurtada até a Praia de Botafogo, fazendo o retorno sob o viaduto Pedro Álvares Cabral. Em 12 de março do ano seguinte foi prolongada até a rua Prado Junior em Copacabana. Em poucas semanas o ponto final foi transferido para a rua Siqueira Campos.

Em junho de 2020, a população de Vila Isabel reclamava da redução do número de veículos das linhas 432, 433 e 439, provocada pela pandemia.

Em 9 de maio de 2025, segundo o GPS, a linha circulava às 15h30 com apenas 4 veículos.


GPS em 09/05/2025, sexta-feira, às 15h30
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