Omnibus Electrico

H.L.Weatley
Empreza de Auto Omnibus Electrico

1918 - 1927

Histórico

Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, fundada em 1916 na cidade do Rio de Janeiro por H.L.Weatley, organizada 9 meses depois a última empresa de auto-omnibus da cidade falir em função do aumento da gasolina.

Em setembro de 1916, o senhor H.L.Weatley foi autorizado pela Prefeitura do Districto Federal a implantar uma linha de ônibus elétrico a bateria na Avenida Rio Branco, entre a Praça Mauá e o Palácio Monroe.




O serviço foi inaugurado em 14 de julho de 1918, ligando a  Praça Mauá ao Palácio Monroe, com frota de 7 ônibus e intervalos de 15 minutos. A linha funcionava das 6h às 19 horas. Os carros, com capacidade para 30 passageiros, contavam com bancos de palha da índia. Em 5 de dezembro de 1918, o senhor H.L.Wheathey transfere a concessão da linha  à Light.

O serviço era conhecido como Auto-Avenida. Os carros eram renomados pelo seu conforto, com rodas de borracha maciça sem barulho, vibração, fumaça, ou os inconvenientes dos carros a gasolina. A passagem custava 200 réis.

Muitos passageiros das linhas de bonde da Zona Sul desembarcavam no Passeio Público para embarcarem nos omnibus eléctricos, pois era a única linha de ônibus a atingir a Praça Mauá. 


Ônibus elétrico na Avenida Rio Branco. Cartão Postal

Praça Mauá em 1922
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Em outubro de 1917, segundo uma nota do Jornal do Brasil, uma outra empresa, a The British Manufactured Association Limited tinha pedido licença a prefeitura para implantar uma linha de ônibus elétrico entre a Avenida Rio Branco e o Largo dos Leões em Botafogo, mas que não teve prosseguimento.

Jornal do Brasil, 29/10/1917

Illustração Moderna, 08/08/1925, p.29


Em 1926, a Light reforça a frota da linha Mauá - Monroe com alguns ônibus de motor a combustão da Viação Excelsior. Até então a linha só era operada com omnibus eléctricos.

Segundo uma matéria do Jornal do Brasil de 1926, a Light teria solicitado ao prefeito Carlos Sampaio (1920-1922) autorização para implantar uma linha de omnibus eléctrico na Avenida Rio Branco, tendo os veículos em sua parte superior uma alavanca, como os bondes, para transmissão da energia elétrica. O pedido foi indeferido devido aos malefícios que poderia provocar aos arvoredos.

Primeiro trólebus a circular na cidade de Toronto em 1922


O último omnibus eléctrico da light circula em 31 de dezembro de 1927, sendo substituídos pelos novos ônibus de motor a combustão da Viação Excelsior.


A Manhã, 01/01/1928, p.7.


REFERÊNCIAS:

Topicos do dia. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro. 7 outubro 1916. p.2.

Os novos auto-ônibus que vão circular na Avenida. Auto-Propulsão. Rio de Janeiro. 01 março 1917. p.6.

Por uma exigência municipal. O Jornal. Rio de Janeiro. 25 março 1924. p.4.

Omnibus arranha-céos.  Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 08 dezembro 1926. p.6.







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