Coletivo Magé Ltda.
1960 circa - 1978
Histórico
Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, intermunicipal, fundada no início da década de 1960, na cidade de São Gonçalo, Rio de Janeiro.
Em setembro de 1964, explorava, ao menos, 3 linhas rodoviárias:
Niterói - Magé,
Niterói - Teresópolis
Niterói - Petrópolis
Em abril de 1969, recebe 5 novos ônibus modelo Caio Gaivota Super-Luxo para operação na linha Niterói - Petrópolis, via Magé.
Em abril de 1969, a Cogel operava 3 linhas:
Niterói - Petrópolis, com 8 horários diários/sentido
Niterói - Magé
Niterói - Andorinhas
No dia 13 de dezembro de 1969, é inaugurada a linha Niterói - Piabetá, com 3 horários diários por sentido. O ponto final em Niterói era na Rodoviária Roberto Silveira.
O Fluminense, 14/12/1969
No dia 4 de janeiro de 1970, a Cogel inaugura a linha Niterói-Itaboraí, passando por Porto das Caixas, Visconde de Itaboraí e Itambi.
Na mesma época inaugura a linha Alcântara - Magé, operada até meados da década de 1970.
Em 1970, a empresa contava com 3 proprietários, o pai, Aristeu Jorge Antunes, e os filhos, Aristeu da Costa Antunes e Edir Jorge Antunes.
Em novembro de 1972, a Cogel é autorizada a operar 3 linhas municipais em São Gonçalo:
Fórum - Jardim Primavera
Fórum - Guaxindiba
Fórum - Engenho do Roçado
Segundo Rafael Avellar:
''A Tricordiano Transportes e Turismo, foi criada pela Cogel para assumir a linha municipal de São Gonçalo: Engenho do Roçado - Fórum que rodou por apenas três anos, de 1977 a 1979''.
Em abril de 1973, substituindo a empresa Crol, a empresa é autorizada a operar a linha Niterói - Várzea das Moças.
No final de 1973, com o fim da empresa CROL, a Cogel assume a concessão da linha Niterói - Jockey.
Metropolitana Interurbano sobre chassi Mercedes Benz LPO-1113 ano 1970. Foto Augusto Antonio dos Santos
Em outubro de 1975, a empresa Única inaugura a linha Petrópolis - Niterói, via Ponte Rio-Niterói, enquanto a Cogel continuou operando a antiga linha, via Magé e Estrada da Serra da Estrela.
Em janeiro de 1975, explorava 2 linhas intermunicipais no eixo da Rodovia RJ-106:
Niterói - Jockey
Niterói - Várzea das Moças, via Tribobó
Em 1975, a empresa adota nova identidade visual, com pintura nas cores abóbora, verde e branco.
Em janeiro de 1976, inaugura a linha Niterói - Itaipu, via Tribobó e Engenho do Mato. Em janeiro de 1977 a linha era explorada com apenas 4 horários diários. O ponto final em Niterói era no Jardim São João, no Centro.
Em outubro de 1976, explorava também a linha Niterói - Engenho do Mato, com horários irregulares, gerando reclamações dos moradores.
Em 1976, a Cogel estudava a adoção de ônibus rodoviários com ar-condicionado, conhecidos como "frescões", na linha Niterói - Santo Aleixo, em Magé.
Em abril de 1976, explorava a linha Niterói - Itaboraí, via Porto das Caixas, com ponto final, em Niterói, na rua Fróes da Cruz, nas proximidades da Rodoviária.
Linhas intermunicipais em setembro de 1977
Niterói - Itaboraí, via Visconde de Itaboraí
Niterói - Itaipu, via Tribobó
Niterói - Jockey Club
Em janeiro de 1978, explorava precariamente a linha Niterói - Jockey Club, com grandes intervalos. Também, nos finais de semana, parte da frota da linha era transferida para a linha Niterói - Itaipu, para atender aos banhistas.
