Orla do Leblon se prepara para ter 4 novos pontos de ônibus

19/11/2012 - O Globo

Espaços já recebem sinalização. Funcionamento vai começar no sábado

Adaptação . Ciclistas e pedestres passeavam ontem pela orla do Leblon desviando das obras dos pontos de ônibus Pedro Kirilos
RIO - Para as pessoas que circularam ontem pela orla do Leblon, o dia foi de adaptação aos novos pontos de ônibus construídos ao longo da ciclovia da Avenida Delfim Moreira, entre os postos 11 e 12. A novidade faz parte das intervenções para o início das obras da Linha 4 do metrô. Até sábado, a maioria dos moradores ainda não sabia o motivo das obras. Ontem, no entanto, a Secretaria municipal de Transportes providenciou a instalação de placas com os dizeres Desvio provisório - Implantação de pontos de ônibus temporários. Metrô Linha 4. O secretário municipal de Transportes, Carlos Roberto Osório, explicou que os novos pontos de ônibus quatro no total estão sendo construídos porque, a partir de sábado que vem, não haverá circulação de linhas na Avenida Ataulfo de Paiva.

Usamos parte da ciclovia para construir pontos de ônibus. Mas, para o ciclista não ficar sem seu espaço, estendemos a ciclovia para o calçadão, que em determinados trechos fica menor explicou Osório.

O secretário disse que, ao longo desta semana, serão pintados de vermelho os traçados da ciclovia, instaladas as placas indicativas das linhas de ônibus e implantados os mobiliários para demarcar as áreas dos novos pontos. A Secretaria de Transportes definirá ainda se o mobiliário será coberto ou não.

Todo o trecho vai ficar muito bem sinalizado, com pinturas no chão e placas informativas. Além disso, em cada um dos quatro pontos de ônibus vamos dispor de um monitor uniformizado para tirar dúvidas dos passageiros e orientar os ciclistas a transitar em baixa velocidade afirmou o secretário.

Vicente Quinderi Falcão, de 29 anos, empresário e morador da região, disse que uma boa sinalização será importante para quem transita pela orla, sobretudo para os ciclistas:

Eu uso esta ciclovia praticamente todos os dias, porque moro na Gávea e venho de bicicleta ao Leblon, onde eu trabalho. Aqui vai ficar uma bagunça se não estiver bem sinalizado, principalmente no verão.

Segundo o subsecretário de Transportes, Joaquim Monteiro de Carvalho, caso o espaço para a circulação de pessoas no calçadão seja insuficiente, há a possibilidade de construção de um deck provisório na areia nas áreas ocupadas pelos pontos de ônibus.

Ainda de acordo com Joaquim, a intenção da secretaria é incentivar a utilização de bicicletas no bairro. Por isso, bicicletários provisórios, com vagas para até dez bicicletas, serão instalados ao longo das vias do Leblon:

Escolhemos locais priorizando prédios comerciais, restaurantes, galerias, shoppings e cinemas. Os bicicletários foram desenhados no formato de R, de Rio, e serão instalados em breve. Queremos que as obras do metrô incentivem os moradores a usar a mobilidade a seu favor, e a bicicleta é um dos principais meios neste caso.

Osório adiantou que para o verão há a possibilidade de aumentar o número de bicicletas da Bike Rio nas estações da Zona Sul e do Centro.



Enviado via iPhone

Comentários