Maracanã

Auto Viação Maracanã
1926 - 1929

Histórico

Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, fundada em 1926 na cidade do Rio de Janeiro pela firma Diab, Irmão e Cia.

Em 10 de junho de 1926, o senhor Jorge Abdelmassih, representante da firma Diab, Irmão & Cia, assina o termo de obrigação, com a Prefeitura do Distrito Federal, para estabelecer uma linha de auto-omnibus entre a Muda da Tijuca e o Leme, com o seguinte itinerário: Conde de Bonfim, Haddock Lobo, Machado Coelho, Mangue, Visconde de Itaúna, Praça da República (Estrada de Ferro), Marechal Floriano, Uruguayana, Largo da Carioca, Treze de Maio, Praça Marechal Floriano, Beira Mar, Praia do Flamengo, Oswaldo Cruz, Praia de Botafogo, Pasteur, Wenceslao Braz, Túnel Novo, Salvador Corrêa (atual Princesa Isabel), Atlântica, com ponto final no Leme.  Volta pelo mesmo itinerário, até o Palácio Monroe, seguindo pela rua Luís de Vasconcellos, Praça Marechal Floriano, Treze de Maio, Largo da Carioca, Uruguayana, Marechal Floriano, Estrada de Ferro, Praça da República, Senador Euzebio, Avenida do Mangue, Machado Coelho, Haddock Lobo, Conde de Bonfim, com ponto final na Muda da Tijuca. A linha, inaugurada em 26 de junho de 1926, tinha 5 secções:

1ª - Muda – rua Affonso Penna, 400 réis
2ª - Rua Affonso Penna – Camerino, 400 réis
3ª - Camerino – Almirante Barroso, 200 réis
4ª - Almirante Barroso – Pavilhão Mourisco, 400 réis
5ª - Pavilhão Mourisco – Leme, 400 réis

Em 7 de abril de 1927, a linha Praça da Bandeira - Lapa é prolongada até a Praça Mauá, passando pelo Palácio Monroe e Avenida Rio Branco, com as seguintes seções:

Praça da Bandeira - Praça 11 de Junho, 200 réis
Praça 11 de Junho - Lapa, 200 réis
Lapa - Praça Mauá, 200 réis

Em 16 de abril de 1927, inaugura a linha Palácio Monroe - Meyer, junto com a antiga Viação Carioca, que prolonga a linha Monroe - Estação São Francisco Xavier até o Meyer. A nova linha tinha o seguinte itinerário: Meyer, 24 de Maio, São Francisco Xavier, Mariz e Barros, Praça da Bandeira, Mangue, Praça da República, Marechal Floriano, Rio Branco até o Palácio Monroe. A linha, com passagem direta de 1$200 réis, tinha 7 seções: 

1ª - Meyer - Estação Sampaio, 200 réis
2ª - Sampaio - Estação São Francisco Xavier, 200 réis
3ª - São Francisco Xavier - rua Dona Zulmira, 200 réis
4ª - Dona Zulmira - rua Affonso Penna, 200 réis
5ª - Affonso Penna - rua Machado Coelho, 200 réiss
6ª - Machado Coelho - rua Camerino, 200 réis
7ª - Camerino - Monroe, 200 réis

Em 20 de julho de 1927, inaugura  linha Palácio Monroe - Engenho de Dentro, via ruas Dias da Cruz e Engenho de Dentro com ponto final na altura da Avenida Amaro Cavalcanti.

Em 3 de outubro de 1927, é assinado o termo additivo substituindo a linha Palácio Monroe - Engenho de Dentro pela linha Palácio Monroe - Uruguay, inaugurada em 9 de outubro de 1927 com o seguinte itinerário: Uruguay, Conde de Bonfim, Haddock Lobo, Machado Coelho, Mangue, Praça da República, Marechal Floriano, Rio Branco até o Palácio Monror. A linha tinha seções de 200 reís nos seguintes pontos: Praça Sáenz Peña, Rua Affonso Penna, Rua Machado Coelho e Rua Camerino.


Jornal do Brasil, 26/11/1927, p.25


Em 2 de agosto de 1928, inaugura a linha Andarahy – Monroe, via Praça Sáenz Peña, com o seguinte itinerário: Palácio Monroe, Rio Branco, Visconde de Inhaúma, Marechal Floriano, Praça da República, Estrada de Ferro, Senador Euzébio, Machado Coelho, Haddock Lobo, Conde de Bonfim, Major Ávila, Barão de Mesquita, José Vicente, Teodoro da Silva, Barão do Bom Retiro, José do Patrocínio até a esquina da rua Visconde de Santa Isabel. Volta pelas ruas Barão do Bom Retiro, Barão de Mesquita, seguindo pelo mesmo itinerário de ida. A linha foi dividida em 6 secções:

1º – Monroe – Camerino, 200 réis
2º – Camerino – Machado Coelho, 200 réis
3º – Machado Coelho – rua Affonso Penna, 200 réis
4º – Rua Affonso Penna – Praça Sáenz Peña, 200 réis 
5º – Praça Sáenz Peña – rua Uruguay 200 réis
6º – Rua Uruguay – Barão do Bom Retiro, 200 réis

Em março de 1929, a Viação Maracanã é adquirida pela empresa Auto-Omnibus S.A do Grupo Light.

Entre 1929 e 1930, o Grupo Light, visando o controle exclusivo da operação do transporte coletivo na cidade, adquire mais 8 empresas de ônibus: Cruzeiro, Ipiranga, Independência, Conceição, Maracanã, Motor Viação, Empresa Brasileira e Empresa Esperança, totalizando 87 veículos, sendo 17 em precárias condições.

Garagens: 

Rua Ferreira Pontes, 152, Andarahy
Rua Uruguay, Tijuca


REFERÊNCIAS:

Termo de Obrigação. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 26 março 1926. p.16

Auto-Omnibus. A Manhã. Rio de Janeiro. 26 junho 1926.

A nova linha de auto-omnibus. O Imparcial. Rio de Janeiro. 25 junho 1926. p.3.

Vida Suburbana. O Jornal. Rio de Janeiro. 19 julho 1927. p.8.

Notas Suburbanas. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. 20 julho 1927. p.8.

Auto Viação Maracanã. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. 9 outubro 1927. p.25.

Mais uma linha de auto-omnibus nesta capital. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro. 08 agosto 1928. p.10.

Auto Ônibus, Legislação, Autorizações. Companhia de Carris, Luz e Força do Rio de Janeiro Ltda. Rio de Janeiro. Outubro 1940. p.59.














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