Maricá


Histórico

Por Prefeitura de Maricá

Os ônibus do transporte público municipal gratuito que circulam por toda a cidade têm esse apelido devido à cor que predomina em sua pintura. A Empresa Pública de Transporte (EPT) é a única responsável pelo serviço.

Maricá foi o primeiro município brasileiro com mais de 100 mil habitantes a oferecer ônibus de graça para toda a população.

O transporte público gratuito em todo o território é marca da gestão municipal, símbolo de uma política que entende o direito à mobilidade como garantia constitucional e que, portanto, não pode ser cobrado ao usuário.

Como funciona?

Os ônibus circulam durante todos os dias da semana e por todos os distritos da cidade, de Ponta Negra ao Recanto de Itaipuaçu.

Quem pode utilizar?

Moradores e visitantes podem usar o serviço de transporte gratuito de ônibus. Ninguém paga passagem. Não é necessário fazer cadastro.

Legislação

O transporte coletivo de tarifa zero foi criado pela Lei Complementar nº 244/2014, que institui a Empresa Pública de Transportes (EPT).

História

Durante 40 anos, apenas uma empresa privada controlou o transporte público em Maricá. Naquela época, apesar da cobrança de passagens, os usuários andavam em ônibus antigos e com horários irregulares.

A partir de 2009, o direito à mobilidade virou prioridade para a administração pública, que passou a vê-lo como estratégico para a integração dos moradores com a cidade e para promover desenvolvimento sustentável, com justiça social.

Gradativamente, a empresa prestadora de serviço foi sendo substituída pela Empresa Pública de Transportes (EPT). O primeiro vermelhinho da EPT partiu do terminal rodoviário do Centro, com destino a Ponta Negra, no dia 18 de dezembro de 2014.

Desde 5 de março de 2021, os vermelhinhos passaram a circular por toda a cidade, nos quatro distritos, de Ponta Negra a Itaipuaçu, alcançando todas as linhas antes oferecidas pela empresa privada.

Houve aumento da frota, diminuição do intervalo dos horários das linhas e criação de novas rotas para locais não antes servidos por transporte público.

Os ônibus gratuitos garantem cidadania, resgatam a sensação de pertencimento do morador em relação ao município e são uma forma de promoção da equidade social, ao permitir que pessoas mais pobres também se desloquem pela cidade e acessem os serviços públicos, o comércio, a cultura e o lazer em áreas distantes de onde moram.

A iniciativa serve também de atrativo para a fixação de companhias privadas na cidade, onde podem excluir os custos, por exemplo, de pagamento de vale-transporte para os funcionários.

Assim, ajuda-se a gerar emprego e renda no município, atende-se famílias com baixa renda, desenvolve-se a economia local e amplia-se o acesso aos serviços públicos de saúde, educação e outros. É um modo importante de promover qualidade de vida.

Atualmente, a frota conta com 135 veículos, 39 linhas e média de 95 mil deslocamentos diários e cerca de 1300 viagens por dia.

A média de deslocamentos agora está em 100 mil


Amplia


REFERÊNCIAS:

Vermelinhos Empresa Pública de Transportes Maricá. Prefeitura de Maricá. Acesso em 13 dezembro de 2023.

Comentários