RJ-116

Histórico

Em 17 de abril de 1933, foi inaugurado o marco inicial da construção da Rodovia  Linha Tronco Norte Fluminense, atual RJ-116. O marco localizava-se em Vendas das Pedras, no cruzamento da futura rodovia com o ramal Niterói-Campos da Estrada de Ferro Leopoldina e entroncamento com a estrada para Cabo Frio.




Em novembro de 1934, é entregue ao tráfego o primeiro trecho da Linha Tronco Fluminense, entre Venda das Pedras e a raiz da serra de Nova Friburgo, com 47 Km de extensão.

Em 3 de maio de 1936, é inaugurada a ponte de concreto armado sobre o rio Paraíba do Sul, entre Itaocara e Aperibé, com 605 metros de extensão, batizada de Ponte Commandante Ary Parreiras. A ponte foi construía pelo governo do Estado com recursos da Leopoldina Railway, de acordo com cláusula de seu contrato com o governo do Estado do Rio de Janeiro.

Em 4 de fevereiro de 1939, a Viação Icarahy  inaugura a linha de ônibus Niterói – Nova Friburgo.


Linha Nova Friburgo-Niterói na Boca do Mato, Cachoeiras de Macacu

Em julho de 1958, foi inaugurada a Rodovia Miguel Couto Filho, entre as localidades de Parada Modelo, em Magé, e Nova Friburgo, com 84 Km pavimentados. Para completar a pavimentação até o Rio de Janeiro faltava asfaltar o trecho de 32 Km entre Parada Modelo e a Rodovia Rio-Petrópolis.


Inauguração da nova estrada de rodagem Miguel Couto Filho em 1958 
Trecho da chegada a Nova Friburgo em frente à fábrica YPU


Em novembro de 1961, prosseguiam as obras de pavimentação do trecho Venda das Pedras - Cachoeiras de Macacu, encurtando em 27 Km o trajeto entre Niterói e Nova Friburgo, realizado pela Estrada de Contorno da Guanabara, via Magé.

Em 13 de maio de 1987, inauguração do Viaduto de Cachoeira de Macacu, no perímetro urbano.


REFERÊNCIAS:

Mensagem apresentada à Assembléa Legislativa do Estado do Rio de Janeiro no dia 1º de outubro de 1930 pelo presidente do Estado Manuel de Mattos Duarte Silva. Rio de Janeiro. 1930. p.130.

Estradas de Rodagem. Brazil Ferro-Carril. Rio de Janeiro. 30 novembro 1934. p.231.

Pontes. Brazil Ferro-Carril. Rio de Janeiro. 15 maio 1936. p.165.

Obras Rodoviárias em Execução. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 10 novembro 1961. Segunda seção, p.3.

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