CTCG

Companhia de Transporte Campo Grande S.A.
1951 - 1955

Histórico

Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, fundada em 16 de abril de 1951 na cidade do Rio de Janeiro.

Em julho de 1951, contava com frota de 50 ônibus Mercedes Benz para operar na linha 78 Campo Grande - Largo da Lapa, antes mesmo de ser autorizada pelo Departamento de Concessões.

Em 31 de agosto de 1951, foi autorizada a implantar a linha desde que implantasse 5 linhas rurais em Campo Grande, com as seguintes frotas mínimas:

Campo Grande - Mendanha, 2 carros
Campo Grande - Pedra de Guaratiba, 3 carros
Campo Grande - Monteiro, 2 carros
Campo Grande - Vila Nova, 2 carros
Campo Grande - Sepetiba, via Santa Cruz, 4 carros 

O ponto final da linha solicitada para o Centro foi transferido do Largo da Lapa para a Candelária visando descongestionar o centro urbano.

Em função da exigência de operação de 13 carros nas linhas rurais a empresa encomendou mais 15 ônibus para operação na linha 78 Campo Grande - Candelária, inaugurada em outubro do mesmo ano.

Em função do pouco carregamento, a linha 78 Campo Grande - Candelária foi sendo desmobilizada até encerrar suas operações em 1952.

Em compensação, entre 1951 e 1952 a Companhia Campo Grande assumiu a operação das linhas 92 Tiradentes - Penha IAPI e linha 91 Tiradentes - Acarisubstituindo Copanorte.

Ainda em 1951, operou durante alguns meses as linhas 84 Lins de Vasconcellos - Largo de Santa Rita e 85 Lins de Vasconcellos - Largo de Santa Rita junto com a Independência Auto Ônibus, que sofria com a falta de material rodante.


Diário da Noite, 06/08/1952, p.8

Linha 91 Tiradentes-Icaraí. Diário de Notícias, 14/08/1953, p.6


Em 29 de abril de 1954, o Departamento de Concessões cassou a licença da linha 92 Tiradentes - Penha IAPI, por infringir o regulamento.

Restando em operação apenas a linha 91 Tiradentes - Acari , extinta no mesmo ano, encerrando em definitivo as operações da empresa.

A política do governo federal, que não permitia a importação de peças, deflagrou a quebra da empresa.


Dário Carioca, 13/01/1955, p.2


Garagem: rua João Ricardo, 24, São Cristovão


REFERÊNCIAS:

Companhia de Transporte Campo Grande. Diário Oficial da União. 06 setembro 1951. Seção 2. p.2.

60 carros Alfa Romeo de fabricação nacional. O Jornal. Rio de Janeiro. 09 setembro 1951. p.6.

Prosseguem as críticas ao executivo. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. 14 setembro 1951. p.3.

Companhia de Transporte Campo Grande Relatório da Diretoria. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro. 16 abril 1952. p.18.

Campo Grande sem condução. O Jornal. Rio de Janeiro. 26 abril 1952. p.6.

Câmara Municipal. Gazeta de Notícias. Rio de Notícias. 04 junho 1953. p.4.

Companhia de Transporte Campo Grande. Diário Oficial da União. 18 março 1954. Seção 2, p.10

Despacho do Diretor. Diário Oficial da União. 30 abril 1954. Seção 2, p.24.

Vivem enguiçados os ônibus da Acari-Tiradentes. Diário de Notícias. 16 junho 1954. p.6.








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