Renascença

Renascença Auto Ônibus
1931 - 1949

Histórico

Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal fundada em 1931 na cidade do Rio de Janeiro por Olga Viggiani.

Em 27 de outubro de 1931, foi autorizada a implantar sua primeira linha de auto-omnibus, a Estação do Meyer - Palácio Monroe, com o seguinte itinerário: Estação do Meyer, Archias Cordeiro, esquina de Carolina Meyer, Praça do Engenho Novo, Souza Barros, Silva Freire (tunnel), 24 de Maio, São Francisco Xavier, General Canabarro, Ibituruna, Mariz e Barros, Praça da Bandeira, Lauro Muller, Mangue, Praça 11 de Junho, Visconde de Itaúna (ida), Senador Euzebio (volta), Praça da República (lado Quartel), Marechal Floriano, Visconde de Inhaúma e Rio Branco até o Palácio Monroe. Com passagem direta de 1$200 réis e 4 secções tarifárias:

1ª - Meyer - Estação São Francisco Xavier, 400 réis
2ª - Estação São Francisco Xavier - Ibituruna, esquina Mariz e Barros, 400 réis
3ª - Ibituruna, esquina Mariz e Barros - Camerino, 400 réis
4ª - Camerino - Palácio Monroe, 200 réis

A linha foi inaugurada em 31 de outubro de 1931, concorrendo com a linha Palácio Monroe - Doutor Dias da Cruz da Viação Excelsior, inaugurada em 16 de agosto de 1931.

Diário da Noite, 02/05/1933, p.3.


Diário da Noite, 05/01/1932, p.3


Em 1934, a linha Meyer - Monroe era operada junto com a Viação Excelsior.

Em 06 de abril de 1937, a propriedade da empresa é transferida para a firma Renascença Auto-Ônibus Ltda, composta pelos sócios Olga Viggiani e Achilles Junqueira.

Em outubro de 1937, seguindo novo Plano de Transportes, a única linha da empresa, a Meyer - Monroe foi numerada, ganhando a vista 32 (Meyer - Monroe).

Em 1938, seguindo novo plano de descongestionamento da Avenida Rio Branco,  é inaugurada a linha auxiliar 86 (Largo de Santa Rita - Meyer), operada em conjuntos pelas empresas Excelsior e Renascença. A linha foi  extinta entre 1939 e 1940.

Frota em 1939

9 ônibus a gasolina com motor Indiana 
1 ônibus com motor a óleo cru Mercedes Benz
1 auto socorro tipo 1938
Um motor sobressalente a gasolina marca Indiana

Em dois de agosto de 1939, a empresa, de propriedade dos sócios Olga Viggiani e Aquiles Monteiro é transferida para os novos sócios Edmundo Chaves Monteiro e Armando Chaves Monteiro.


O Radical, 24/08/1941

Diário Carioca, 17/07/1942, p.12


Em 1942, a Viação Excelsior suspende suas operações na linha 32 (Praça Mauá - Meyer).

Em janeiro de 1947, entra o novo sócio Joaquim Pinheiro, português, saindo o senhor Armando Chaves Monteiro, permanecendo os sócios Antonio Francisco da Silva  e José de Castro Nogueira.

A Renascença, em dificuldades financeiras, foi extinta em 1949, junto com sua única linha a 32 (Mauá - Meyer)

O centro do Meyer continuou a ser atendido pelas linhas 34 (Mauá - Meyer) via Jacaré da Viação São Jorge e 35 (Engenho de Dentro - Mauá) e 135 (Engenho de Dentro - Forte de Copacabana) da Viação Brasil.

Garagens

1ª - Barão de Mesquita, 339, Tijuca. Segundo o Google Maps, em 2021 ocupado pelo supermercado Mundial

2ª - Barão de Mesquita, 153, Tijuca

3º - Rua Frederico Meyer, 19, Meyer


Frota

1939          9
1940        10
1941        10
1946        10

Passageiros

1938           910.111
1941           985.826
1942        1.028.041
1943        1.076.088
1944        1.228.724
1945        1.437.231


REFERÊNCIAS:

Termo de Obrigação. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 31 outubro 1931. p.18.

Linhas de Omnibus, Itinerarios. Almanak Laemmert 1934. Rio de Janeiro. Volume 1, p.28.

Contratos. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. 26 fevereiro 1937. p.12.

Termo de Prorrogação e Transferência de Autorização. Jornal do Brasil. 07 abril 1937. p.23.

Garages. Almanak Laemmert 1938. Rio de Janeiro. Distrito Federal, p.151.

Os números das linhas complementares. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 23 janeiro 1938. p.12.

Termo de Transferência. Diário Oficial da União. 05 agosto 1939. Seção 2, p.30.

Relação das empresas de ônibus do Districto Federal com as respectivas frotas. Comissão Especial de Transporte Coletivo. Rio de Janeiro. 12 agosto 1940.

Movimento de viagens e passageiros transportados pelas diversas linhas de ônibus da zona urbana e auxiliar urbana. Anuário Estatístico do Distrito Federal. Rio de Janeiro. Estatística Econômica. p.67.

Renascença Auto Ônibus Ltda. Diário Oficial da União. 21 janeiro 1947. Seção 1, p.27.

Decretada a falência de Renascença Auto Ônibus Limitada. A Noite. Rio de Janeiro. 11 setembro 1948. p.2.





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