Empresa de Transportes Campineira Ltda.
1955 - 1962
Histórico
Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, fundada em 1955 na cidade do Rio de Janeiro.
Em 1956 já explorava a linha de ônibus 264 (Leopoldina - Leblon) com ônibus da marca Styer ano 1955, com capacidade para 35 passageiros sentados.
Em 15 de abril de 1957, recebe autorização do Departamento de Concessões para a implantar a linha 264 (Barão de Mauá – Leblon) via Praia do Flamengo e Túnel Velho, com ponto final na Praça Antero de Quental. Ainda em 1957 a linha ganha a vista 64 (Leopoldina-Leblon).
A linha 64 tinha o seguinte itinerário: Francisco Bicalho, Presidente Vargas, Uruguaiana, Largo da Carioca, Almirante Barroso, Rio Branco, Praça Paris, Praia do Russel, Praia do Flamengo, Oswaldo Cruz, Praia de Botafogo, Marquês de Olinda, Bambina, São Clemente, Real Grandeza, Doutor Sampaio Correia, Siqueira Campos, Barata Ribeiro, Djalma Ulrich, Nossa Senhora de Copacabana, Francisco Sá, Gomes Carneiro, Visconde de Pirajá, Ataúlfo de Paiva, e ponto final na praça Antero de Quental.
Em 7 de agosto de 1957, a empresa foi transformada em sociedade anônima, com 30 acionistas.
Em outubro de 1958, a empresa contava com frota de 30 ônibus avaliada em 60 milhões de cruzeiros.
Em 1959, sua garagem localizava-se na rua João Torquato, 145, em Bonsucesso.
Ponto final da linha 64 (Leopoldina-Leblon) na rua General Urquiza 63, Leblon, em outubro de 1959
Filme Men of Brazil
Linha 64 (Leopoldina-Leblon) no Túnel Velho em janeiro de 1961
Foto Arquivo Nacional. Fundo Correio da Manhã
Em março 1962, o Governo do Estado da Guanabara cassa a concessão da empresa, em função de seu envolvimento no Escândalo dos Lotações de 1957.
A empresa foi extinta quando operava sua única linha, a 64 (Leopoldina - Leblon) com 32 ônibus, logo assumida pela Viação Leopoldina, fundada em abril do mesmo ano.
Prefixos da Frota
94 50
94 50
105 00
29 500
29 500
Sedes:
Rua 24 de Maio, 1281, Meyer
Rua Pedro Alves, 267, Santo Cristo
REFERÊNCIAS:
Empresa de Transportes Campineira Ltda. Diário Oficial da União. 07 outubro 1955. Seção 2. p.33.
Provas acumuladas contra o Tubarão serão entregues à comissão de placas. Tribuna da Imprensa. Rio de Janeiro. 07 junho 1957.p.5.
Leopoldina - Leblon, nova linha de ônibus autorizada. Diário da Noite. Rio de Janeiro. 16 abril 1957. p.5.
Surrado o trocador por ter insultado uma senhora. Luta Democrática. Rio de Janeiro. 27 outubro 1957. p.1.
Empresa de Transportes Campineira S.A. Diário Oficial da União. 18 dezembro 1957. Seção 1, p.65.
Novas linhas de ônibus ou lotações só através de concorrência pública. Última Hora. Rio de Janeiro. 10 setembro 1958. p.13.
Novas linhas de ônibus ou lotações só através de concorrência pública. Última Hora. Rio de Janeiro. 10 setembro 1958. p.13.
Capturados os ladrões do ônibus em Realengo. Diário da Noite. Rio de Janeiro. 25 novembro 1958. p.8.
Pobres Moradores. O Globo. Rio de Janeiro. 19 outubro 1959. Matutina. Geral. p.3.
Pobres Moradores. O Globo. Rio de Janeiro. 19 outubro 1959. Matutina. Geral. p.3.
O Homem ressuscita. Última Hora. Rio de Janeiro. 25 agosto 1960. p.12.
Lacerda cassou concessão de seis emprêsas de transporte. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 17 março 1962. p.2.
Cassação de licença. O Jornal. Rio de Janeiro. 18 março 1962. p.11.
Cassação de licença. O Jornal. Rio de Janeiro. 18 março 1962. p.11.
Viação Leopoldina S.A. Diário Oficial do Estado da Guanabara. 06 julho 1964. Parte I, p.12723.
Página lançada em 15 de abril de 2018.
Comentários