Penha


Histórico

Em julho de 1930, os moradores da Penha Circular solicitavam à Viação Léa,  através de abaixo-assinado, que a empresa prolongasse suas linhas até o final da rua Lobo Junior, esquina da rua Ourique.

Em 4 de setembro de 1930, a Viação Excelsior da Light inaugura a linha de omnibus  Praça Mauá – Braz de Pinna (Villa Guanabara), com tarifa direta de 2 mil réis com o seguinte itinerário: Praça Mauá, Rio Branco, Visconde de Inhaúma, Marechal Floriano, Estrada de Ferro, Senador Euzebio, Francisco Bicalho, Dom Pedro II, Figueira de Mello, Campo de São Christóvão, Largo Cancella, São Luiz Gonzaga, Largo Bemfica, Suburbana, Nova Variante, Bomsucesso, Ramos, Olaria, Penha e Braz de Pina. Apesar da linha cobrir a Estrada Rio-Petrópolis, com pavimento totalmente asfaltado a linha não teve muito sucesso em função de sua tarifa única de 2 mil réis não permitir  secionamento para viagens curtas e mais baratas. A linha durou pouco tempo, sendo extinta por transportas poucos passageiros.

Em fevereiro de 1932, o bairro não era atendido por nenhuma linha de ônibus. A população reclamava por uma ligação direta para o centro da cidade.

Atendendo aos pedidos, a Viação Guanabara inaugura em 13 de junho de 1932 a linha de omnibus Palácio Monroe - Penha, via Largo do Benfica, com passagem direta de 1$200 réis e 6 seções tarifárias de 200 réis cada.


Bairro da Penha em 1929
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Foto Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro

Diário de Notícias, 18/05/1940

Tribuna Popular, 04/08/1945
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Tribuna da Imprensa, 07/10/1955


Em 1957, um dos maiores problemas dos subúrbios, era a falta de um viaduto na Penha Circular substituindo a cancela da Avenida Lobo Junior, que parava o trânsito da região da Leopoldina, inclusive os bondes da linha Penha - Madureira.

Pela cancela da Lobo Junior passavam as seguintes linhas de coletivos:

Ônibus

37 - Vaz Lobo - Candelária
38 - Braz de Pina - Tiradentes
71 - Irajá - Lapa
78 - Rocha Miranda - Candelária
90 - Vila Kosmos - Candelária
171 - Bandeiras - Tiradentes

Lotação

Rocha Miranda - Candelária
Vaz Lobo - Candelária
Madureira - Ramos
Madureira - Candelária
Vila da Penha - Tiradentes
Irajá - Praça 15
Bonsucesso - Meyer

A Penha Circular era o ponto final de uma das linhas dos trens de subúrbio da Leopoldina. O desvio para a mudança de linha localizava-se ao lado da cancela, onde eram manobradas as locomotivas.


Cancela da Avenida Lobo Junior em 1957
Foto Arquivo Nacional

Carro da Viação Rubanil, linha 900 ou 928, na rua Nicarágua esquina com rua Montevidéu em 1972
Foto Arquivo Nacional


REFERÊNCIAS:

A Viação Léa e um pedido dos moradores da Penha Circular. Diário da Noite. Rio de Janeiro. 30 julho 1931. p.4.

Omnibus para a Penha. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 20 fevereiro 1932. p.6.

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