Novas mudanças em ônibus deixam passageiros em dúvida

24/10/2015 - O Globo

Três linhas foram extintas neste sábado. Mais cinco itinerários deixarão de existir
  
POR ANA BEATRIZ MARIN

A Troncal 4 vai substituir as linhas 123 (Leblon-Central) e 177 (São Conrado-Central) - Ana Beatriz Marin / Agência O Globo

RIO — As novas mudanças no sistema de ônibus do Rio, implementadas neste sábado, causaram dúvidas entre passageiros. No primeiro dia da segunda fase das alterações, deixaram de circular as linhas 123 (Jardim de Alah-Rodoviária) e 177 (São Conrado-Central), substituídas pela Troncal 4. Além disso, a linha 132 (Leblon-Central, via Aterro) virou a Troncal 3. Na Central, usuários ficaram à espera do 177, sem que houvesse placas nem funcionários para informar sobre a modificação.

— Não sabia. E agora, como vou para Copacabana? — perguntava o eletricista Eduardo Paiva, morador de Japeri.

O mesmo aconteceu com Robson dos Santos, de Belford Roxo, que ficou cerca de 30 minutos esperando um ônibus para ir para o trabalho, em Copacabana. Os usuários do 132, por sua vez, não tiveram problemas. Letreiros nos coletivos da Troncal 3 indicavam a alteração. No ponto final, eram distribuídos panfletos explicativos. E ainda havia alguns ônibus antigos em circulação, com objetivo de facilitar a vida dos passageiros.

Na Rodoviária Novo Rio, as dúvidas foram maiores, sobretudo para quem queria ir ao Hospital dos Servidores, na Saúde. A fisioterapeuta Taiara de Carvalho precisou pedir informação a dois motoristas até saber que, para chegar ao local de trabalho, teria que pegar o 190 (Leme-Rodoviária).

Antes, ela costumava usar a linha 127 (Copacabana-Rodoviária), que será definitivamente extinta neste domingo, às 14h. Desde este sábado, a linha começou a ser substituída pela Troncal 4. Mas essa última não faz o mesmo trajeto da 127, que passava pela Avenida Venezuela (a parada mais próxima para quem seguia rumo ao hospital). Apesar disso, a única pessoa que distribuía panfletos sobre a mudança não tinha sido informada sobre esse detalhe.

MAIS MODIFICAÇÕES NESTE DOMINGO

Além de o 127 deixar de circular, neste domingo ocorrem outras alterações. Serão encurtadas as linhas 509 (antiga 124), 456, 457, 483, 485, 486 e 503, a maioria que ligava bairros da Zona Norte, como Abolição e Penha, à Zona Sul. Nesta segunda-feira, as modificações atingem os bairros de Vila Isabel e Grajaú. Quatro linhas da região — 420, 421, 423 e 425 — serão extintas.

As alterações ocorrem no mesmo fim de semana em que a prefeitura aumentou de R$ 4,70 para R$ 5,90 (25,5% a mais) o valor do Bilhete Único Carioca, que integra os trens da Supervia e os ônibus. Na sexta-feira, o Ministério Público (MP) entrou com uma ação contra a Secretaria municipal de Transportes. No documento, o MP afirma que o órgão não reduziu o tempo de viagem e não estabeleceu metas para a implementação do novo arranjo dos ônibus. A secretaria disse que ainda não foi comunicada sobre a ação e que, por isso, não comentaria o assunto.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/novas-mudancas-em-onibus-deixam-passageiros-em-duvida-17869314#ixzz3pXL75UtU 
© 1996 - 2015. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 

Comentários