Linha 100 - General Osório - Central
Inicialmente o trajeto entre a Central e Copacabana era feito por linhas diametrais. A primeira foi inaugurada pela Empreza Nacional Auto Viação em dezembro de 1924 ligando a Muda da Tijuca ao Leblon, passando pela Estrada de Ferro.
A primeira linha de ônibus com ponto final na Central para Copacabana foi inaugurada entre 1936 e 1937 pela Empresa Interestadoal de Omnibus de Luxo Ltda. Limousine Federal, a 12 (Estrada de Ferro - Ipanema). Em 1950 foi prolongada até o Leblon, voltando ao ponto final na praça General Osório entre 1955 e 1956.
Em 1963 a Limousine Federal alterou a razão social para Viação Taruman. No ano seguinte, seguindo novo Plano de Transportes, a Linha 12 (Estrada de Ferro - Leblon) foi renumerada, recebendo a vista 125 (Estrada de Ferro - General Osório) via Aterro. No mesmo ano a Taruman criou a variante 122 (Estrada de Ferro - General Osório) via Praia do Flamengo.
Em 1968, com o fim da Viação Taruman, as linhas 122 e 125 foram repassadas à Transportes Uruguay, sendo que a linha 122 foi extinta em 1969.
Com o fim da Transportes Uruguay em 1986, a linha 125 (Estrada de Ferro - General Osório) foi repassada à Viação Verdun, do mesmo grupo empresarial.
Em 1996, na cisão da Verdun foi criada a Viação Saens Peña S.A que assumiu a linha 125 (Estrada de Ferro - General Osório).
Em 2012 a Saens Peña mudou a razão social para Viação Nossa Senhora das Graças. Em outubro de 2015, no plano de racionalização das linhas da Zona Sul, a linha foi renumerada para 100, recebendo a vista Troncal 1 (Central - General Osório), passando a ser operada em pool com a Real Auto Ônibus.
Terminal Procópio Ferreira em maio de 2024
Ponto final da estação Central do Brasil
Carro Caio Apache Vip V / Mercedes-Benz OF 1721 ano 2023
Foto Google Street View
Terminal Procópio Ferreira em maio de 2024
Ponto final da estação Central do Brasil
Foto Google Street View
Ponto final da Praça General Osório em 2024
Foto Google Street View
Em abril de 2025 a linha era operada integralmente pela Viação Nossa Senhora das Graças, mantendo uma boa frequência, mesmo com a concorrência do metrô. Segundo o GPS (Global Positioning System), às 9:00 era operada com 25 carros.
Itinerário em abril de 2025: Terminal Procópio Ferreira, Praça Cristiano Ottoni, rua Senador Pompeu, rua Camerino, Avenida Presidente Vargas, Avenida Rio Branco, Avenida Nilo Peçanha, Avenida Graça Aranha, Avenida Calógeras, Avenida Presidente Wilson, Avenida Rio Branco, Avenida Infante Dom Henrique (Aterro), Avenida das Nações Unidas, Túnel do Pasmado, Avenida Lauro Sodré, Túnel Novo, Avenida Princesa Isabel, rua Barata Ribeiro, Túnel Prefeito Sá Freire Alvim, rua Raul Pompéia, Avenida Rainha Elisabeth da Bélgica, rua Teresa Aragão, rua Prudente de Morais, rua Teixeira de Melo e rua Visconde de Pirajá (praça General Osório). Volta: rua Visconde de Pirajá, rua Gomes Carneiro, rua Francisco Sá, Avenida Nossa Senhora de Copacabana, Avenida Princesa Isabel, Túnel Novo, Avenida Lauro Sodré, Avenida Wenceslau Braz, Avenida Pasteur, Avenida Repórter Nestor Moreira, Avenida das Nações Unidas, Avenida Infante Dom Henrique, Trevo dos Estudantes, Avenida Beira Mar, Avenida Presidente Antônio Carlos, rua Primeiro de Março, Avenida Presidente Vargas e Terminal Procópio Ferreira.
Comentários