302 - Rodoviária - Barra da Tijuca, via Sernambetiba
Visando melhorar o acesso à Barra da Tijuca, em 20 de julho de 1970, substituindo a linha de lotação 640 (Barra da Tijuca - Sáenz Peña) da Viação Sáenz Peña Barra da Tijuca, a Viação Tijuca inaugurou a linha de ônibus 233 (Rodoviária - Barra da Tijuca).
Tinha o seguinte itinerário: Avenida Rodrigues Alves, rua Professor Pereira Reis, rua Equador, rua General Luís Mendes de Morais, Avenida Francisco Bicalho, Avenida Paulo de Frontin, rua Haddock Lobo, rua Conde de Bonfim, Avenida Edson Passos, rua Boa Vista, estrada das Furnas, estrada da Barra da Tijuca e praça Desembargador Araújo Jorge.
Na primeira metade da década de 1970, foi prolongada até o cruzamento da Avenida das Américas com a Avenida Alvorada, com o seguinte itinerário: praça Desembargador Araújo Jorge, rua Einstein, Avenida Vitor Konder, estrada Barra da Tijuca, ponte, Avenida Armando Lombardi, rua Rodolfo Amoedo, Avenida Sernambetiba, Avenida Alvorada (atual Avenida Ayrton Senna) até o ponto final na esquina da Avenida das Américas. Em 1979 tinha ponto final em frente ao hipermercado Carrefour. Posteriormente foi prolongada até o condomínio Novo Leblon.
Foi a primeira linha a circular na Avenida Sernambetiba, no trecho entre o Jardim Oceânico e a Avenida Alvorada (atual Ayrton Senna), quando a Barra da Tijuca, com exceção do Jardim Oceânico e da Barrinha, era um grande areal.
Tarifas em março de 1971 (Cr$)
1,40 Direta
0,45 Rodoviária - Usina
0,80 Rodoviária - Furnas
Avenida Edson Passos em outubro de 1971
Foto Arquivo Nacional
Em 1973, tinha frota determinada de 13 carros.
Em 1979 foi inaugurada a variante 234 (Rodoviária - Novo Leblon) via Avenida das Américas com o seguinte itinerário: Avenida Rodrigues Alves, rua Professor Pereira Reis, rua Equador, rua General Luís Mendes de Morais, Viaduto Engenheiro Paulo de Sousa Reis, rua Figueira de Mello, Avenida Pedro II, Avenida Francisco Bicalho, Avenida Paulo de Frontin, rua João Paulo I, rua Barão de Ubá, rua Haddock Lobo, rua Conde de Bonfim, rua Almirante Cochrane, rua Santo Afonso, rua Antônio Basílio, ,rua José Higino, rua Barão de Mesquita, rua Uruguai, rua Conde de Bonfim, Avenida Edson Passos, rua Boa Vista, estrada das Furnas, estrada da Barra da Tijuca, praça Desembargador Araújo Jorge, rua Einstein, Vítor Konder, estrada da Barra da Tijuca, Ponte, Armando Lombardi e Avenida das Américas até o condomínio Novo Leblon.
Frota e demanda em setembro de 1984
233 10 carros 8.700 passageiros/dia
234 08 carros 5.500 passageiros/dia
Com o passar dos anos, após a consolidação da ocupação na Avenida das Américas, a linha 234 passou a carregar mais passageiros.
Passageiros em 1992
233 1.787.563
234 4.478.248
Em outubro de 2010, com a licitação do novo sistema de transporte público por ônibus do município, as linhas 233, 234 e suas variantes foram renumeradas:
301 - Rodoviária - Barra da Tijuca, via Américas, antiga 234
302 - Rodoviária - Recreio, via Alto da Boa Vista/Sernambetiba, antiga variante da 233
303 - Rodoviária - Barra da Tijuca, via Linha Amarela, antiga variante 233/234
304 - Rodoviária - Recreio, via Alto da Boa Vista/Américas, variante da 234
305 - Rodoviária - Barra da Tijuca, via Túnel Rebouças, extinta em 2015, variante da 234
333 - Rodoviária - Barra da Tijuca, via Sernambetiba, extinta em 2011, antiga 233
Em 22 de maio de 2025, quinta-feira, segundo o GPS era operada com 23 carros às 19:25.
Comentários