Emprêsa Martins & Simões Ltda.
1954 - 1964
Histórico
Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal fundada em 1954 na cidade do Rio de Janeiro pelos sócios José Emílio Martins Simões e José Martins Maciel Simões.
Em 1958, inicia suas operações em duas linhas de lotação circulares: CS-21 (Rocinha – Mourisco), via Copacabana, e CS-22 (Rocinha – Mourisco), via Jockey, concorrendo com as linhas de lotação Barra da Tijuca – Mourisco, via Copacabana e Barra da Tijuca – Mourisco, via Jockey, da Emprêsa de Auto Lotações, futura Transportes Acre.
Em 1959, inicia suas operações na linha de lotação CS-26 (Rocinha – Bar Vinte), extinta em 1963.
Em 1960, a Martins e Simões adquire seus primeiros 5 ônibus, que entram em operação nas linhas CS-21 (Rocinha– Mourisco) e CS-22 (Rocinha– Mourisco), também operadas com lotações.
Em abril de 1961, incorpora 5 novos ônibus na frota, dando baixa em 7 lotações, passando a contar com 10 ônibus e 8 lotações.
Ônibus da Linha CS-21 (Rocinha - Mourisco) acidentado na avenida Niemeyer.
Foto O Mundo Ilustrado, 25/02/1962
Em maio de 1962, as linhas circulares CS-21 e CS-22 ( Rocinha – Mourisco), com 25 carros e tarifa de 13 cruzeiros foram reformuladas: 60% da frota passou a operar na nova linha Rocinha – Hotel Leblon, com tarifa de 10 cruzeiros, e 40% na linha Hotel Leblon – Mourisco, também com tarifa de 10 cruzeiros. Com baldeação a tarifa era de 15 cruzeiros, o que gerou inúmeras reclamações dos moradores, inclusive vandalismo. Em pouco tempos, as antigas linhas circulares CS-21 e CS-22 (Rocinha – Mourisco) foram restabelecidas.
A Noite, 24/05/1962
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Em março de 1962, com o fim da Auto Viação D´Além, a Martins & Simões assumiu temporariamente a linha de lotação Urca – Leblon, logo assumida pela Viação Urca após licitação.
Em janeiro de 1963, explorava a linha de lotação CS-25 (Santos Dumont – Rocinha), logo repassada à Viação Taquara.
Em 1963, seguindo novo Plano de Transportes, as linhas de ônibus CS-21 (Rocinha – Mourisco) via Copacabana, e CS-22 (Rocinha – Mourisco) via Jockey, foram renumeradas, ganhando respectivamente as vistas 541 (Rocinha – Copacabana) via Copacabana, e 542 (Rocinha – Copacabana) via Jockey. As linhas eram operadas precariamente, com apenas 7 ônibus, mais tarde com apenas 2 ônibus, ainda mal conservados.
Garagem da Avenida Ataulfo de Paiva, 1292, Leblon, em 1963
Foto Arquivo Nacional
Em 1964, após o fim dos lotações na Zona Sul, a Martins e Simões, transfere seus últimos lotações pra Zona Norte, reforçando temporariamente a linha 336 (Praça 15 – Cordovil) em operação pela Viação Marta, ainda com lotações, desde agosto de 1963.
Em função da falta de ônibus, a Martins e Simões paralisou suas operações em meados de 1964.
As duas únicas linhas de ônibus da empresa, 541 (Rocinha – Copacabana) via Copacabana, e 542 (Rocinha – Copacabana) via Jockey, foram logo assumidas pela Viação Taquara.
Em setembro de 1965, numa manobra junto à Secretaria de Serviços Públicos, a empresa ainda sem condições de funcionar, recebeu autorização para explorar a linha de ônibus Hospital dos Servidores – Jardim de Alá, sem concorrência pública, prevista no regulamento. Os proprietários das empresas concorrentes reclamaram do ato ilícito e a concessão foi cancelada.
Prefixos da Frota
65 00 (Lotação)
22 000 (Ônibus), desde 1960
Garagens
Estrada da Gávea, 476, Gávea
Ataulfo de Paiva, 1292, Leblon
REFERÊNCIA
Os novos preços. Diário Carioca. Rio de Janeiro. 24 agosto 1958. p.11.
SILVA. Ferreira Da. Perigo de vida nos ônibus da grande avenida Niemeyer. Diário da Noite. Rio de Janeiro. 20 outubro 1958. p.5.
Excesso de passageiros: lotações multados. Última Hora. Rio de Janeiro. 29 dezembro 1959.
Tríplice colisão de veículos. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 23 abril 1960. p.10
Departamento de Concessões. Diário Oficial do Estado da Guanabara. 08 abril 1961. Parte 1. p. 7870.
Escolares vão pagar lotações na Rocinha. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. 22 maio 1962. p.3.
Revolução do trânsito vai começar na Zona Sul. Ultima Hora. Rio de Janeiro. 24 março 1962. p.2.
O Governo do Estado ameaça intervir nas emprêsas de ônibus atingidas pela Greve. O Globo. Rio de Janeiro. 12 janeiro 1963. p.3.
Ônibus e lotações de sete emprêsas ainda paralisados pela greve. O Jornal. Rio de Janeiro. 12 janeiro 1963. p.10.
Inferno. Última Hora. Rio de Janeiro. 24 outubro 1963.
Mecânicos para Mercedes. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 05 janeiro 1964. Classificados. p.5.
Empresa tem linha ilegal. Diário Carioca. Rio de Janeiro. 08 outubro 1965. p.12.
Página lançada em 16 de novembro de 2018.