Comércio e Transportes Paulista Ltda.
1955 - 1966
Histórico
Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, fundada em 1955 na cidade do Rio de Janeiro.
Em 1957, junto com as empresas Transportadora Inca, Américo Alves Prior (Viação Maracanã), e Auto Lotações Leblon, explorava a linha de lotação Estrada de Ferro – Leblon via Copacabana.
Em agosto de 1958, em função do novo Plano de Circulação proposto para o centro da cidade, denominado Operação Copacabana, a linha de lotação Estrada de Ferro – Leblon, via Copacabana, foi encurtada, ganhando a vista RS-4 (Castelo – Ipanema), com o seguinte itinerário: rua Debret (ponto inicial junto o nº 97 da Almirante Barroso), Almirante Barroso, Presidente Antônio Carlos, Presidente Wilson, Praça Deodoro, Beira Mar, Oswaldo Cruz, Praia de Botafogo, Passagem, General Polidoro, Real Grandeza, Doutor Sampaio Correa, Túnel Alaor Prata (Túnel Velho), Rua Henrique Osvaldo, Santa Clara, Barata Ribeiro, Xavier da Silveira, Nossa Senhora de Copacabana, Souza Lima, Bulhões de Carvalho, Gomes Carneiro, Visconde de Pirajá, Teixeira de Melo, Barão da Torre, Joana Angélica, com ponto final na Praça Nossa Senhora da Paz.
No período noturno, sem congestionamentos no Centro, a linha era prolongada até a Estrada de Ferro.
Linha Castelo - Ipanema
Em março de 1964, com 13 carros, explorava a linha lotação Castelo – Ipanema, junto com as empresas Leblon e Maracanã.
Em função de novo Plano de Transportes, que baniu todos os lotações da Zona Sul, a Transportes Paulista foi transferida para a Zona Norte.
Em meados de 1964, explorava a linha de lotação Praça XV - Riachuelo, transformada em linha de ônibus no mesmo ano, ganhando a vista 244 (Praça XV - Riachuelo) e o seguinte itinerário: Largo da Carioca, Almirante Barroso, Graça Aranha, Nilo Peçanha, Rio Branco, Presidente Vargas, Francisco Bicalho, Elpídio Boamorte, Praça da Bandeira, Oswaldo Aranha, Paraíba, Mariz e Barros, São Francisco Xavier e 24 de Maio. A linha teve curta duração, sendo extinta em 1965.
Em setembro de 1964 a Comissão Estadual de Contrôle dos Serviços Concedidos, ex-Departamento de Concessões, autorizou a empresa a substituir seus lotações por ônibus.
Segundo relatos, a empresa também teria explorado, num curto período, as linhas de ônibus circulares 654 ((Lins – Largo da Segunda-Feira) via Sáenz Peña e 655 (Lins – Largo da Segunda-Feira) via Maracanã, extintas em 1964, bem como a linha 642 (Usina – São Cristóvão) via 28 de Setembro, extinta em 1966 junto com a empresa.
Prefixos da frota
41 00, lotações
70 500, ônibus
Escritório: Visconde de Pirajá, 532
REFERÊNCIAS:
Comércio e Transportes Paulista Ltda. Diário Oficial da União. 18 junho 1955. Seção 2, p.8.
Novas Alterações aprovadas pelo S.R.do Comércio. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro. 28 junho 1959. Segundo caderno, p.2.
Apreendidos 74 ônibus e lotações. Última Hora. Rio de Janeiro. 23 março 1962. p.2.
Mandim Declara que plano de transporte da Zona Sul se estenderá por 60 dias. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 01 março 1964. p.10.
Lotações. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. 23 setembro 1964. p.8.
Lotação. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 29 outubro 1964. Classificados. Terceiro caderno, p.13.
Página lançada em 9 de novembro de 2018