Linha 373


373 - Tiradentes - Pavuna

A Pavuna sempre foi um bairro relativamente bem comunicado, por sua posição estratégica e ser atendido por dois ramais ferroviários, além da antiga estrada de rodagem Rio - Petrópolis, conhecida como Avenida Automóvel Clube. 

A empresa Copanorte Ônibus foi a pioneira na ligação por ônibus motorizado dos bairros da região para o centro da cidade. Até então, pelo que tenho notícia, o bairro só foi servido pelas linhas de omnibus de tração animal da Companhia Iguassuana, que ligavam a Côrte à Itaguaí e à vila de Igauçu, passando pela Pavuna.

Em 28 de outubro de 1948, a Copanorte inaugurou sua primeira linha de ônibus a 120 (Parada de Lucas - Mourisco). Em 1953, o ponto inicial foi transferido de Parada de Lucas para a Pavuna e o itinerário foi encurtado até o Centro.

Em março de 1955, era operada com apenas 6 ônibus, enquanto a frota determinada era de 26. Em poucos meses, em função da falta de material rodante, a linha foi transferida à Orey Auto Ônibus.


Ponto final da praça Tiradentes em abril de 1955


Em 1955 a linha 120 (Tiradentes - Pavuna) tinha o seguinte itinerário: praça Tiradentes, rua da Constituição, Campo de Sant´Anna (lado Igreja de São Jorge), praça Duque de Caxias, Avenida Presidente Vargas, Avenida Francisco Bicalho, Avenida Brasil, Avenida Nova York, Praça das Nações, rua Cardoso de Morais, rua Leopoldina Rego, rua Nicarágua, rua Guaianazes, rua Lobo Junior, estrada de Braz de Pinna, rua Bento Cardoso, rua Itabira, rua Bulhões Marcial, rua Cordovil, rua Álvaro de Macedo, Avenida das Bandeiras, Avenida Automóvel Clube e Largo da Pavuna.

No ano seguinte a Orey inaugurou a variante 122 (Tiradentes - Pavuna) expressa, via Avenida Brasil, com o seguinte itinerário: praça Tiradentes, rua da Constituição, Campo de Sant´Anna (lado Igreja de São Jorge), praça Duque de Caxias, Avenida Presidente Vargas, Avenida Francisco Bicalho, Avenida Brasil, Avenida das Bandeiras, Avenida Automóvel Club e Largo da Pavuna.

Ainda em 1956, a linha 122 (Tiradentes - Pavuna) via Avenida Brasil foi transferida à Transportes América (TASA).  A linha pioneira 120 (Tiradentes - Pavuna) via rua Leopoldina Rego, foi extinta em 1957 junto com a Orey.

Em 1964 seguindo o novo Plano de Transportes a linha 122 (Tiradentes - Pavuna), única linha da TASA, foi renumerada recebendo a vista 373 (Pavuna - Tiradentes).

Em 1965, foi inaugurada a linha 943 (Pavuna - Lucas), parcial da linha 373.

Em 1966, a TASA inaugurou a variante 374 (Praça 15 - Pavuna) com o seguinte itinerário: Avenida Alfred Agache, rua Visconde de Itaboraí, praça Barão de Ladário, rua Primeiro de Março, rua Dom Gerardo, Praça Mauá, Avenida Rodrigues Alves, ponte dos Suspiros, Avenida Rio de Janeiro, rua Vereador Odilon Braga, Avenida Brasil, estrada João Paulo, estrada Botafogo, Avenida Automóvel Clube, praça Copérnico, rua Cícero e Avenida Sargento de Milícias.


Transportes América por volta de 1968


Frota determinada em 1973

373        38    
374        40
943        04

Em meados da década de 1970 foram criadas mais duas variantes. Em 1975, foi inaugurada a linha 375 (Tiradentes - Pavuna) via Parque Colúmbia e em 1977 a linha 376 (Praça 15 - Pavuna) via rua Mercúrio.


Linhas em 1977


Apesar da criação de mais serviços, o número de carros na ligação entre o Centro e a Pavuna praticamente não foi alterado.


Linhas em dezembro de 1985


Em 1985 foram inauguradas as variantes 372 (Pavuna - Tiradentes) Rápido e  377 (Pavuna - Praça 15) Rápido, via faixa seletiva da Avenida Brasil.

A linha 375 (Tiradentes - Pavuna) via Parque Colúmbia foi suprimida em 1988.

Linhas em setembro de 1994

372 - Tiradentes - Pavuna
373 - Tiradentes - Pavuna
374 - Pavuna - Praça 15
376 - Pavuna - Praça 15
377 - Pavuna - Praça 15

Com o fim da Transportes América em 2018, as linhas 372, 373, 374, 376 e 377 foram extintas junto com a empresa.

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