Em fevereiro de 1978, explorava as linhas Niterói - Porto das Caixas e Niterói - Itaboraí.
A Cogel encerra suas operações em 1978 ao ser adquirida pela Rio Minho. Segundo Rafael Avellar, nenhum carro da empresa foi aproveitado, todos foram vendidos para fora do Estado do Rio de Janeiro.
Sede/Garagem: Estrada Amaral Peixoto, Km 11, Alcântara, São Gonçalo, Rio de Janeiro
REFERÊNCIAS:
Colaboração de Rafael Avellar.
Quase normalizado o tráfego de ônibus em Niterói e São Gonçalo. O Fluminense. Niterói. 12 novembro 1962. p.1.
Plantão Rodoviário. Diário Carioca. Rio de Janeiro. 13 setembro 1964. p.13.
Viajar para Petrópolis tem nova motivação, modernos ônibus da Coletivos Magé. o Fluminense. Niterói. 13 abril 2021. p.6.
Inaugurada a linha de ônibus Itaboraí - Niterói via Porto das Caixas, Visconde de Itaboraí e Itambi. O Fluminense. Niterói. 08 janeiro 1970. p.9.
Fata d´água é constante no bairro Engenho do Roçado. O Fluminense. Rio de Janeiro. 16 novembro 1972. p.6.
São Gonçalo. O Fluminense. Niterói. 16 novembro 1972. p.9.
Ônibus. O Fluminense. Niterói. 07 dezembro 1972. p.5.
Coletivo Magé Ltda. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 01 fevereiro 1973. p.10.
São Gonçalo. O Fluminense. Niterói. 28 abril 1973. p.6.
Polícia. O Fluminense. Niterói. 04 agosto 1973. p.8.
Acidente com 4 ônibus e um jipe. O Jornal. Rio de Janeiro. 26 março 1974. p.10.
Gang saqueou mais de 20 supermercados. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 19 abril 1974. p.22.
Ônibus para Niterói farão novo percurso. O Fluminense. Niterói. 25 de outubro de 1975. p.5.
Comércio protesta por venda ilegal na praia. O Fluminense. Niterói. 11 de janeiro de 1976. p.5.
Empresas de ônibus não querem concorrência. O Fluminense. Niterói. 14 janeiro 1975. p.7.
Magé. O Fluminense. Niterói. 24 de janeiro de 1976. p.20.
Problemas jurídicos impedem melhorias na Rodoviária de Niterói. O Fluminense. Niterói. 06 abril 1976. p.7.
O preço da imprudência. O Fluminense. Niterói. 28 janeiro 1977. p.7.
Verão deixa morador no distrito de Itaipu sem condução. O Fluminense. Niterói. 30 janeiro 1977. p.9.
Milagres ou problemas no Porto das Caixas. O Fluminense. Niterói. 09 setembro 1977. Edição Magé-Itaboraí-Rio Bonito. p.2.
Itaboraí, Usuários da Cogel afirmam que empresa atende muito mal. O Fluminense. Niterói. 09 dezembro 1977. Edição Magé-Itaboraí-Rio Bonito. p.2.
Pendotiba continua queixando-se contra a empresa de ônibus. O Fluminense. Niterói. 17 janeiro 1978. Edição Magé-Itaboraí-Rio Bonito. p.3.
Volks bateu num ônibus. Luta Democrática. Rio de Janeiro. 14 fevereiro 1978. p.5.
Rodoviária de Niterói está totalmente saturada. O Fluminense. Niterói. 16 março 1978. Estado do Rio de Janeiro. p.3.
Onda de assaltos vai de ponta a ponta em todo o município. O Fluminense. Niterói. 27 abril 1978. Estado do Rio de Janeiro. p.9.
Acidente fere 30 em Laranjal. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 05 maio 1978. p.19.
Página lançada em 28 de fevereiro de 2021.
Comentários