Linha 265


265 - Castelo - Marechal Hermes

Inaugurada em fevereiro de 1910 pela Light, com bonde elétrico, ligando o Largo de São Francisco a Cascadura, substituindo a linha de bonde de tração animal do Jacaré. Em 1913 tinha o seguinte itinerário: Largo de São Francisco, rua Souza Franco, Praça Tiradentes (lado do teatro São Pedro), Avenida Passos, Avenida Marechal Floriano, praça da República, rua General Pedra, rua Pedro Rodrigues, rua Senador Euzebio, Avenida do Mangue, rua de São Cristóvão, rua Escobar, campo de São Cristóvão, rua São Luiz Gonzaga, rua Anna Nery, rua Doutor Garnier, rua Mayrink, rua Lino Teixeira, rua 2 de Maio, rua Souza Barros, rua Archias Cordeiro, rua Doutor Padilha, rua Euzenia, rua 13 de Maio, Estrada Real de Santa Cruz (Suburbana) e Cascadura. Posteriormente, o itinerário foi transferido para o Cais do Porto, pela Avenida Rodrigues Alves. Em 1943 recebeu a numeração 78 (Cascadura - Largo de São Francisco). Era considerada a linha de bonde mais extensa da cidade com 20,586 km de extensão. Foi extinta em 17 de maio de 1965 após 55 anos de serviço.

Para substituí-la a CTC inaugurou a linha de ônibus a diesel 261 (Praça 15 - Madureira) com o seguinte itinerário: Praça 15 de Novembro, Avenida Alfred Agache, rua Primeiro de Março, rua Dom Gerardo, Avenida Rio Branco, Praça Mauá, Avenida Rodrigues Alves, rua de São Cristóvão, rua Figueira de Mello, Campo de São Cristóvão, rua São Luiz Gonzaga, Largo de Benfica, viaduto de Benfica, Avenida Suburbana, rua Carolina Machado, rua Carvalho de Souza, Largo de Madureira, estrada do Portela, rua Américo Brasiliense e rua Carolina Machado. 
 
A linha em 1977

Extensão: 52 km (ida + volta)
Tarifa em 31/08/1977: Cr$ 2,40 
Frota: 15 ônibus
Frequência: 9 ônibus/hora
Tempo de viagem: 97 minutos
Passageiros em junho de 1977: 381.870


Avenida Rio Branco em janeiro de 1978
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Em dezembro de 1983 foram inaugurados em caráter definitivo os primeiros ônibus tipo Padron da cidade, com grande sucesso de público.


O Globo, 16/12/1983


Em 1991, com a desativação da CTC suas linhas passaram a ser operadas em caráter emergencial por 88 ônibus e 14 micro-ônibus de empresas particulares. Em pouco tempo a linha 261 foi suspensa.

Em 30 de maio de 1992, a linha foi reativada com a vista 261 (Praça 15 - Madureira). Em junho do mesmo ano transportava diariamente 10 mil passageiros, circulando 24 horas.

Em 8 de julho de 1993, foram inaugurados 10 ônibus articulados na linha 261 (Praça 15 - Marechal Hermes) no serviço expresso via Avenida Brasil, com ponto final na Praça Sarici em Marechal Hermes.


O Globo, 25/07/1993


Em junho de 1996, no governo Marcello de Alencar, a CTC foi finalmente desativada. Em 24 de junho circulou o último ônibus da empresa na linha 261.

Com o fim da CTC a linha foi assumida em pool, em caráter emergencial, pelas empresas Acari, Caprichosa, Novacap, Três Amigos e Vila Real. Em 1998, a linha foi assumida integralmente pela Breda Rio Transportes, após vencer licitação, sendo adquirida por R$ 3.613.200,00.

Em dezembro de 2010, com o fim da Breda Rio, foi assumida pela City Rio, sendo transferida à Via Rio em agosto de 2013, com o seguinte itinerário: Terminal Alfred Agache, Avenida Alfred Agache, Visconde de Itaboraí, rua Primeiro de Março, rua Dom Gerardo, Avenida Rio Branco, Praça Mauá, Avenida Rodrigues Alves, Ponte dos Suspiros, Avenida Rio de Janeiro, Almirante Mariath, Avenida Brasil, Francisco Bicalho, Pedro II, Figueira de Mello, rua São Cristóvão, rua Escobar, Campo de São Christóvão, São Luiz Gonzaga, Largo de Benfica, Suburbana, Cerqueira Daltro, Florentina, Itamarati, Miguel Rangel, Bornéo, Carvalho de Souza, Ministro Edgard Romero, Estrada do Portela, Estrada do Sapé, Mirinduba, Américo Rocha, Praça Lautaro, Carolina Machado, Latife Luvizaro e Antônio Frederico Luzivaro (antiga rua Indaiá) até a esquina da rua Acapu. Volta: Antônio Frederico Luzivaro, Siricí, Latife Luzivaro, Carolina Machado, Praça Lautaro, Américo Rocha, Mirinduba, Estrada do Sapê, Estrada do Portela, Firmino Fragoso, Carolina Machado, Suburbana, Largo de Benfica, Senador Bernardo Monteiro, Anna Nery, Largo do Pedregulho, São Luiz Gonzaga, João Ricardo, Avenida do Exército, Campo de São Christóvão, Santos Lima, Avenida Brasil, Ponte dos Suspiros, Rodrigues Alves, Silvino Montenegro, Venezuela, Sacadura Cabral, Praça Mauá, Rio Branco, Beira Mar, Presidente Antônio Carlos, Praça do Expedicionário, rua Marechal Agnaldo Caiado de Castro, Avenida Alfred Agache, Terminal Alfred Agache.

Em 26 de agosto de 2013, a Secretaria Municipal de Transportes retirou de circulação 16 ônibus da linha 261 (Marechal Hermes - Castelo), em função do mau estado de conservação dos veículos.

Em 24 de maio de 2013, substituindo a linha 261 (Castelo - Marechal Hermes) da Via Rio, as empresas Estrela, Novacap e Pavunense inauguram a linha 265 (Castelo - Marechal Hermes), cada uma com 10 carros. Em primeiro de agosto de 2014 as empresas Caprichosa e Três Amigos entraram no pool, passando cada empresa a operar 8 carros.

Em abril de 2025, a linha era operada em pool pelas empresas Viação Pavunense, Transportes Vila Isabel e Viação Novacap. 

Até hoje é uma linha importante, pois junto com a linha 371 (Tiradentes - Praça Seca) são as únicas linhas radiais a percorrerem toda a extensão da Avenida Suburbana, um dos principais eixos de circulação da cidade.

Frota

1973        28
1977        15
1984        18
1992        20
2013        16
2014        40


REFERÊNCIAS:

Linha 261 em benefício da comunidade. O Globo. Rio de Janeiro. 29 junho 1992. Jornal de Bairro. p.6.

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