Linha 896 - Inhaúma - Pavuna
Inaugurada em 1956, como linha de lotação, provavelmente de motoristas individuais, ligando Inhaúma à Vila Santa Teresa.
Em 1964, a linha foi assumida pela Viação Sofa com frota de ônibus e a vista 896 (Inhaúma - Vila Santa Teresa) com o seguinte itinerário: Praça 24 de Outubro, Padre Januário, Alvaro Miranda, Largo dos Pilares, Suburbana, Carolina Machado, Carvalho de Sousa, Viaduto Prefeito Negrão de Lima, Ministro Edgard Romero, Leopoldino de Oliveira, Domingos Fernandes, Conselheiro Galvão, Diamantes e Ururaí, até a esquina da Avenida dos Italianos. Em pouco tempo a linha foi prolongada até Acari, passando pela Avenida dos Italianos, Praça Professora Virgínia e Avenida Automóvel Clube até o ponto final na estação de Acari.
Em 1968, com o fim da Viação Sofa, foi transferida à Viação Pavunense.
Entre 1971 e 1972, foi prolongada até a Pavuna.
Itinerário em 1972, segundo o Guia Rex: Vila São José, estrada Velha da Pavuna, praça 24 de Outubro, rua Padre Januário, praça Constança, Avenida Automóvel Club, rua José dos Reis, viaduto Cristóvão Colombo, Avenida Suburbana, rua Cerqueira Daltro, rua Florentina, rua Itamarati, rua Miguel Rangel, rua Borneo, rua Carvalho de Sousa, viaduto prefeito Negrão de Lima, Avenida Ministro Edgard Romero, travessa Leopoldino de Oliveira, rua Domingos Fernandes, rua Conselheiro Galvão, praça 8 de Maio, rua Diamantes, rua Ururaí, Avenida dos Italianos, praça Professora Virgínia Cidade, Avenida Automóvel Clube, praça Copérnico e rua Mercúrio. Volta: rua Mercúrio, Avenida Automóvel Clube, rua Araçatuba, Avenida dos Italianos, rua Ururaí, rua Diamantes, praça 8 de Maio, rua Conselheiro Galvão, viaduto prefeito Negrão de Lima, rua Carolina Machado, Avenida Suburbana, viaduto Cristóvão Colombo, rua José dos Reis, Avenida Automóvel Clube, praça Constança, rua Padre Januário, praça 24 de Outubro, estrada Velha da Pavuna e Vila São José.
Em 1973, tinha frota determinada de 25 carros.
Em setembro de 1984, com 22 carros transportava diariamente 28 mil passageiros.
Em 1992, era a mais carregada das 11 linhas da Viação Pavunense, transportando 9.565.618 passageiros.
Em meados de 1998, a vista foi alterada para 896 (Engenho da Rainha - Pavuna) via Suburbana.
Itinerário em 1998: estrada Velha da Pavuna, rua Teixeira de Macedo, praça 24 de Outubro, estrada Velha da Pavuna, Avenida Suburbana, rua Cerqueira Daltro, rua Florentina, rua Itamarati, rua Miguel Rangel, rua Borneo, rua Carvalho de Souza, Avenida Ministro Edgard Romero, rua Leopoldino de Oliveira, rua Domingos Fernandes, rua Conselheiro Galvão, praça Oito de Maio, rua dos Diamantes, rua Ururaí, Avenida dos Italianos, praça Professora Virgínia Cidade, Avenida Automóvel Clube, rua Catão, rua Netuno, rua Mercúrio e praça Copérnico. Volta: praça Copérnico, Avenida Automóvel Clube, Avenida Sargento de Milícias, rua Cícero, Avenida Automóvel Clube, rua Araçatuba, Avenida dos Italianos, rua Ururaí, rua Diamantes, praça 8 de Maio, rua Conselheiro Galvão, Avenida Ministro Edgard Romero, viaduto prefeito Negrão de Lima, rua Carolina Machado, Avenida Suburbana, viaduto Cristóvão Colombo, rua José dos Reis, Avenida Automóvel Clube, Avenida Novo Rio, rua Volta Grande, rua Fazenda Nova, rua Bispo Lacerda, Avenida Suburbana, Avenida Automóvel Clube, viaduto Linha Verde, Avenida Automóvel Clube, rua Padre Januário, praça 24 de Outubro, estrada Velha da Pavuna retorno e estrada Velha da Pavuna.
Em 2010, com a licitação das linhas municipais, a numeração foi alterada para 946.
Em abril de 2025, a linha continuava em operação pela Viação Pavunense.
Comentários