São Cristóvão


Histórico

Segundo um morador do bairro, as seguintes linhas de coletivos passavam na rua Figueira de Mello em outubro de 1961:

Bonde

36 - Lapa - Cancela
57 - Ponta Caju
57 - Caju Retiro
78 - Cascadura
92 - Ramos
93 - Penha - Largo São Francisco de Paula

Ônibus

24 - São Francisco da Prainha - Olaria, via Mauá
25 - Jacaré - Ipanema
130 - Triagem - Leme
235 - Cachambi - Castelo
242 - Cavalcanti - Castelo
243 - Turiaçu - Castelo
280 - Inhaúma - Castelo
281 - Engenho da Rainha - Castelo

Lotações

Caju - Praça 15
Inhaúma - Candelária

Em 18 setembro de 1962, o Departamento de Concessões abriu concorrência para implantação de 4 linhas de ônibus circulares a serem operadas por micro-ônibus de 32 lugares:

Catumbi - São Cristóvão
Usina - São Cristóvão
Grajaú - São Cristóvão
Todos os Santos - São Cristóvão

Na década de 1960, as linhas interestaduais com destino ao Nordeste tinham ponto final no Campo de São Cristóvão. Chegou até ser planejado a construção um terminal rodoviário no local que nunca foi construído.


Largo da Cancella em 1967
Foto Arquivo Nacional
Para ampliar clique na imagem


REFERÊNCIAS:

Rua supercongestionada. O Globo. Rio de Janeiro. 01 outubro 1961.  p.11.

Lotação São Salvador - Leblon passam hoje a trafegar por novas ruas. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 19 setembro 1962. p.10.

Comentários