557 - Rio das Pedras - Copacabana
Em 1973 a Transportes Amigos Unidos inaugurou linha 553 (Gávea/Rodrigo Otávio - São Conrado) circular.
Em janeiro de 1976 foi prolongada até o Leme recebendo a vista 553 (São Conrado - Leme), percorrendo todos os hotéis da orla marítima da Zona Sul.
No final da década de 1970 a linha era famosa pelo risco de assalto à turistas. Em maio de 1979, havia uma placa de acrílico pendurada no hall do Hotel Intercontinental de São Conrado advertindo aos hóspedes o risco de se servirem dos ônibus.
Em 1982, a Amigos Unidos inaugurou a linha 557, com itinerário sobreposto ao da linha 553, com a diferença do prolongamento até a Barra da Tijuca.
Em 1982, a linha 557 (Leme - Barrinha) tinha o seguinte itinerário: rua Gustavo Sampaio, rua Martin Afonso, Avenida Atlântica, rua Joaquim Nabuco, Avenida Vieira Souto, Avenida Delfim Moreira, Avenida Niemeyer, estrada da Gávea, praça São Conrado, Autoestrada Lagoa-Barra, Avenida Ministro Ivan Lins, ponte velha, estrada da Barra da Tijuca, praça Desembargador Araújo Jorge e rua Einstein. Posteriormente foi prolongada até o Itanhangá e depois até a favela de Rio das Pedras.
A linha 553 (Leme - São Conrado) foi extinta entre 1985 e 1986.
Em setembro de 1984, a linha 557 (Leme - Barrinha) com 43 quilômetros de extensão (ida e volta) e 8 carros transportava diariamente 6 mil passageiros.
Em 1991 a linha 557 (Leme - Itanhangá) via Barrinha tinha o seguinte itinerário: rua Gustavo Sampaio, rua Martin Afonso, Avenida Atlântica, rua Joaquim Nabuco, Avenida Vieira Souto, Avenida Delfim Moreira, Avenida Niemeyer, estrada da Gávea, praça São Conrado, Autoestrada Lagoa-Barra, Avenida Ministro Ivan Lins, ponte velha, estrada da Barra da Tijuca, praça Desembargador Araújo Jorge, rua Einstein, Avenida Vitor Konder, estrada da Barra da Tijuca até o ponto final entre a rua Comendador Francisco Leal e a Estrada do Itajuru.
Em 1992, tinha a vista Itanhangá - Copacabana.
Em 2005, quando era operada precariamente pela Amigos Unidos, foi vendida à Transportes Futuro. Por volta do mesmo ano foi prolongada até a favela de Rio das Pedras, passando a seguir pela Estrada do Joá.
Em 9 de setembro de 2010, passou a retornar pela rua Siqueira Campos, próximo ao Metrô. Até então voltava pela rua Bolívar.
Em 30 de abril de 2025, continuava a ser operada pela Transportes Futuro. Segundo o GPS, circulava com 26 carros às 18:30.
REFERÊNCIAS:
Rotor. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 04 fevereiro 1976. Caderno Automóveis. p.3.
Informe JB Perigo. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 22 maio 1979. p.6.
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