1927 - 1931
Histórico
Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal fundada em 1927 na cidade do Rio de Janeiro por Antônio Monteiro de Souza.
Em 8 de outubro de 1927, foi autorizada pela Prefeitura do Districto Federal, através da Inspectoria de Concessões, a implantar duas linhas de auto-omnibus na Ilha do Governador, com os seguintes itinerários:
Ponte da Ribeira - Freguezia, via Ponta do Tiro: Praça Marechal Fontoura (ponte das barcas), rua da Engenhoca, Praia do Zumby, Praia das Pitangueiras, Praia da Bandeira, Estrada do Capitão Barbosa, Praia da Olaria, Estrada do Paranapuan, Praça da Freguezia at´o ponto final na Praia da Guanabara. Volta: Estrada do Quilombo, rua Commendador Bastos, Praça da Freguezia, Estrada do Paranapuan, Praia da Olaria, Estrada Capitão Barbosa, Estrada do Cacuia, Cemitério, Estrada do Jequiá, rua Formoso do Jequiá, Praia do Zumbi, rua da Engenhoca até o ponto final na praça Marechal Fontoura (ponte das barcas).
Ponte da Ribeira - Freguezia, via Cemitério: o mesmo itinerário da linha anterior em sentido contrário, com a ida pelo Cemitério e a volta pela Ponta do Tiro.
Cada linha foi dividida em 3 secções tarifárias de 200 réis cada:
Via Ponta do Tiro
1ª - Ponta da Ribeira - Ponta do Tiro
2ª - Ponta do Tiro - Tauá
3ª - Tauá - Freguezia
Via Cemitério
1ª - Ponta da Ribeira - Cemitério
2ª - Cemitério - Cocutá
3ª - Cocutá - Freguezia
A empresa foi extinta em 9 de novembro de 1931, ao transferir sua autorização de funcionamento ao empresário Mario Bianchi, proprietário da Viação Suburbana.
REFERÊNCIAS:
Termo de Obrigação. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 12 outubro 1927. p.33.
Termo de Transferência. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 14 novembro 1931. p.20.
Comentários