Gaúcha


Emprêsa de Transportes Gaúcha Ltda.
1952 - 1959

Histórico

Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, fundada no início da década de 1950 na cidade do Rio de Janeiro. 

Em novembro de 1952, explorava a linha de lotação Praça Mauá - Aeroporto Santos Dumont, com frota de 11 carros de 19 e 20 passageiros.

Em 1955, explorava a linha de lotação Praça 15 – Praça Mauá.

Em 1955, a Prefeitura do Distrito Federal determina que todas as linhas de lotações circulares do Centro deveriam ser substituídas por ônibus. A Gaúcha adquire então os primeiros ônibus e obtém autorização  para explorar a linha Circular 1 (Mauá – Aeroporto), junto com a Transportes MosaA linha Praça 15 – Praça Mauá, apesar da determinação, continuou sendo operada com lotações.

Em junho de 1955, inicia a operação da linha de ônibus Circular 1 (Mauá – Aeroporto), com veículos do mesmo modelo e cor da Transportes Mosa.

Em julho de 1955, foi anunciada a venda da empresa com as concessões das linhas Mauá – Aeroporto e Praça 15 – Praça Mauá. A venda, no entanto, não foi concretizada.

Em fevereiro de 1956, a Gaúcha perdeu a licença da linha de ônibus Circular 1 (Mauá – Aeroporto) operada em conjunto com a Transportes Mosa.

Em 28 de setembro de 1957, a Gaúcha inaugurou a linha de ônibus S-44 (Bonsucesso - Pavuna) com o seguinte itinerário: Itaóca, Democráticos, Uranos, Ibiapina, José Maurício, Plínio de Oliveira, Avenida Braz de Pina, Estrada do Quitungo, Praça Caraguatá, Monsenhor Félix, Automóvel Club, e ponto final na estação da Pavuna.


Luta Democrática, 29/09/1957


A empresa foi extinta entre 1959 e 1960 quando explorava sua única linha de ônibus, a S-44  (Bonsucesso – Pavuna).

Prefixos da Frota 

90 50
113 00

Sede/Garagem

    Caminho de Itaóca
    Rua Piauí, 45, Todos os Santos


REFERÊNCIAS:

Mais de 2.200 camionetas aumentam. A Manhã. Rio de Janeiro. 25 novembro 1952. p.8.

Aos interessados em empresas de ônibus. Diário da Noite. Rio de Janeiro. 14 julho 1955. p.7.

Obteve a concessão para negociar a linha de ônibus. Diário da Noite. Rio de Janeiro. 16 julho 1955. p.5.

Estouro de milhões nos cofres da Prefeitura. para indenizar emprêsas de ônibus. Diário da Noite. Rio de Janeiro. 13 agosto 1955. p.3.

Menos transportes para os cariocas. Correio da Manhã. 02 fevereiro 1956. p.3.

O ônibus avançou contra o muro matando o pedestre. Luta Democrática. Rio de Janeiro. 29 setembro 1957. p.12.

Página lançada em 11 de janeiro de 2019.

Comentários