RJ-155

Extensão: 76,7 Km
Trecho: Barra Mansa / BR-116 - Angra dos Reis / BR-101

Histórico

Em novembro de 1929, é concluída a construção da estrada de rodagem entre Barra Mansa e o Km 117 da Rodovia Rio-São Paulo, passando por Bom Jardim e Capelinha.

Em 28 de março de 1941, é inaugurada a rodovia Getúlio Vargas, ligando Barra Mansa à antiga Rodovia Rio-São Paulo.

Em dezembro de 1943, no trecho da serra, prosseguia a construção dos três primeiros túneis rodoviários do país, cujas obras foram iniciadas em dezembro de 1941.

Em 1954, o trecho entre a rodovia Presidente Dutra e a atual RJ-139 (antiga Rio-São Paulo) já se encontrava pavimentado.

Em dezembro de 1960, o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro conclui a pavimentação do trecho de 2 Km entre os túneis, enquanto prosseguiam as obras de pavimentação do trecho da serra de Angra dos Reis.

Em fevereiro de 1964, o trecho entre a rodovia Presidente Dutra e Angra dos Reis já contava com 20 Km pavimentados.

No dia 26 de janeiro de 1965, o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro lança Concorrência Pública para execução do serviço de pavimentação do trecho Jurumirim - Lídice, com 22 Km de extensão, na serra de Angra dos Reis.

Em julho de 1969, o Ministro dos Transportes, Mario Andreazza, e o Governador Jeremias Fontes, finalmente inauguram a pavimentação do trecho Getulândia - Angra dos Reis, com 76 Km de extensão.


REFERÊNCIAS:

Mensagem apresentada à Assembléa Legislativa do Estado do Rio de Janeiro no dia 1º de outubro de 1930 pelo presidente do Estado Manuel de Mattos Duarte Silva. Rio de Janeiro. 1930. p.130.

Governar é abrir estradas. O Imparcial. 20 março 1941. p.3.

DER-RJ. Roteiro Rodoviário Fluminense. 1954. 

Edital. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 21 janeiro 1965. p.8.












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