Leme


Em 1936, os moradores do Leme solicitavam a implantação de uma linha de omnibus. O bairro só era servido por bondes. Em novembro de 1936, a Viação Victoria inaugura a linha 5 (Leme - Castelo), extinta em primeiro de agosto de 1949.

Em agosto de 1949, após a extinção da linha 5 (Leme - Castelo) a Viação Oriental altera o itinerário da linha 130 (Ramos - Copacabana) para atender o Leme, ganhando a vista 130 (Olaria - Leme).

Em setembro de 1951, a Viação Norte Sul inaugura a linha de lotação Leme - Santa Alexandrina, via Túnel Velho.


Correio da Manhã, 09/10/1951


A história se repetiu. Em novembro de 2016, na época da racionalização das linhas da Zona Sul, o itinerário da linha 472 (Triagem - Leme) foi transferida do Túnel Novo para o Túnel Velho. Após reclamações dos moradores, em dezembro de 2016 foi criada a linha SV472 (Triagem - Leme) via Túnel Novo e a linha 472 foi renumerada para 471, passando a fazer ponto final na rua Siqueira Campos.

Em 1955, a Viação Copanorte inaugura a linha de ônibus 70 (Estrada de Ferro - Leme), extinta no ano seguinte.


Linha 70 da Viação Copanorte na Avenida Atlântica
Para ampliar clique na imagem

Correio da Manhã, 20/11/1955

Tribuna da Imprensa, 03/04/1962


Linhas e empresas de ônibus em dezembro de 1967

E-3 - Erasmo Braga - Leme, ônibus elétrico, CTC
E-14 - Leme - Ipanema, ônibus elétrico, CTC 
472 - Triagem - Leme, Braso Lisboa
588 - Leme - Leblon, CTC
591 - Gávea - Leme, circular, via Copacabana, Amigos Unidos
592 - Gávea - Leme, circular, via Jockey, Amigos Unidos


REFERÊNCIAS:

Com a Prefeitura e a Viação Oriental. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 23 agosto 1949. p.2.

Leme via Túnel Velho, percurso que não e justifica. Correio da Manhã. Rio de Janeiro.09 outubro 1951. p.3.

Comentários