Cruz de Malta

Viação Cruz de Malta
1931 - 1950

Histórico

Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, fundada em 1931 na cidade do Rio de Janeiro pelos sócios João Lopes da Silva Campos e Albino Ribeiro.

Em 23 de outubro de 1931, foi autorizada pela Prefeitura do Districto Federal, através da Inspectoria de Concessões, a implantar a linha de auto-omnibus Estação do Meyer - Estação da Piedade, com o seguinte itinerário: Estação do Meyer, saindo da rua Joaquim Meyer, Dias da Cruz, rua Engenho de Dentro, Avenida Amaro Cavalcanti, rua Clarimundo de Mello, rua Assis Carneiro até a Estação Piedade. A linha tinha duas secções tarifárias de 200 réis cada:

1ª - Estação do Meyer - Estação do Engenho de Dentro
2ª - Estação do Engenho de Dentro - Estação de Piedade

Em 22 de fevereiro de 1932, foi autorizada a implantar a linha de auto-omnibus Estação de Piedade - Praça Sáenz Peña, com o seguinte itinerário: Estação de Piedade, rua Assis Carneiro, Clarimundo de Mello, Amaro Cavalcanti, rua Engenho de Dentro, Dias da Cruz, 24 de Maio, Barão do Bom Retiro, José do Patrocínio, Barão do Bom Retiro, Barão de Mesquita, Uruguay, Conde de Bonfim até a Praça Sáenz Peña, esquina com rua Major Ávila. A linha tinha 4 secções tarifárias de 200 réis cada:

1ª - Estação Piedade - Estação Engenho de Dentro
2ª - Estação Engenho de Dentro - Estação Meyer
3ª - Estação Meyer - Rua Barão do Bom Retiro (esquina Santa Isabel)
4ª - Barão do  Bom Retiro  (esquina Santa Isabel) - Barão Mesquita (esquina Uruguay)
5ª - Barão Mesquita (esquina Uruguay) - Praça Sáenz Peña

Em 13 de janeiro de 1933, os senhores João Lopes da Silva Campos e Albino Ribeiro transferem a empresa ao senhor Albino Ribeiro Junior.

Em 1935, José Joaquim de Brito, sócio de uma antiga companhia de mudanças da cidade, adquire a Viação Primavera, pequena empresa suburbana. Mais tarde em 1937, amplia sua participação adquirindo as viações América e Cruz de Malta, formando a nova Viação Cruz de Malta, com 65 veículos, tornando-se a segunda maior empresa independente, apenas superada pela Estrella do Norte.

Em 31 de maio de 1937, a Prefeitura autoriza a transferência das empresas Cruz de Malta e Viação América para o senhor José Joaquim de Brito, proprietário da Viação Primavera, e a unificação das três empresas referidas com a denominação de empresa Viação Cruz de Malta. 

A nova empresa assume a operação das seguintes linhas:

Cascadura - Sáenz Peña, via Clarimundo de Mello e Escola 15 de Novembro. Itinerário: Cascadura, rua Nerval de Gouveia, rua Garcia Pires, Clarimundo de Mello, Avenida Amaro Cavalcanti, rua Engenho de Dentro, Dias da Cruz, 24 de Maio, Barão do Bom Retiro, José do Patrocínio, Barão de Mesquita, Uruguay, Conde de Bonfim até a Praça Sáenz Peña. A linha tinha 6 secções tarifárias de 200 réis cada:

1ª - Cascadura - Rua Clarimundo de Mello, esquina Lemos de Brito
2ª - Rua Clarimundo de Mello, esquina Lemos de Brito - Estação Engenho de Dentro
3ª - Estação Engenho de Dentro - Estação Meyer
4ª - Estação Meyer - Visconde de Santa Isabel, esquina José de Patrocínio
5ª - Visconde de Santa Isabel, esquina José de Patrocínio - Uruguay
6ª - Uruguay - Praça Sáenz Peña

Cascadura - Sáenz Peña, via Assis Carneiro. Itinerário: Cascadura, rua Nerval de Gouveia, Assis Carneiro, Clarimundo de Mello, Avenida Amaro Cavalcanti, rua Engenho de Dentro, Dias da Cruz, 24 de Maio, Barão do Bom Retiro, José do Patrocínio, Barão de Mesquita, Uruguay, Conde de Bonfim até a Praça Sáenz Peña. A linha tinha 6 secções tarifárias de 200 réis cada:

