Imperial

Sociedade Anônima Imperial de Transportes de Passageiros
1944 - 1950

Histórico

Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal fundada em 1944 na cidade do Rio de Janeiro.

Também conhecida como Viação Imperial, distinta da Empresa Imperial de Transportes Ltda do ramo de transporte de cargas.


O Jornal, 06/10/1944, 2ª seção, p.4


Em 2 de outubro de 1944, foi autorizada pela Prefeitura do Distrito Federal, a implantar uma linha de ônibus movida a gasogênio, num prazo de 90 dias.

Em 2 de julho de 1946, inaugura a linha 9 (Mauá - Mourisco), com frota de 10 ônibus. Em 1946, segundo o Anuário Estatístico da Prefeitura, a linha transporta 1.158.318 passageiros.

Em 4 de março de 1947, foi autorizada pela Prefeitura do Distrito Federal, através do Departamento de Concessões, a implantar a linha de ônibus 49 (Largo da Carioca - Ponte das Tábuas) com tarifa direta de Cr$ 1,20 e duas seções tarifárias:

1ª - Carioca - Largo do Humaitá, Cr$ 0,80
2ª - São Clemente, esquina Bambina - Ponte das Tábuas, Cr$ 0,40


A Noite, 10/04/1947, p.1


A linha, com ponto final na Praça Santos Dumont, na Gávea, foi inaugurada no mesmo dia. 

Em 25 de abril de 1947, a prefeitura autoriza a implantação da terceira linha da empresa, a 50 (Carioca - Marquês de São Vicente).

Linhas em julho de 1949

9 - Mauá - Mourisco
49 - Carioca – Ponte das Tábuas
50 - Carioca – Marquês de São Vicente


Avanço de sinal. Diário da Noite, 31/08/1950, p.5


Entre 1949 e 1950, a empresa em dificuldades financeiras suprime as linhas 49 e 50. 

Em 1950, encerra em definitivo suas operações ao transferir sua última linha, a 9 (Mourisco - Mauá) para a Empresa Municipal de Ônibus.

Garagem:  rua Ricardo Machado, 28, São Cristóvão. Em 2021 ocupada por uma oficina mecânica com galpão e estacionamento, segundo o Google Maps.


Frota

1946        10
1947        20


REFERÊNCIAS:

Despachos do Prefeito. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. 03 outubro 1944. p.12.

Assembleia Geral de Constituição Definitiva. O Jornal. 06 outubro 1944. Segunda seção, p.4.

Despachos do Prefeito Henrique Dodsworth. A Manhã. Rio de Janeiro. 04 fevereiro 1945. p.10.

Despachos do Prefeito. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 04 fevereiro 1945. p.5.

Despachos do Prefeito. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 26 janeiro 1946. p.5.

Nova Linha de Ônibus para Botafogo. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. 02 julho 1946. p.3.

Concorrência desleal em prejuízo do povo. Tribuna Popular. Rio de Janeiro. 13 março 1947. p.4.

Concordata de S/A Imperial de Transportes de Passageiros. O Jornal. 04 novembro 1947. Segunda seção, p.4.

Nova linha de ônibus. A Noite. Rio de Janeiro. 04 março 1947, p.2.

Mais uma linha de ônibus para a Zona Sul. A Manhã. Rio de Janeiro. 05 março 1947. p.1.

A greve durou pouco. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. 24 outubro 1947. p.5.

Quebrando os velhos ônibus da linha 26. Diário da Noite. Rio de Janeiro. 15 julho  1949. p.2.

Ata da Assembleia Geral Ordinária Realizada em 29 de abril de 1950. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro. 31 maio 1950. p.11.

Faliram doze empresas. A Noite. Rio de Janeiro. 30 outubro 1953. p.2.








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