126 - Rodoviária - Copacabana, via túnel Santa Bárbara
127 - Rodoviária - Copacabana, via Praça Mauá
A linha 127 foi inaugurada pela Real Auto Ônibus entre 1967 e 1968, reforçando o atendimento entre a Rodoviária Novo Rio e o bairro de Copacabana, servido parcialmente pela linha 128 (Rodoviária - Antero de Quental) via Lagoa da Castelo Auto Ônibus.
Em função da localização de seu ponto inicial na Avenida Rodrigues, recebia expressivo volume de passageiros provenientes das linhas da Avenida Brasil. Em pouco tempo se tornou a linha com maior demanda da empresa e uma das maiores frequências da cidade.
Linhas com ponto final na Rodoviária em novembro de 1968
127 - Rodoviária - Copacabana
128 - Rodoviária - Antero de Quental, via Copacabana
170 - Rodoviária - Leblon
172 - Rodoviária - Antero de Quental
229 - Rodoviária - Usina
230 - Rodoviária - Boca do Mato
Em 1973, tinha frota determinada de 23 carros.
Aterro do Flamengo em 1975. Na década de 1970, toda sua frota era composta por ônibus monoblocos Mercedes-Benz. Os últimos deixaram de circular no início da década de 1980
Em 1979, foi inaugurada a variante 126 (Rodoviária - Copacabana) via túnel Santa Bárbara, com sucesso de público, por diminuir o tempo de viagem e ainda atender a Central do Brasil.
Frota e demanda diária em setembro de 1984
126 - Rodoviária - Copacabana, 17 carros, 14.700 passageiros
127 - Rodoviária - Copacabana, 28 carros, 27.400 passageiros
Frota em dezembro de 1985
126 18
127 30
As linhas 126 e 127 foram extintas em outubro de 2015, dentro do plano de racionalização das linhas de ônibus da Zona Sul, na gestão do prefeito Eduardo Paes.
REFERÊNCIAS:
Tráfego na Rodoviária Novo Rio recebe mudanças para construção de outro viaduto. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 05 novembro 1968. p.12.
Comentários