1ª - Cascadura - Estação Piedade
2ª - Estação Piedade - Estação Engenho de Dentro
3ª - Estação Engenho de Dentro - Estação Meyer
4ª - Estação Meyer - Visconde de Santa Isabel, esquina José de Patrocínio
5ª - Visconde de Santa Isabel, esquina José de Patrocínio - Uruguay
6ª - Uruguay - Praça Sáenz Peña

Cascadura - Sáenz Peña, via Avenida Suburbana. Itinerário: Cascadura, Suburbana, Bernardino de Campos, Estação de Piedade, rua Goyaz, passagem inferior do Encantado, Amaro Cavalcanti, rua Adriano, Magalhães Couto, Dias da Cruz, 24 de Maio, Barão do Bom Retiro, Visconde de Santa Isabel, 28 de Setembro, Rufino de Almeida, Pereira Nunes, Barão de Mesquita, General Roca, Conde de Bonfim e Praça Sáenz Peña. A linha tinha 6 secções tarifárias de 200 réis cada:

1ª - Cascadura - Estação Piedade
2ª - Estação Piedade - Estação Engenho de Dentro
3ª - Estação Engenho de Dentro - Estação Meyer
4ª - Estação Meyer - Visconde de Santa Isabel, esquina José de Patrocínio
5ª - Visconde de Santa Isabel, esquina José de Patrocínio - Avenida 28 de Setembro, esquina Rufino de Almeida
6ª - Avenida 28 de Setembro, esquina Rufino de Almeida - Praça Sáenz Peña

Estação do Engenho de Dentro - Estação PiedadeItinerário: Rua Engenho de Dentro, Francisca Meyer, Borja Reis, Monteiro da Luz, Torres de Oliveira, Assis Carneiro até a Estação de Piedade. A linha tinha 2 secções tarifárias de 200 réis cada:

1ª - Estação de Engenho de Dentro - Rua Monteiro da Luz, esquina rua Leandro Pinto
2ª - Rua Monteiro da Luz, esquina rua Leandro Pinto - Estação Piedade


Diário de Notícias, 31/10/1937, p.7.


Linhas em outubro de 1937

74 - Sáenz Peña - Cascadura, via Elias Silva
75 - Sáenz Peña - Cascadura, via Clarimundo de Mello
76 - Sáenz Peña - Cascadura, via Suburbana
S-5 - Cascadura - Engenho de Dentro, via Água Santa


O Jornal, 15/03/1938, p.8.

O Jornal, 17/01/1939, p.6


Em 1940, o senhor José Joaquim de Brito, proprietário da Viação Grajaú, concessionária das linhas 21, 22, 81 e 82, com 32 ônibus, incorpora a Viação Cruz de Malta que operava as linhas 74, 76 e S-5.

Linhas em janeiro de 1941

21 (Palácio Monroe - Grajaú): Rio Branco, Visconde de Inhaúma, Marechal Floriano, Mangue, Elpídio da Boa Morte, Mariz e Barros, Almirante Cochrane, Pareto, Santa Sofia, Barão de Mesquita, Barão Bom Retiro, Caruaru, Avenida Julio Furtado e rua Grajaú.

22 (Palácio Monroe - Grajaú): Rio Branco, Visconde de Inhaúma, Marechal Floriano, Mangue, Elpídio da Boa Morte, Mariz e Barros, Ibituruna, Morais e Silva, São Francisco Xavier, Barão de Mesquita, Barão do Bom Retiro, Avenida Julio Furtado e rua Grajaú.

74 (Sáenz Peña - Cascadura): Conde de Bonfim, Uruguay, Barão de Mesquita, Barão do Bom Retiro, 24 de Maio, Dias da Cruz, Engenho de Dentro, Amaro Cavalcanti, Clarimundo de Mello, Assis Carneiro, Elias da Silva, Nerval de Gouveia e Cascadura.

76 (Sáenz Peña - Cascadura): General Roca, Barão de Mesquita, Pereira Nunes, 28 de Setembro, Praça Barão de Drummond, Visconde de Santa Isabel, Barão do Bom Retiro, 24 de Maio, Dias da Cruz, Magalhães Couto, Adriano, Amaro Cavalcanti, Túnel do Encantado, Goyaz, Bernardino de Campos, Suburbana e Cascadura.

S-5 (Engenho de Dentro - Cascadura) via Água Santa: rua Engenho de Dentro, Borja Reis, Monteiro da Luz, Água Santa, Torres Oliveira, Clarimundo de Melo e Cascadura.

