Barra da Tijuca


Histórico

No dia 6 de julho de 1981, o recém-inaugurado hipermercado Freeway inaugura um serviço de duas linhas circulares abraçantes, uma em cada sentido, com frota de 4 micro-ônibus passando pelos principais condomínios da região até o Barra Sul,  com itinerário pelo centro da Barra, Avenida Sernambetiba, e Avenida das Américas.

Enquanto o serviço de ônibus especiais (frescões) entrava em decadência, o serviço de transporte alternativo de shopping centers, condomínios da Barra da Tijuca e empresas ganhava força.  Em dezembro de 1981 é inaugurada uma linha com 3 ônibus especiais com  ar-condicionado entre o Shopping Center Rio Sul e o Metrô Botafogo, transportando cerca de 150 mil passageiros/mês. Em janeiro de 1984 a Associação de Lojistas do Rio Sul inaugura uma segunda linha para atender aos turistas percorrendo os hotéis da orla marítima. Serviço semelhante era mantido pelo Barra Shopping e supermercado Free Way da Barra Tijuca, que atendia, além dos turistas, os moradores da Barra da Tijuca. O condomínio Nova Ipanema da Barra da Tijuca, que já operava uma linha exclusiva até a praça Antero de Quental no Leblon, desde a entrega das primeiras unidades em meados da década de 1970. Em 1982  a linha é estendida até a Praça General Osório e são criadas três novas linhas: Metrô Botafogo, Cascadura e circular Colégios da Barra da Tijuca Os condomínios Barramares, Riviera del Fiori, Novo Leblon e Barra Sul  também mantinham serviço semelhante. O motivo do sucesso das linhas particulares, além da comodidade do serviço exclusivo, era a segurança, em função dos constantes assaltos às linhas convencionais.

Em meados de novembro de 1982, atendendo uma antiga reivindicação dos moradores da Barrinha, é inaugurada a linha 557 (Barrinha-Leme). Mais tarde a linha é prolongada até o Itanhangá, e depois até a favela de Rio das Pedras. A linha 553, com percurso idêntico ao da linha 557, entre o Leme e São Conrado,  é extinta por volta de 1985.

Em novembro de 1987, a frota da linha 387 (Restinga de Marambaia-Praça Mauá), da Expresso Pégaso, é reduzida de 6 para 3 ônibus, em função da inauguração da linha 382 (Grota Funda-Mauá), autorizada a funcionar no início do mês de novembro, pela Secretaria Municipal de Transportes Urbanos (SMTU).


Linhas de ônibus da região em junho de 1988:

175 (Estrada de Ferro - Alvorada) via Copacabana
179 (Estrada de Ferro - Alvorada) via Sernambetiba
221 (Praça XV - Barrinha)
233 (Rodoviária - Novo Leblon), via Américas
234 (Rodoviária - Novo Leblon), via Sernambetiba
387 (Praça Mauá - Restinga de Marambaia)
523 (Botafogo - Alvorada) via Copacabana
524 (Botafogo - Alvorada) via Humaitá
554 (Gávea - Novo Leblon)
555 (Gávea - Cidade de Deus)
556 (São Conrado - Novo Leblon)
557 (Leme - Itanhangá)
700 (São Conrado - Bosque da Barra)
701 (Madureira - Alvorada)
702 (Alvorada - Barra - Recreio) via Sernambetiba
703 (Alvorada - Barra - Recreio) via Américas
706 (Alvorada - Curicica) via Riocentro
707 (Alvorada - Vargem Grande) via Grota Funda
748 (Cascadura - Barra da Tijuca), via Estr.Jacarepaguá 
749 (Cascadura - Recreio dos Bandeirantes)
750 (Cidade de Deus - Gávea)
751 (Cidade de Deus - Barra da Tijuca), via Estr.Jacarepaguá
752 (Cidade de Deus - Barra da Tijuca) via Avenida Alvorada
753 (Cascadura - Barra da Tijuca) via Avenida Alvorada
754 (Sulacap - Barra da Tijuca) via Avenida Alvorada
755 (Cascadura - Gávea) via Avenida Alvorada
854 (Campo Grande - Barra da Tijuca)
882 (Santa Cruz - Barra da Tijuca)
1134 (Castelo - Campo Grande)
1135 (Castelo - Base Aérea de Santa Cruz)
2018 (Aeroporto Internacional - Alvorada) 


No dia 25 de abril de 2005, início do controle de acesso aos ônibus do Condomínio Novo Leblon através de leitora ótica (código de barras) entrando efetivamente em vigor a partir do dia 16 de maio. O Condomínio contava com 3 linhas de ônibus: Circular Barra, Metrô Botafogo e Centro, que transportavam cerca de 500 passageiro nos dias úteis e 50 aos sábados.

No dia 3 de dezembro de 2008, início da operação do sistema de integração ônibus-ônibus no Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca. O novo serviço integrava mais de 30 linhas e ainda oferecia desconto de 20% para o passageiro que utilizar duas linhas, ou até 40% no caso de duas passagens de R$ 2,10. O  pagamento deveria ser efetuado por meio dos cartões Riocard Expresso ou o Riocard Vale Transporte. O passageiro tinha até duas horas para embarcar na segunda condução.




REFERÊNCIAS:

Bairro é servido por 31 linhas de ônibus. O Globo. Rio de Janeiro. 9 junho 1988. Jornal de Bairro. p.6.













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