622 - Sáenz Peña - Penha
Em 1962 a Viação Bandeira inaugurou e linha de lotação Hospital dos Servidores - Ramos. Em 1964, seguindo novo Plano de Transportes, a linha foi numerada, recebendo a vista 311 (Hospital Servidores - Ramos), tendo sua frota substituída por ônibus.
Segundo o Guia Rex, em abril de 1964 a linha 311 tinha o seguinte itinerário: Barão de Tefé, Camerino, Marechal Floriano, Praça Duque de Caxias, Presidente Vargas, Francisco Bicalho, Elpídio Boamorte (atual viaduto dos Marinheiros), Praça da Bandeira, Osvaldo Aranha, Paraíba, Mariz e Barros, Almirante Cochrane, Praça Sáenz Peña, Conde de Bonfim, Pinto de Figueiredo, Barão de Mesquita, Praça Professor Francisco D Áurea, Barão do Bom Retiro, 24 de Maio, Silva Freire, Sousa Barros, Praça Engenho Novo, Archias Cordeiro, Padre André Moreira, Lucídio Lago, Praça Canadá, Tôrres Sobrinho, Capitão Resende, Ferreira de Andrade, Hermínia, rua Cachambí, Suburbana, Democráticos, Uranos, Diomedes Trota e Largo do Itararé.
Em 1965, o ponto final da linha 311 (Hospital dos Servidores - Ramos) foi transferido do Hospital Servidores para a Praça da Bandeira. Em função da mudança de itinerário, a linha recebeu a vista 622 (Praça da Bandeira - Ramos).
Em setembro de 1967, a Viação Nossa Senhora de Lourdes incorporou Viação Bandeira, assumindo a linha 622 (Praça da Bandeira - Ramos) via Praça Sáenz Peña. Em 1973 tinha frota determinada de 22 carros.
Por volta de 1977, o ponto final da Praça da Bandeira foi transferido para a Rodoviária.
Entre maio e julho de 1978, a Lourdes operou a linha 237 (Rodoviária - Meyer), parcial da 622.
Itinerário da linha 622 em 1981, segundo o Guia Rex: Avenida Rodrigues Alves, rua Cordeiro da Graça, rua Equador, rua General Luís Mendes de Morais, viaduto Engenheiro Paulo Sousa Reis, rua Figueira de Mello, Avenida Pedro II, Avenida Francisco Bicalho, Avenida Paulo de Frontin, rua Joaquim Palhares, rua Barão de Iguatemi, rua Felisberto de Menezes, rua Mariz e Barros, rua Professor Gabizo, rua Mata Machado, Avenida Maracanã, rua Baltazar Lisboa, rua Gonzaga Bastos, Avenida Engenheiro Negrão de Lima, rua Maxwell, rua Barão de Mesquita, rua Barão do Bom Retiro, rua Alexandre Calaza, rua Visconde de Santa Isabel, rua Barão do Bom Retiro, rua 24 de Maio, Avenida Amaro Cavalcanti, rua Constança Barbosa, rua Silva Rabelo, viaduto Castro Alves, rua Santa Fé, rua Licídio Lago, rua Frederico Meyer, rua Corolina Meyer, rua Lucídio Lago, rua Torres Sobrinho, rua Capitão Resende, rua Cachambi, Avenida Suburbana, Avenida dos Democráticos, rua Uranos, Avenida Itaóca, estrada de Itararé, rua Euclides Faria, rua Uranos, rua Ibiapina, rua José Maurício, rua Leônidas e rua Francisco Engenheiro Passos.
Jornal do Brasil, 11/10/1980
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Em setembro de 1984 a linha 622 (Rodoviária - Penha) com 19 carros, transportava diariamente 14 mil passageiros.
Entre 1984 e 1985, o ponto final foi transferido da Rodoviária pra Praça Sáenz Peña passando a ser circular abrançante em conjunto com a linha 623 (Rodoviária - Sáenz Peña) da mesma empresa.
REFERÊNCIAS:
Auto Viação Bandeira S.A, Assembleia Geral Extraordinária. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro. 07 setembro 1967. p.12.
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