Linha 313


313 - Tiradentes - Olaria

Inaugurada em 1964 pela Auto Viação Santa Clara, reforçando o atendimento da zona da Leopoldina após a extinção dos bondes da CTC. 

Iniciou a operação com o seguinte itinerário: Praça Tiradentes, rua da Constituição, Campo de Sant´Anna (lado Igreja de São Jorge), Avenida Presidente Vargas, Avenida Francisco Bicalho, Avenida Francisco Eugênio, rua Figueira de Mello, Campo de São Christóvão, rua São Luiz Gonzaga, Largo de Benfica, Avenida Suburbana, Praça Doutor Carvalho Brito, rua Leopoldo Bulhões, rua Uranos, rua João Rego, rua Paranapanema e rua Ministro Moreira de Abreu.


Viação Santa Clara
Coleção Cia. de Ônibus


Em 1967, as duas linhas da Santa Clara, 312 (Ramos -Tiradentes) e 313 (Olaria - Tiradentes), foram assumidas pela Viação Belacap. No ano seguinte a 313 foi transferida à Viação Forte

Em 1973 tinha frota determinada de 17 carros. 




Itinerário em 1980: rua Luís de Camões, Largo São Francisco de Paula, rua dos Andradas, praça Monte Castelo, rua Uruguaiana, Avenida Presidente Vargas, Avenida Francisco Bicalho, viaduto Engenheiro Paula de Sousa Reis, rua Figueira de Mello, rua São Christóvão, rua Escobar, Campo de São Christóvão, rua São Luiz Gonzaga, Largo de Benfica, Avenida Suburbana, Avenida dos Democráticos, Avenida Itaoca, rua Uranos, rua Doutor Alfredo Barcelos, rua Etelvina, travessa Etelvina, rua Delfim Carlos, rua Paranapanema e rua Ministro Moreira de Abreu. 

Em 1981, com o fim da Viação Forte foi assumida pela Viação Nossa Senhora de Lourdes.

Por volta de 1982, foi prolongada até a Penha (Grotão) via Vila Cruzeiro, com o seguinte itinerário: rua Ministro Moreira de Abreu, estrada José Rucas, praça São Lucas, rua Teperoá, rua Aimoré, rua Ipojuca, rua Cajá, rua Maragogi, rua Dionísio Luís Glaudie Ley, rua Engenheiro Francisco Passos e rua José Maria.

Em 1985, com 24 carros, transportava diariamente 17 mil passageiros.

Em abril de 2025, com a vista 313 (Tiradentes - Penha) era operada pela Nossa Senhora de Lourdes.


Comentários