Terminal Central de Compras da Pavuna

Histórico

Em fevereiro de 1980, é lançado o Shopping Terminal Pavuna em terreno doado à Prefeitura pela firma Sybeton, para construção de um centro comercial com escadas rolantes e terminal de ônibus urbanos para receber as 18 linhas do centro da Pavuna. O projeto foi pioneiro na integração entre o poder público e a iniciativa privada.

Em outubro de 1980, é assinado o contrato de financiamento para a construção do Terminal Centra de Compras da Pavuna, no valor de Cr$ 240 milhões, para entrega dentro de  16 meses.

Jornal do Brasil 15/03/1980



Jornal do Brasil, 15/04/1980


Em 4 de junho de 1982, inauguração do terminal rodoviário, centro comercial e edifício garagem da Pavuna, construído pela Syberton Empreendimentos Imobiliários Indústria e Comércio,  administradora do novo terminal.

Construído num terreno de doze mil metros quadrados, o Terminal estava dividido em três setores: o terminal com nove plataformas para 22 ônibus, um centro comercial com 3 andares e 120 lojas e um edifício-garagem para 160 automóveis.

Em abril de 1983, as cinco empresas de ônibus do bairro da Pavuna, Amigos Leopoldinenses, Auto Diesel, Rubanil, Pavunense e Mosa, se recusavam a operar no Terminal, em função da alta taxa de manutenção, considerada absurda.

Até então o Terminal só abrigava o pontos finais de linhas para São João de Meriti e Nova Iguaçu, com movimento diário de cerca de 10 mil usuários.

Enquanto os passageiros das onze linhas das cinco empresas municipais enfrentavam as péssimas condições dos pontos finais das ruas Mercúrio e Sargento de Milícias.


O Globo, 01/06/1984


REFERÊNCIAS:

FALCÃO, Flávio. Um terreno de 12 mil m² para uma ideia ambiciosa. O Globo. Rio de Janeiro. 28 abril 1982. Jornal de Bairro. p.7.

Terminal da Pavuna ainda não está a todo vapor. O Globo. Rio de Janeiro. 17 dezembro 1982. Jornal de Bairro. p.6.

ESTEVES, Nelma. Terminal da Pavuna: na briga, o povo leva a pior. O Globo. Rio de Janeiro. 08 abril 1983. Jornal de Bairro. p.6.

Comentários