Flores


Empresa de Transportes Flores Ltda.
Desde 1957

Institucional
Página oficial da empresa 26/03/2021

A Empresa

A Empresa de Transportes Flores Ltda. foi fundada em 1957, pelos primos Luiz de Andrade Flores e Mauro de Almeida Flores, no município de Nilópolis, Estado do Rio de Janeiro. A empresa iniciou sua operação fazendo a linha 108 São João de Meriti – Duque de Caxias (Via Matadouro), no final da década de 50. Nesta mesma época a garagem foi transferida para o município de São João de Meriti, onde hoje funciona a sede da Turismo Três Amigos, empresa do Grupo JAL. Esta mudança contribuiu com o crescimento da cidade.

Na década de 70 a empresa aumentou a frota de 10 para 36 veículos e incorporou a linha 109 (São João de Meriti – Duque de Caxias (via Vilar dos Teles). 

Em 1975, José Alves Lavouras, um homem obstinado e apaixonado pelo transporte assume a empresa, já na garagem nova, na Avenida Automóvel Clube, no Centro de São João de Meriti. A partir de então novas linhas e empresas foram sendo adquiridas e integrando o que mais tarde passaria a se chamar Grupo JAL. O início da década de 80 foi marcado pela evolução em questões como treinamento, melhoria do ambiente de trabalho, benefícios, departamento médico e de recursos humanos. Nesta época a empresa já contava com 122 veículos e 610 colaboradores. No final desta década e início da de 90, entraram para a sociedade seus quatro filhos, atualmente sócios administradores do Grupo JAL.

A década de 90 para a Flores foi tempo de renovação. Mesmo com a perda do líder José Alves Lavouras, diretoria e colaboradores renovaram forças para seguir em frente, se antecipando às tendências, certos de que era exatamente isso que faria aquele que foi um grande exemplo de administrador. Ainda nesse momento houve a adoção de práticas e padrões de trabalho com foco na gestão da qualidade.

Nos anos 2000, a Flores se destacou em diversos processos de premiações que avaliaram a evolução do seu sistema de gestão. A partir de 2005 foi definido como estratégia estar entre as melhores empresas para se trabalhar e esta visão de futuro foi renovada em 2011. Passou-se a investir maciçamente em ações que proporcionam aos colaboradores o melhor ambiente de trabalho.

O ano de 2013 ficou marcado pela inauguração da Academia JAL e do novo Centro Médico, porém o marco principal desta década foi a obtenção da certificação do Sistema de Gestão Integrado, constituído pelas normas ISO 9001 – Sistema de Gestão da Qualidade, ISO 14001 – Sistema de Gestão do Meio Ambiente e OHSAS 18001 – Sistema de Gestão da Saúde e Segurança do Trabalho, que vem sendo renovada anualmente.

A Flores tem como estratégia, aperfeiçoar suas práticas de gestão, treinar e aprimorar seus profissionais, com foco nos resultados, de modo que possa ultrapassar toda e qualquer dificuldade de maneira segura e eficaz. Isso é fruto de uma gestão apoiada por seus colaboradores e com foco na excelência do negócio.

A década de 2.000 foi marcada pelo avanço da tecnologia da informação, passamos a monitorar em tempo real todas as viagens da frota, por meio do sistema GPS (Global Positioning System), as imagens dos veículos passaram a ser gravadas interna e externamente, a guia de operação passou a ser eletrônica, logando em um tablet.  A redes sociais foram outro marco de extrema importância, tendo como objetivo a aproximação da Flores com os clientes em tempo real e o reforço dos nossos laços com os colaboradores. Ingressamos no Twitter no ano de 2011, no Facebook em 2013, 2014 no canal do Youtube e no Instagram em 2019.

Em janeiro de 2014, foi inaugurado o serviço de fisioterapia, em parceria com a Unimed, funcionando dentro da academia JAL, de segunda a sexta, é possível atender até três colaboradores ao mesmo tempo.

No ano de 2016, esta homepage foi reformulada para que os clientes navegassem com mais facilidade e o jornal folha verde, que antes era impresso em papel passou a ser eletrônico e os clientes e colaboradores passaram a recebê-lo em formato de newsletter e também pode ser acessado neste site, no título “Em pauta”.

O grande marco de 2018, foi o lançamento da biblioteca itinerante, chamada de “cultura em movimento”, um projeto voltado para os nossos clientes e funcionários, o lançamento foi no mês de fevereiro. O projeto funciona como uma troca gratuita de livros, com o intuito de estimular a leitura de todos durante a viagem ou na hora do lazer. A biblioteca já passou por Nova Iguaçu, Méier, São João de Meriti e Barra da Tijuca, no terminal Alvorada. A ideia é percorrer locais em que nossas linhas de ônibus atuem.  

O final de 2019 foi marcado pela parceria com o aplicativo Moovit, utilizado para o planejamento de viagens de transporte coletivo, que permite ao usuário visualizar o trajeto dos ônibus, bem como a hora de chegada em cada um dos pontos e no destino, de acordo com o trânsito. Ou seja: o passageiro pode acompanhar a localização do seu ônibus em tempo real. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente na App Store ou no Google Play. 

O ano de 2020, sem dúvida, entrará para a história mundial devido à pandemia da covid-19, provocada pelo novo coronavírus, que afetou, em grandes proporções praticamente todas as nações do planeta Terra. Com a redução das atividades econômicas para tentar controlar o avanço do vírus, o setor de transporte público por ônibus sofreu consequências drásticas, como a queda no número de passageiros transportados e a redução de jornada de trabalho de rodoviários. Foi um ano muito difícil, que deixará marcas profundas.

