426 - Usina - Copacabana
Inaugurada em 9 de setembro de 1965, com a vista 416 (Usina - Forte), com frota de monoblocos Mercedes-Benz O-321. Foi a primeira linha de ônibus a circular no Túnel Santa Bárbara, ligando diretamente a Zona Norte à Zona Sul.
Em abril de 1966, segundo o Guia Rex, a linha 416 (Usina - Forte) tinha o seguinte itinerário: Conde de Bonfim, Haddock Lobo, Batista das Neves, Paulo de Frontin, Estrela, Itapiru, Túnel Santa Bárbara, Pinheiro Machado, Fernando Ferrari, Praia de Botafogo, rua da Passagem, General Góis Monteiro, Lauro Sodré, Túnel Novo, Barata Ribeiro, Túnel Prefeito Sá Freire Alvim e rua Raul Pompéia. Volta: rua Raul Pompéia, Francisco Otaviano, Nossa Senhora de Copacabana, Princesa Isabel, Túnel Novo, Lauro Sodré, Wenceslau Braz, Pasteur, Praia de Botafogo, Farani, Pinheiro Machado, Túnel Santa Bárbara, Largo do Catumbi, Itapiru, Azevedo Lima, Campos da Paz, Aristides Lobo, Barão de Itapagipe, Matoso, Haddock Lobo, Conde de Bonfim e Usina da Tijuca.
Sempre foi uma das melhores linhas da CTC, por ligar bairros populosos e encurtar o caminho entre a Tijuca e a Zona Sul.
Correio da Manhã, 11/04/1970
Em 1973, tinha frota determinada de 28 carros.
Avenida Nossa Senhora de Copacabana, esquina com rua Santa Clara, em 1974
Foto Arquivo Nacional. Fundo Correio da Manhã
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Em 1976, a tradicional frota de monoblocos O-321 adquiridos em 1965 foi substituída pelos novos azulões Metropolitana.
Azulões no ponto final do Largo da Usina por volta de 1977
Em janeiro de 1977, com 33 carros, transportava diariamente 36 mil passageiros. No ano seguinte a frota foi renovada por monoblocos Mercedes-Benz O-362.
Em 1980, transportou 11.524.211 passageiros.
Em setembro de 1984, com 19 carros, transportava diariamente 15 mil passageiros. A quarta linha com maior demanda da CTC, atrás somente das linhas 010, 219 e 261.
A linha entrou em decadência em meados da década de 1980, com a crise econômica e o aumento da criminalidade, junto com a deterioração e desmobilização da frota da CTC. Se tornou famosa por ser a preferida dos assaltantes, o que impactou na perda de passageiros.
Monoblocos Mercedes-Benz O-362
O Globo, 10/07/1984
Outro grave problema, foi a falta de manutenção da frota. Em setembro de 1987 a linha circulava com apenas 4 carros.
Para suprir a falta de veículos a Viação Alpha inaugurou a linha 426 (Usina - Copacabana) com itinerário praticamente idêntico ao da linha 416, variando apenas no itinerário de volta, que passava pelo Largo do Estácio. Em pouco tempo a CTC retirou seus últimos carros da linha.
Em outubro de 2024, transportou 527.728 passageiros.
Carro Marcopolo Torino / Mercedes-Benz OF-1721L em 2024
Foto Ônibus RJ / Facebook
Até hoje a 426 é uma das linhas com maior frequência da cidade. Junto com a linha 415 (Usina - Leblon), forma a dupla invencível da Viação Alpha na ligação da Tijuca com os bairros da orla da Zona Sul. A frequência conquistou o mercado.
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