Emprêsa de Auto Lotações Ltda. (EAL)
Transportes Acre Ltda.
Transportes Acre Ltda.
1945 - 1973
Histórico
Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, fundada em 1945 na cidade do Rio de Janeiro.
Inicia suas operações na linha de lotação Barra da Tijuca - Leblon, pioneira na ligação da Barra da Tijuca com a Zona Sul.
Em novembro de 1952, com frota de 7 carros de 20 passageiros, explorava duas linhas de lotação:
Rocinha - Leblon
Barra da Tijuca - Hotel Leblon
Em maio de 1962, as linhas de lotação CS-23 (São Conrado – Real Grandeza) via Jockey e CS-24 ((São Conrado – Real Grandeza) via Copacabana foram encurtadas, ganhando respectivamente as vistas CS-23 (Hotel Leblon – Real Grandeza) via Jockey, e CS-24 (Hotel Leblon – Real Grandeza) via Copacabana. O trecho Hotel Leblon - São Conrado já era servido pela linha de lotação Barra da Tijuca - Hotel Leblon da Empresa. Em poucos meses as linhas foram prolongadas até o Vidigal.
Em 1963, em função de novo Plano de Transportes, a linha de lotação Barra da Tijuca - Hotel Leblon é numerada, ganhado a vista 547 (Barra da Tijuca - Hotel Leblon). Em poucos meses a linha é transferida pra Viação Taquara, que a transforma em linha de ônibus, com a vista 555 (Hotel Leblon - Barra da Tijuca).
Também em 1963, as linhas de lotação CS-23 (Vidigal – Real Grandeza) via Jockey, e CS-24 (Vidigal – Real Grandeza) via Copacabana, são transformadas em linhas de ônibus, cada uma com 10 carros, ganhando respectivamente as vistas 521 (Vidigal - Mourisco) via Jockey, e 522 (Vidigal - Mourisco) via Copacabana.
Em março de 1964, inaugura a linha de ônibus 558 (Horto - Lido) circular, substituindo a linha de lotação 557 (Horto Florestal - Forte de Copacabana) da Viação Leme Leblon.
Em 1964, a empresa muda sua razão social para Transportes Acre Ltda.
Em 20 de dezembro de 1964, a CTC suspende a operação da linha de ônibus a diesel 511 (Urca-Leblon), via Copacabana, por determinação da Comissão Estadual de Controle dos Serviços Concedidos de Transporte Coletivo. No mesmo dia a Transportes Acre assume a operação da Linha 511 (Urca - Leblon), via Jockey, e inaugura a Linha 512 (Urca - Leblon) via Copacabana, com novos ônibus monoblocos Mercedes Benz.
Ponto final do Hotel Leblon, na Avenida Visconde de Albuquerque.
Revista Cruzeiro 27/09/1958
Em maio de 1962, as linhas de lotação CS-23 (São Conrado – Real Grandeza) via Jockey e CS-24 ((São Conrado – Real Grandeza) via Copacabana foram encurtadas, ganhando respectivamente as vistas CS-23 (Hotel Leblon – Real Grandeza) via Jockey, e CS-24 (Hotel Leblon – Real Grandeza) via Copacabana. O trecho Hotel Leblon - São Conrado já era servido pela linha de lotação Barra da Tijuca - Hotel Leblon da Empresa. Em poucos meses as linhas foram prolongadas até o Vidigal.
Em 1963, em função de novo Plano de Transportes, a linha de lotação Barra da Tijuca - Hotel Leblon é numerada, ganhado a vista 547 (Barra da Tijuca - Hotel Leblon). Em poucos meses a linha é transferida pra Viação Taquara, que a transforma em linha de ônibus, com a vista 555 (Hotel Leblon - Barra da Tijuca).
Também em 1963, as linhas de lotação CS-23 (Vidigal – Real Grandeza) via Jockey, e CS-24 (Vidigal – Real Grandeza) via Copacabana, são transformadas em linhas de ônibus, cada uma com 10 carros, ganhando respectivamente as vistas 521 (Vidigal - Mourisco) via Jockey, e 522 (Vidigal - Mourisco) via Copacabana.
Em março de 1964, inaugura a linha de ônibus 558 (Horto - Lido) circular, substituindo a linha de lotação 557 (Horto Florestal - Forte de Copacabana) da Viação Leme Leblon.
Em 1964, a empresa muda sua razão social para Transportes Acre Ltda.
Foto - Linha 522 (Vidigal-Mourisco) em 1965
A empresa foi extinta em 1973, ao ser vendida pra Transportes São Silvestre, que assume a operação de suas 5 linhas:
511 - Urca – Leblon, via Jockey
512 - Urca – Leblon, via Copacabana
521 - Vidigal – Mourisco, via Copacabana
522 - Vidigal – Mourisco, via Jockey
558 - Horto – Lido
Praia de Botafogo em 1971
Linha 511 (Urca - Leblon) na Avenida Venceslau Braz em novembro de 1968
Foto Arquivo Nacional. Fundo Arquivo Nacional
A empresa foi extinta em 1973, ao ser vendida pra Transportes São Silvestre, que assume a operação de suas 5 linhas:
511 - Urca – Leblon, via Jockey
512 - Urca – Leblon, via Copacabana
521 - Vidigal – Mourisco, via Copacabana
522 - Vidigal – Mourisco, via Jockey
558 - Horto – Lido
Foto Gyorgy Szendrodi
Caio Jaraguá da linha 522 (Vidigal - Mourisco) via Jockey, na rua General Severiano, Botafogo, por volta de 1971. Foto Arquivo Nacional. Fundo Correio da Manhã
Arte Final Eduardo Ferreira
Revista O Cruzeiro, agosto de 1972
Foto Ayrton Quaresma
A Transportes Acre foi uma das 8 empresas de ônibus que atravessaram o conturbado período 1964-1969 sem alterar o seu elenco de linhas, junto com as empresas EMO, Vila Isabel, Paranapuan, Auto Dinâmica, Federal, Braso Lisboa e Campo Grande, tradicionais empresas de ônibus, formadas antes da exigência de 1964, das empresas de lotações substituírem suas frotas por ônibus.
Linha 558 (Horto - Lido) em outubro de 1973
Prefixo da Frota: 16 500
REFERÊNCIAS:
3 mortos e 7 feridos. Diário da Noite. Rio de Janeiro. 28 abril 1952, p.6.
Mais de 2.200 camionetas aumentam. A Manhã. Rio de Janeiro. 25 novembro 1952. p.8.
SILVA, Ferreira. Perigo de vida nos ônibus da grande Avenida Niemeyer. Diário da Noite. Rio de Janeiro. 20 outubro 1958. p.5.
Mandim Declara que plano de transporte da Zona Sul se estenderá por 60 dias. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 01 março 1964. p.10.
Página lançada em 6 de abril de 2018.