BRT do Rio: prefeitura comprará 50 novos ônibus articulados da empresa de Jacob Barata Filho


17/04/2025 - O Globo

Por João Vitor Costa — Rio de Janeiro

Veículos devem começar a chegar no fim deste ano


Prefeitura irá comprar 50 novos ônibus articulados para o BRT
Foto: Gabriel de Paiva / Agência O Globo / 01-03-2023


O sistema de BRTs do Rio receberá o reforço de 50 novos ônibus articulados em sua frota, que devem começar a ser entregues no último bimestre deste ano. Os veículos terão capacidade mínima de 180 passageiros, cada. A Secretaria municipal de Transportes (SMTR) publicou no Diário Oficial desta quarta-feira a homologação do resultado do pregão para a aquisição dos coletivos, com investimento de R$ 189,75 milhões da prefeitura. A vencedora do pregão foi a Guanabara Diesel SA, empresa que tem como presidente Jacob Barata Filho, de acordo com consulta no sistema da Receita Federal.

O empresário do ramo dos transportes chegou a ser preso durante a Operação Lava-Jato. Em 2023, seu pai, Jacob Barata, considerado o "Rei dos ônibus" morreu, aos 91 anos. Membros de sua família constam no quadro societário de várias empresas de ônibus que operam na cidade. Sobre a vitória da Guanabara Diesel, a SMTR observa que, durante o pregão eletrônico, "foram seguidos todos os ritos formais da lei de licitações, todos os documentos necessários foram apresentados e analisados, e a referida empresa (Guanabara Diesel) não tem qualquer impedimento legal".

Já sobre a aquisição de novos BRTs, a pasta informa que a entrega dos veículos será realizada em duas etapas: até 30 de novembro, deverão chegar 20 ônibus com carroceria Caio; os outros 30 coletivos, de carroceria Marcopolo, chegarão até 31 de janeiro de 2026. Todos os articulados têm chassis Mercedes-Benz, motor traseiro, além da tecnologia Euro 6, responsável por uma menor emissão de poluentes.


Novos ônibus articulados do sistema BRT começam a chegar em novembro deste ano
Foto: Márcia Foletto / Agência O Globo / 18-10-2024


Atualmente, a frota de BRTs da cidade conta com 731 veículos. Os novos 50 irão reforçar a frota em todo o sistema, que tem quatro corredores: Transoeste, Transcarioca, Transolímpica e Transbrasil.

Em 2021, a prefeitura iniciou uma intervenção no sistema do BRT. Na época, havia muita reclamação dos passageiros pelo estado de conservação dos ônibus — com cores azuis, operados pelas empresas vencedoras da licitação de 2010, dos sistemas de ônibus urbanos —, que estavam caindo aos pedaços. No fim daquele ano, o município criou a Companhia Municipal de Transportes Coletivos (CMTC), conhecida pelo nome fantasia Mobi-Rio, que passou a ser a responsável pelo sistema.

Progressivamente, a frota dos corredores foi sendo renovada. Em dezembro de 2023, o último a receber os novos ônibus foi a Transoeste, após reforma das pistas para concreto. Toda a frota de BRT da cidade foi renovada e, atualmente, os articulados têm a cor amarela.


Sistema de BRT sofreu intervenção da prefeitura em 2021: na época, passageiros reclamavam das más condições dos ônibus, que só foram 100% renovados no fim de 2023 — Foto: Custódio Coimbra / Agência O Globo / 27-11-2023

Comentários