RJ-149

Histórico

Por volta de 1774, foram plantadas as primeiras mudas de café no Vale do Paraíba, em Resende. Na década de 1860 o Brasil era líder na exportação de Café e a região do Vale do Paraíba era responsável por 75% da produção mundial.

A região do Vale do Paraíba começou a ser colonizada no final da década de 1780, por ordem do Vice-rei Luís de Vasconcelos,  a partir da construção de uma estrada entre Sacra Família e o Rio Preto, região habitada pelos índios coroados que foram catequizados e apaziguados.

Em 1854, foi fundada a Companhia da Estrada de Mangaratiba para a construção da estrada Mangaratiba - Barra Mansa, pavimentada pelo sistema mac-adam para a condução de passageiros e carga em carros tracionados por animais, dividida em 3 secções:

1º    Porto do Sacco de Mangaratiba - São João do Príncipe
2º    São João do Príncipe - Pouso Secco 
3º    Pouso Secco - Barra Mansa

A construção da estrada foi iniciada em maio de 1855. 

Em 1856, foi concluída a abertura da primeira secção, ainda sem pavimentação, iniciando o transporte de café.

A companhia perdeu a rentabilidade com a chegada da ferrovia ao vale do rio Paraíba. Em 1864 foi inaugurada a estação de Barra do Piraí.

A falência da companhia foi decretada em 13 de outubro de 1869.




REFERÊNCIAS:

Companhia da Estrada de Mangaratiba. Almanak Laemmert para o Anno 1856. Rio de Janeiro. p.382.


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