Antes do início da crise na saúde, demos o pontapé para um projeto de fundamental importância para nossas empresas: o Programa de Gestão de Integridade e Conformidade do Grupo JAL. Trata-se de uma iniciativa que preza pela ética em todas as nossas relações enquanto organização. Em 2020, nos dedicamos ao estudo para a viabilização de sua implantação. Já entre as ações mais efetivas em 2020, destacam-se: a adoção do aplicativo NSColaborador, que informa escala de serviço e folga e média de consumo de óleo diesel; a implantação de nossa primeira placa de energia solar, na cabine do Termina Alvorada, e a criação de playlists gratuitas no perfil da Flores no Spotfy, para os clientes.

Histórico

Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal e intermunicipal em região metropolitana, fundada em 1957 na cidade de Nilópolis (RJ).

Em 1959, transfere sua sede para a cidade de São João de Meriti, RJ.


O Fluminense, 25/01/1971

Linha São João de Meriti - Duque de Caxias na década de 1970


Linhas intermunicipais em 1973

São João de Meriti - Duque de Caxias, via Matadouro
São João de Meriti - Duque de Caxias, via Vilar dos Teles

Em 1974, a Flores é adquirida pela empresa Turismo Três Amigos de José Alves Lavoura. Ambas as empresas passam a adotar a mesma identidade visual, com as cores verde escuro, verde claro, branco e laranja.

Linhas intermunicipais em setembro de 1977

São João de Meriti - Duque de Caxias, via Matadouro
São João de Meriti - Duque de Caxias, via Vilar dos Teles

Linhas intermunicipais em outubro de 1981

São João de Meriti - Duque de Caxias, via Matadouro
São João de Meriti - Duque de Caxias, via Vilar dos Teles
São João de Meriti - Duque de Caxias, via Jardim Metrópole
Duque de Caxias - Jardim Botânico
Cascadura - Jardim Novo Rio


Linhas Intermunicipais da Flores em setembro de 1984
Fonte DTC


Na década de 1980, a Flores adquire as empresas Planalto e Rio D´Ouro, formando o Grupo José Alves Lavoura (JAL).


Linha 724I (Pavuna - Vale do Ipê) na Pavuna em 1987

O Globo, 22/04/1991

Via Urbana, Julho 1995


Em 2020, o Grupo (JAL), com frota de mais de 800 ônibus, era composto por 8 empresas:

Empresa de Transportes Flores 
Expresso Real Rio
Rio D´Ouro Transportes Coletivos
Transportes Mageli
Viação Beira Mar
Viação Brazinha, linhas municipais em Nova Iguaçu 
Turismo Três Amigo, no segmento de Turismo e Fretamento

A Flores, com 56 linhas, atuava nos municípios de São João de Meriti, Nilópolis, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Belford Roxo, Itaguaí e Rio de Janeiro.

Linhas em abril de 2021

103I - Nilópolis - Shopping Grande Rio, via Portugal Pequeno
108I - Duque de Caxias - São João de Meriti, via Matadouro
109I - Duque de Caxias - São João de Meriti, via Vilar dos Teles
110I - Duque de Caxias - São João de Meriti, via Jardim Metrópole 
115I - Duque de Caxias - Nova Iguaçu
116I - Duque de Caxias - Nova Iguaçu, via Vila Pauline
120T - Duque de Caxias - Itaguaí, via Nova Iguaçu
136I - Duque de Caxias - Nova Iguaçu, via Vilar do Teles
410T - São João de Meriti - Barra da Tijuca
433I - Nilópolis - Pavuna, via Éden
435I - Nova Iguaçu - Sargento Rocali
438I - Duque de Caxias - Jardim Botânico
445I - Nova Iguaçu - Xerém
446I - Duque de Caxias - Parque São Vicente
450I - Nova Iguaçu - Parque São José
451I - Nova Iguaçu - Parque São José, via Estrada Boa Esperança
451T - Campo Grande - Duque de Caxias, via Éden
454I - Duque de Caxias - Jardim do Ipê
496I - Pavuna - Santa Tereza
497I - Bom Pastor - Pavuna, via Coelho Branco
713L - Cascadura - Cosmorama
715L - Cascadura - Jardim Redentor
720L - Jardim Novo - Cascadura
722I - Pavuna - Sargento Roncali, via Vila Pauline
724I - Pavuna - Vale do Ipê
729L - Meyer - Parque São Vicente
734L - Cascadura - Vila Norma, via Vila Tiradentes
736L - Cascadura - Jardim Botânico
738L - Jardim Metrópole - Cascadura, via Vilar dos Teles
800L - Madureira - Nova Aurora, via Barros Filho

Em julho de 2021, encomenda os primeiros ônibus do novo modelo Caio Apache Vip V, junto com as empresas 1001, Nossa Senhora da Penha, Nossa Senhora do Amparo e Pendotiba.

Em 10 de novembro de 2022, o Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro) autorizou a Mageli a assumir a linha 410T (São João de Meriti-Barra da Tijuca) substituindo a Transporte Flores, do mesmo grupo empresarial.

Prefixo da empresa, a partir de 1977: 128.000

Garagem: Avenida Automóvel Clube, 990, São João de Meriti, RJ


Linha 445I (Nova Iguaçu - Xerém) em 19/02/2013


Sede: São João de Meriti, RJ

CNPJ: 31.934.318/0001-73



REFERÊNCIAS:

Tarifas de ônibus custam mais a partir de hoje. O Fluminense. Niterói. 01 setembro 1977. p.7.

Ônibus intermunicipais têm aumento de 15%. O Fluminense. Niterói. 17 outubro 1981. p.10.

Grupo JAL: o terceiro maior grupo de transportes do Estado do Rio de Janeiro. Mob Ceará. Setembro 2019.

Comentários