Em abril de 1926, a empresa Auto Viação Limitada prolonga a linha Praça XV - Andarahy, via Grajaú, até o Balneário da Urca, tornando-se a primeira linha de omnibus a atender o bairro. O ponto final era no Hotel Balneário na Avenida Portugal. Os moradores, no entanto, solicitavam o prolongamento da linha até o Forte de São João.
A Urca em 1929
Em 12 de julho de 1933, a Viação Elite foi autorizada a implantar a linha Estrada de Ferro - Balneário da Urca, em operação até hoje pela Gire Transportes com a vista 107 (Central - Urca).
Em 21 de março de 1934, a Viação Excelsior inaugura a linha Club Naval - Fortaleza de São João, extinta em 16 de fevereiro de 1948.
Tribuna Popular, 05/06/1945
Linhas em agosto de 1951
13 - Urca - Estrada de Ferro, Viação Elite
47 - Urca - Club Naval, Turista
106 - Urca - Lins de Vasconcellos, Independência Auto Ônibus
Em 8 de fevereiro de 1964, os moradores da Urca estavam apreensivos com o aviso do fim dos lotações da Auto-Viação Urca que ligavam a Urca ao Leblon. Afirmavam que os ônibus elétricos da CTC, que cobriam o mesmo itinerário, não tinham capacidade para absorver os cerca de 5 mil passageiros/dia dos lotações. Reclamavam que os elétricos, além de vagarosos, não faziam o trajeto via Jockey obrigando o pagamento de uma nova passagem para aquela direção.
Em novembro de 1981, após a inauguração do Metrô em Botafogo, a Associação de Moradores da Urca inaugura uma linha de micro-ônibus com ar-condicionado, TV e música ambiente entre a Urca e o Metrô Botafogo, com frota de 1 veículo. O serviço foi suspenso em janeiro de 1984.
Em 1984, a Transportes São Silvestre extingue a linha de frescão 2022 (Castelo - Urca).
REFERÊNCIAS
O que pedem os moradores da Urca. A Manhã. Rio de Janeiro. 12 maio 1926. p.5.
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