81 (Largo de Santa Rita - Grajaú), via Sáenz Peña: Largo de Santa Rita, Marechal Floriano, Mangue, Elpídio da Boa Morte, Mariz e Barros, Almirante Cochrane, Pareto, Santa Sofia, Barão de Mesquita, Barão Bom Retiro, Caruaru, Avenida Julio Furtado e rua Grajaú.

82 (Largo de Santa Rita - Grajaú)Largo de Santa Rita, Marechal Floriano, Mangue, Elpídio da Boa Morte, Mariz e Barros, Ibituruna, Morais e Silva, São Francisco Xavier, Barão de Mesquita, Barão do Bom Retiro, Avenida Julio Furtado e rua Grajaú.


O Radical, 13/07/1941, p.8.


Diário de Notícias, 10/09/1941, p.5.


Em abril de 1942, devido às dificuldades de importação de peças e combustíveis provocadas pela II Guerra Mundial,  foram suprimidos diversos horários das linhas Grajaú - Monroe e Praça Sáenz Peña – Cascadura.

Em maio de 1942, a linha 1 (Mauá - Monroe) passa a ser operada pelas seguintes empresas, cada uma com um carro: Viação Brasil, Empresa Brasileira de Ônibus, Viação Carioca, Viação Continental, Viação Cruz de Malta, Viação Cruzeiro do Sul, Viação Elite, Viação Estrela do Norte, Viação Excelsior, Viação Glória, Independência Auto Ônibus, Limousine Federal, Empresa Ônibus de Luxo, Viação Popular, Viação São Jorge e Viação Victoria.


O Radical, 01/06/1943, p.21


Em 12 de maio de 1942, a Prefeitura determina a incorporação das linhas 21 e 22 às suas linhas auxiliares 81 e 82, atendendo à recomendação do Conselho Nacional de Petróleo, para economia de combustível. 


Linha 82 (Largo de Santa Rita - Grajaú) em julho de 1943. Foto Observador Econômico


Em maio de 1944, a empresa extingue a linha S-5 (Engenho de Dentro - Cascadura), única a servir o bairro de Água Santa.

Linhas em 1945

74 - Praça Sáenz Peña - Cascadura, via Elias da Silva
76 - Praça Sáenz Peña - Cascadura
81 - Largo de Santa Rita - Grajaú, via Sáenz Peña
82 - Largo de Santa Rita - Grajaú

Em julho de 1945, a empresa em dificuldades financeiras, entra em concordata preventiva.

Em 1946, a linha 74 (Sáenz Peña-Cascadura) é vendida à Viação Universal.

Em novembro de 1946, as linhas 81 (Largo de Santa Rita - Grajaú), via Sáenz Peña e 82 (Largo de Santa Rita - Grajaú) são vendidas à Transportadora Lubrasa.

A Noite, 08/11/1946, p.8
Amplia


Em dezembro de 1947, a linha 76 (Sáenz Peña - Cascadura) via Pereira da Silva  é transferida à Viação Universal. 

Em 1949, a empresa reativa a linha S-5 (Engenho de Dentro - Piedade), extinta no ano seguinte.


Garagens

Rua Garcia Pires, 4, Quintino Bocaiuva, esquina com Nerval Gouvêa
Amaro Cavalcanti, 167, Meyer
Avenida Engenheiro Richard, 21, Grajaú

Frota

1938        36
1939        36
1940        68
1941        68

Passageiros Transportados

1938        2.595.398


REFERÊNCIAS:

Termo de Obrigação. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 24 outubro 1931. p.18.

Termo de Obrigação. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 23 fevereiro 1932. p.19.

Termo de Transferência. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 14 de janeiro de 1933. p.19.

Termo de Transferência e Unificação. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 15 junho 1937. p.23.

Com a Viação Cruz de Malta. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 17 setembro 1940. p.5.

Garages. Almanak Laemmert. Rio de Janeiro. 1940. p.135.

Edital nº 24. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 10 maio 1942. p.8.

GUTMAN, João e Eugênio. Mapa Portatil e Guia das Ruas da Cidade do Rio de Janeiro e de Seus Subúrbios. 1944.

Carros estacionados em frente às residências. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 10 junho 1945. Terceira Secção, p.1.

Anuário Estatístico do Distrito Federal. Volume II. Estatística Econômica. Rio de Janeiro. 1946. p.65.

Falências e Concordatas. O Jornal. Rio de Janeiro. 26 julho 1945. p.5.

Aos moradores de Grajaú. A Noite. Rio de Janeiro. 08 novembro 1946. p.8.

FREIRE, Américo. Guerra de Posições na Metrópole, p.135.









Comentários